A tradição ainda é o que era
É uma das bandeiras da Volkswagen para o sector das frotas: porte de executivo, sóbrio e confiável, o Passat GTE acrescenta a magia fiscal aliada a um desempenho difícil de desiludir a quem procura um familiar com atitude dinâmica
É certo que nunca vendeu tanto como o Golf mas consegue, ainda assim, ser também um carro icónico: mais de 30 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento alimentam uma história que ainda satisfaz famílias e quadros executivos, uma crónica que a marca alemã acredita não terminar com a ameaça feita ao diesel, ou com a moda dos SUV.
À primeira responde com este GTE, à segunda aponta as várias propostas do género que vai acrescentando à gama, ano após ano. Sobre o Passat GTE e naquilo que interessa às empresas, é híbrido e é “plug-in”, com um preço que permite deduzir o IVA e, ao inseri-lo no segundo escalão, beneficiar de 10% de Tributação Autónoma.
Condução a pensar no ambiente
Arrancando sempre em “E-Mode” (condução puramente elétrica no caso da bateria de iões de lítio ter carga suficiente para tal), o silêncio do momento leva-nos a querer retirar mais partido das “zero emissões”. Por isso, assumindo o compromisso de recuperar o máximo de energia para manter a capacidade da bateria de alta voltagem, testámos o Passat GTE de modo a otimizar a condução no modo “Híbrido”, seja carregando a bateria através do bloco motorizado TSI, readquirindo energia através do “Battery Hold” (que conserva o estado de carga da bateria) e do “Battery Charge” (que a carrega através da utilização do motor TSI).
Até porque o modo “GTE”, que combina a potência total do sistema, só deve ser tido em conta num momento de maior pressa e nunca para o dia-a-dia, dado o substancial aumento do consumo… de gasolina.
Sendo um carro para quem passa tempo ao volante – os pequenos percursos não serão os mais indicados no que toca à eficiência – conduzi-lo é uma tarefa fácil, independentemente das dimensões familiares. E, instalada no piso do carro à frente do eixo traseiro, a nova bateria de iões de lítio, não interfere no espaço da bagageira.
O acréscimo de equipamento, nomeadamente ao nível das ajudas à condução, coloca este Passat debaixo da égide IQ.DRIVE, a marca global dos serviços de assistência da VW “rumo à condução autónoma”. Mas se a condução autónoma de nível 5 ainda não é possível ao volante deste GTE, outras são possíveis no domínio da segurança, por exemplo: o volante capacitivo deteta se perdemos o controlo sobre o veículo, disparando imediatamente alertas para lembrar-nos da necessidade de assumirmos a condução e, na ausência de qualquer reação, o Emergency Assist trava o carro automaticamente até à sua imobilização total.
Impressões
Com os pneus bem assentes no solo, este é um Passat que não compromete naquilo a que se propõe. Beneficiando de uma narrativa com 46 anos de presença entre os carros mais desejados pelos europeus, incluindo muitos portugueses, a Passat Variant 1.4 GTE Plug-in Hybrid evidencia a importância da evolução recentemente operada: o sistema eletrificado elevou a potência combinada para 218 cv (motor 1.4 TSI de 156 cv e elétrico de 85 kW), com uma nova bateria de 13 kWh a prometer mais autonomia, até 55 quilómetros com o “E-Mode” ativado, garante o construtor.
Dado ser um “plug-in”, o preço de aquisição apresentado pela LeasePlan é um claro piscar de olho às empresas, já que contribui para reduzir de forma significativa os custos de utilização.
Preço, rendas, consumo e motor
- Custo de aquisição:
32.332 euros + IVA *
- Rendas:
610,33 euros + IVA/mês (36m)*
586,94 euros + IVA/mês (48m)*
- Consumo médio e emissões:
1,3 l / 100Km
30 gCO2/km* (combinado)
- Dados do Motor e Bateria:
Gasolina – 4/1.395 cc, 105 cv
Motor elétrico – 85 kW (115 cv)
Combinado – 218 cv/5.000-6.000 rpm / 250 Nm/1.500-3.500 rpm
Bateria – Iões de lítio, 13 kWh
(*) Valores LEASEPLAN. Quilometragem anual contratada: 30.000 kms – Serviços incluídos: aluguer/iuc/ seguro (franquia 4%)/manutenção/ gestão de frota/ pneus ilimitados/ veículo de substituição – quilometragem técnica máxima: 200.000 kms