vw passat swtoyota avensis ts

A FLEET MAGAZINE foi à procura de duas carrinhas ideais para frota que tivessem tanto de comum como de diferente.

E o que é que há de comum, além do fato de ambos serem carrinhas? Motores alemães!

Na VW sem surpresa, o Avensis recorrendo à unidade diesel 1.6 da BMW, para poder cumprir as regras do Euro6 atualmente em vigor.

Um é inteiramente novo, o outro um restyling da geração de 2012. Um de construtor que foi líder mundial, o outro daquele que vai regressar à liderança em 2015

Além desta semelhança e das óbvias derivadas da tipologia, Passat Variant e Avensis Touring Sports partilham uma  boa cotação e presença no mercado, uma construção sólida e de qualidade.

vw passat swAlém do carácter mais executivo, a configuração carrinha confere às duas propostas uma atitude mais familiar, devido ao acréscimo de espaço de mala e da maior versatilidade que esta proporciona.

Nesta matéria, a carrinha Passat leva vantagem com uma capacidade de mala superior: 650 a 1.780 litros contra 543 a 1.609 litros do Avensis TS.

E quanto ao resto do habitáculo?

Aqui as diferenças não são tão evidentes. É verdade que o Passat é um carro inteiramente novo e, com novas soluções concebidas de raiz, mais modernas e faz uma integração mais racional de todo o equipamento novo que entretanto passou a fazer parte da indústria automóvel. A sua nova plataforma, mais leve e mais versátil na arrumação das partes mecânicas e com uma distância entre eixos superior, permite-lhe também gozar de mais espaço interior, apesar de exteriormente o conjunto ser mais compacto.

toyota avensis tsQuanto ao Toyota Avensis, apesar de profundamente renovado e com soluções novas, como um ecrã tátil que dispensou a presença física de alguns comandos e passou a fornecer mais informações e soluções de infoentretenimento, é mais notória a posição mais deslocada de alguns comandos.

Contudo, fosse porque neste patamar as exigências de qualidade não se colocam ao mesmo nível de motores e níveis de equipamento mais elevados, quer pela qualidade aparente dos materiais como de conforto e insonorização, o carro da Toyota aparenta uma solidez de construção mais elevada do que a carrinha da Volkswagen.

Peso vs peso

Grande parte da impressão final do parágrafo anterior não está sequer no facto da carrinha japonesa ser o conjunto mais pesado ou este facto possa, de alguma forma, contribuir para esse sentimento. Na realidade, apesar da cura de emagrecimento operada no novo Passat, o conjunto alemão tem 100 kg a mais do que Avensis.

Essa sensação deve-se muito provavelmente à circunstância do carro japonês ter um pisar mais tranquilo e familiar, sem a impulsividade que o Passat procura ter, mesmo com este motor, e que obrigou ao enrijecer as suspensões. E isso é tanto mais evidente para quem se afunda no assento traseiro da carrinha alemã e é ainda muito afetado pela dimensão do perfil do pneu que equipava a versão ensaiada.

vw passat swMas estas são as razões porque, apesar de ambos recorrerem às mesmas soluções de suspensão, a afinação e a maior distância entre eixos da Passat, fazerem do carro alemão um conjunto mais ágil e com mais atitude em estrada. De acordo, aliás, com toda a imagem dinâmica que o conjunto exterior pretende transmitir.

Já a carrinha japonesa privilegia claramente o conforto. Com uma traseira menos seca e uma suspensão mais branda, as mudanças operadas ao nível do chassis e da direção melhoraram substancialmente o tato e a estabilidade da condução, mas apenas numa ótica mais familiar. O renovado mas quase novo Toyota Avensis ganhou assim um rolamento mais relaxante e silencioso, se bem que tanta tranquilidade e suavidade possam não satisfazer aqueles que apreciam uma condução mais ativa e empolgante em curva.

Valor e eficiência

A Volkswagen tem andado nas bocas do mundo e não pelas melhores razões, mas a reputação de solidez e fiabilidade da Toyota também não é intocável por fatores absolutamente opostos.

Continuam contudo respeitáveis líderes de venda a nível mundial e com um desejo incontido de disputarem mercado às ofertas “premium” deste segmento de mercado.

toyota avensis tsSão claramente carros de frota. Nas contas finais pesam certamente os valores residuais e os custos de utilização de cada um, justificando as diferenças nos valores de renda fornecidos pela Leaseplan. Há ainda que prestar bastante atenção ao nível de equipamento escolhido, já que este tem uma influência significativa nos valores TCO, devido às jantes e pneus envolvidos.

Em termos de eficiência, com toda a ironia que tal facto possa despertar, a Passat leva clara vantagem sobre o motor BMW que equipa o Avensis. Apesar do carro japonês ter uma potência menos elevada e, a seu favor, apresentar um binário máximo mais elevado e ser mais leve.

Sobre o escalonamento das respetivas caixas de velocidades recai, em grande medida, a responsabilidade. Enquanto a do Passat é mais progressiva e integrada com o motor, a do Avensis escava um fosso nas relações entre as primeiras 4 velocidades e as restantes. Estas sim, claramente orientadas para a economia. Depois do carro devidamente embalado, está claro.

Resultado: valores de emissões CO2 mais elevados no caso da Toyota.

VW Passat Variant 1.6 TDi Confortline

vs

Toyota Avensis Touring Sports 1.6 D-4D Exclusive

*

VW Passat Variant 1.6 TDi Confortline

Toyota Avensis Touring Sports 1.6 D-4D Exclusive

Preço

37.266 Euros*

35.188 Euros*

Rendas

658,25 €/mês (36m)*

626,40 €/mês (48m)*

700,46 €/mês (36 m)*

643,48 €/mês (48 m)*

Consumos e emissões

4,1 l/100Km – 107 gCO2/km

4,2 l/100 Km – 110 gCO2/km

Características do motor

4/1.598 cc

120/3.600 cv/rpm

250/1.750-3.600 Nm/rpm

4 cil./1.598 cc

112/4.000 cv/rpm

270/1750-2250 Nm/rpm

(*) Fonte Leaseplan