Espaço, conforto e qualidade. Três adjetivos que definem o Volkswagen Tiguan de sete lugares e silhueta de SUV, um formato capaz de agradar à maioria dos condutores europeus.
Mas, para ser confortável,o Tiguan não apresenta características que lhe permitam fazer grandes trajetos fora do alcatrão.
Muito menos na versão ensaiada, que conta apenas com tração dianteira e a força de 150 cv do conhecido motor 2.0 TDI.
Contudo, apresenta altura ao solo que lhe dá alguma predisposição para sair de estrada e aventurar-se por caminhos firmes e com pouco relevo, o que deve ser suficiente para satisfazer a maioria dos seus proprietários.
Na realidade, os seus predicados são outros. Desde logo, a habitabilidade da versão Allspace, que faz justiça à designação: sete lugares com bons acessos, ainda que, os suplementares pouco mais servem do que para o transporte de crianças.
A capacidade de mala depende bastante da utilização dos dois assentos traseiros: fantástica nuns deslumbrantes 700 litros quando os dois bancos suplementares recolhem e deixam o piso plano, porém muito mais comedida e com meros 230 litros quando os sete lugares ficam disponíveis.
Sem a lotação completa, o espaço contribui para o conforto, mas a qualidade de construção interior ajuda também a garantir a insonorização, porque o trabalhar do motor não é propriamente silencioso…
A suspensão faz o seu trabalho nesta função; não se espere uma atitude dinâmica impressionante, pelo menos nesta versão que parece mais talhada para uso familiar, apesar da linha de equipamento designar-se R Line e incluir até jantes de 19 polegadas, equipadas com pneu de perfil mais baixo.
Nota para o equipamento disponibilizado, nomeadamente de conforto e segurança, mas também as várias ajudas à condução, como a muito útil câmara de estacionamento traseira.
Impressões do VW Tiguan Allspace 2.0 TDI
Para movimentar cerca de duas toneladas, este Volkswagen Tiguan Allspace, com motor diesel, coloca sobre a estrada 150 cv, controlados de forma automatizada por uma transmissão DSG de sete velocidades.
Podem não impressionar, mas existe potência e binário suficientes para a tarefa que tem de ser desempenhada, e tudo decorre de forma suave e – sobretudo – eficiente: com quase um milhar de quilómetros de muita estrada, pouca autoestrada e contidos trajetos urbanos, o computador de bordo marcava um consumo médio de 5,3 litros no painel de bordo, digital e configurável, instalado atrás do volante.
O que acaba por ser inferior à média anunciada de 5,9 litros de consumo combinado homologados para esta versão mas, reforce-se, com menos de 10% de circulação em cidade.
A versão Allspace está disponível exclusivamente com este motor. O motor plug-in de 1,4 litros com 245 cv está exclusivamente reservado o VW Tiguan de cinco lugares, uma vez que o espaço dos lugares suplementares fica ocupado pela componente eletrificada.
Custo de aquisição, valores de renting e características do VW Tiguan Allspace 2.0 TDI 150 CV R-LINE DSG
Custo de aquisição | 67.604 euros |
---|---|
Renda 36 meses | 1.069,79 euros |
Renda 48 meses | 946,76 euros |
Motor a Gasóleo | 1.968 cc, 4 cilindros |
Potência | 150 CV (3.000 ~4.200 rpm) |
Binário máximo | 360 NM (1.600 ~2.50 rpm) |
Consumo | 5,9 l/100 km |
Emissões | 155 g/km (WLTP/Ciclo Combinado) |
Tributação Autónoma | 35% |
*Valores LeasePlan. Quilometragem anual contratada: 25.000 km – Serviços incluídos: aluguer/IUC/seguro (franquia 4%)/manutenção/gestão de frota/pneus ilimitados/veículo de substituição |