Com o seu próprio nome indica é um veículo com vocação para viagens pendulares urbanas. Com dimensões próximas do primeiro smart e autonomia real para cerca de 130 km, o XEV Yoyo tem a vantagem de recarregar em pouco mais de três horas numa tomada doméstica ou de poder fazê-lo também em postos públicos em AC
Este é um ensaio atípico a um veículo atípico, mas que provavelmente vai vulgarizar-se ao longo dos próximos anos. Talvez por isso ainda não desperte muito interesse às empresas e a Fleet Magazine só conseguiu descobrir uma gestora de frota que tenha aceitado uma “experiência” de renting, com poucas unidades, de um outro modelo desta tipologia.
Fabricado na China com design italiano, o XEV Yoyo é um quadriciclo pesado que pode ser conduzido por titulares de carta B1 e B, ou seja, por condutores maiores de 16 anos, mas está-lhe vedada a circulação em vias rápidas e autoestradas.
Com uma autonomia anunciada de até 150 km, o pack de três baterias de lítio/ferro/fosfato (LiFePO4) totaliza 10,3 kWh.
Numa viagem por estradas municipais entre o Montijo e a zona oriental de Lisboa, com a passagem de barco Belém-Trafaria (num sentido) a custar menos do que a travessia pela Ponte 25 de Abril (1,80 euros), com a bateria completamente carregada e sem preocupações de eficiência, foi possível percorrer quase 100 km e ficar com uma reserva de 20% da bateria; limite abaixo do qual o Yoyo limita progressivamente a sua velocidade máxima, de forma a “esticar” ao máximo a autonomia que ainda resta.
Além de poder recarregar em pouco mais de três horas a partir de tomada doméstica, através de adaptador fornecido, também é possível fazê-lo a numa wallbox ou em alguns postos públicos através de tomada Type 2. Porém, a velocidade de carga está limitada a 2,2/2,3 kW.
Localizadas sob o piso da bagageira (com 180 litros), as três baterias podem ser removidas e trocadas pela parte traseira. Porém, convém alertar que, para já, o módulo do sistema de carregamento comporta várias baterias em simultâneo, sendo por isso mais indicado para uma solução que envolva a gestão de vários veículos. Ainda não está disponível em Portugal e o preço previsto pela Carclasse, que comercializa o modelo, é de cerca de mil euros para o conjunto das três baterias.
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Impressões
Animado por um pequeno motor elétrico de 15 kW, o XEV Yoyo tem um interior que poderia bem ser o de uma versão moderna do smart fortwo. Há espaço para dois ocupantes viajarem com relativo conforto, até porque a condição de ser elétrico assegura silêncio durante a viagem e está bem insonorizado face ao exterior.
Quanto ao trabalho da suspensão, isso é outra história.
Há alguma tecnologia, como a integração do telemóvel no ecrã central, que não é tátil, para assegurar uma fonte de áudio proveniente do rádio ou de ficheiros no telefone, ou ainda de chamadas telefónicas.
Possui ar condicionado e aquecimento, conta com vidros e retrovisores elétricos e sistema de abertura de porta sem chave.
Apesar de não haver airbags, sob os plásticos que revestem a carroçaria (e que podem ser impressos numa impressora 3D), a zona do habitáculo é envolta numa célula de aço de alta resistência, com barras laterais e uma estrutura preparada para absorver energia em caso de impacto frontal.
Existem também travões de disco nas quatro rodas e sistema de travagem ABS.
Custo de aquisição e características técnicas do XEV Yoyo
Preço | 16.950 euros |
Motor elétrico | 15 kW (20 cv) |
Bateria | 10,3 kWh |
Autonomia anunciada | 150 km |
Velocidade de carregamento | 2,2/2,3 kW |