Anualmente, o segmento B2B representa mais de 20% do volume de negócios da Europcar em Portugal. O objetivo da rent-a-car para as empresas é claro: prestar um serviço de excelência com foco na transformação do negócio rumo a uma mobilidade mais sustentável

Há mais de 15 anos nos quadros do Europcar Mobility Group (EMG), onde ocupou o lugar de diretora Financeira em Portugal e em França, Isabel Martínez aceitou recentemente o desafio de liderar os destinos do Grupo em Portugal. A nova Head of Country acumula a função com os cargos de diretora-geral adjunta Iberia e diretora Comercial também para a Península Ibérica.

Em entrevista à FLEET MAGAZINE, Isabel Martínez dá a conhecer a oferta específica para o segmento das empresas, essencialmente constituído por dois modelos de negócio: aluguer de curta duração (de um dia a um mês) e aluguer de média duração, comercializado com o produto FLEX, que disponibiliza a opção de aluguer de veículos por um período mínimo de um mês, mas que pode ser prolongado até dois anos.

“Está a funcionar muito bem, uma vez que se baseia na flexibilidade e permite às empresas recolherem os veículos quando precisam deles e entregarem-nos quando quiserem, sem qualquer penalização”, refere. O leque de propostas é vasto, de ligeiros de passageiros de pequenas dimensões a veículos de luxo, passando por viaturas comerciais com diferentes tipologias, de 3 m3 a 24 m3, veículos de duas rodas (bicicletas normais e elétricas) e diferentes tipos de scooters e motas.

Nos últimos anos, o EMG tem estado fortemente centrado na expansão da sua frota elétrica e na sua rede interna de postos de carregamento, acrescenta a responsável: “este verão, contamos com cerca de dois mil veículos elétricos e híbridos plug-in em Portugal, o que representa cerca de 12% da nossa frota atual de ligeiros. Dispomos também de uma rede de carregamento densa, que confere confiança aos nossos clientes”.

A mobilidade elétrica assume-se assim de extrema importância para o EMG…

Para a Europcar, a mobilidade elétrica já faz parte do dia-a-dia da nossa oferta: queremos estar na vanguarda da mobilidade sustentável, influenciá-la e acelerá-la. Acreditamos que, enquanto empresa de mobilidade, temos um papel importante a desempenhar na redução de emissões de gases poluentes. É verdade que alguns dos nossos clientes particulares ainda têm algumas reservas em relação aos veículos elétricos, mas a procura por parte dos clientes empresariais continua a crescer todos os dias: as empresas estão cada vez mais preocupadas com a sustentabilidade ambiental dos veículos e a Europcar quer ser um parceiro que disponibiliza variedade no que respeita ao aluguer de viaturas.

europcar

Refere variedade de opções. Nos últimos anos, a Europcar adquiriu veículos 100% elétricos para reforço da sua frota zero emissões (Lexus UX300e, Tesla Model 3 e Model Y ou Nissan LEAF). Está em curso a expansão da frota elétrica? Se sim, que marcas e modelos?

Sem dúvida alguma. O nosso compromisso com os veículos elétricos é de longo prazo e o plano é que continue a crescer de ano para ano. De facto, à escala global, no final do ano passado mais de 12% da nossa frota já era composta por veículos elétricos e híbridos plug-in.

No caso de Portugal, a percentagem de elétricos puros já ultrapassa os 6%. Possuímo-los em todas as categorias: modelos pequenos como o Fiat 500e, compactos como o Volkswagen ID.3 e ID.5 ou o Peugeot E-208 e gamas premium como o Mercedes-Benz EQE, por exemplo.

Há 10 anos a Europcar tinha a frota “Prestige”, disponível apenas em estações selecionadas e com um balcão dedicado ao atendimento de clientes que procuravam viaturas de segmentos superiores. Que novidades há neste segmento de veículos premium, principalmente para as empresas?

A principal novidade é o lançamento de um novo produto designado “Premium Brand Guaranteed”. Com este serviço, os clientes podem reservar veículos de marcas de topo como Audi, Mercedes-Benz, Land Rover, BMW, Lexus, Jaguar, Porsche, Tesla ou Alfa Romeo e ter a certeza de que entregaremos exatamente o veículo que pretendem e com o equipamento de que necessitam.

Mercedes-Benz EQE 350 é “Carro de Empresa (VLP)” nos Prémios Fleet Magazine 2023

Entre as diferentes soluções que disponibilizam, qual a procura que têm gerado os alugueres flexíveis de curta/ média duração e os produtos renting de duração mais demorada? E é mais procurado para viaturas de passageiros ou comerciais ligeiros?

O aluguer de média e longa duração com o nosso produto flexível está a funcionar muito bem, de tal forma que, hoje, já representa quase metade do nosso negócio corporativo. É um produto ideal para as empresas, porque não têm de comprar a sua frota ou comprometer-se com um formato mais rígido como o leasing. No fundo, funciona como uma espécie de “Netflix” da mobilidade: só têm de se comprometer mês a mês e podem rescindir quando quiserem.

A outra metade do nosso negócio divide-se entre alugueres mais curtos (de 1 a 27 dias) e veículos de substituição. Em todos eles, o aluguer de viaturas ligeiras de passageiros continua a ser o mais comum, mas o aluguer de viaturas comerciais já representa cerca de 30% da nossa atividade de alugueres corporativos.

Quer nos alugueres de curta duração como no produto renting, caso se trate de viaturas elétricas ou híbridas plug-in, disponibilizam soluções de carregamento ao cliente?

Atualmente, os clientes de veículos elétricos beneficiam de um serviço “Full to Empty”: entregamos o veículo carregado, mas podem devolvê-lo já sem carga. Isto acaba por lhes conferir muita facilidade. De facto, a duração média dos alugueres de empresas é de três dias e, na maioria deles, nem sequer é necessário carregar o veículo (a autonomia média dos nossos veículos elétricos é superior a 400 km e, facilmente, encontram também modelos com uma autonomia superior a 500 km), o que lhes permite economizar tempo e dinheiro.

Caso necessitem de carregamento durante o período de aluguer, temos alguns acordos com empresas que disponibilizam aplicações que ajudam os nossos clientes a encontrarem o melhor ponto de carregamento para o seu veículo, a calcularem o custo de forma transparente e, claro, a procederem ao pagamento da energia consumida.

Qual considera ser o fator de diferenciação do Europcar Mobility Group para este segmento de cliente face a outros operadores com oferta B2B em Portugal?

São dois os fatores que os nossos clientes B2B encontram na Europcar: Flexibilidade e Network.

As empresas querem adaptar as suas necessidades de mobilidade ao seu negócio e nível de atividade. Podem também necessitar de diferentes veículos: um veículo elétrico ou uma mota para circular pela cidade, um veículo a gasolina para viagens longas, uma carrinha para transportar materiais pesados… connosco, sabem que podem recolher e entregar os veículos quando quiserem ou quando a sua atividade o exigir, e isso é muito valioso uma vez que lhes facilita em termos de logística e de controlo de custos. Esta é a razão pela qual os produtos flexíveis para empresas, de médio e longo prazo, estão a funcionar bem.

Network porque temos mais de 58 localizações em todo o país (acabámos de abrir uma nova loja bastante orientada para o segmento corporativo na estação de comboios de Corroios, Seixal). Além disso, temos ao dispor gestores de conta dedicados e especializados.

Qual o impacto que a instabilidade de preços dos automóveis elétricos novos tem tido na atividade financeira e operacional da Europcar? Tem implicações sobre o custo dos alugueres, sobre a procura e sobre a disponibilidade da vossa oferta de modelos elétricos?

É verdade que o valor residual de alguns veículos elétricos foi comprometido e que a volatilidade dos preços pode levar à depreciação da frota e à redução dos benefícios do aluguer. Além disso, os custos de reparação e de operacionais são mais elevados do que os de um veículo de combustão.

No entanto, estamos a gerir a compra destes modelos de forma cautelosa, através de uma compra progressiva e não impulsiva. Antes de comprar um veículo elétrico, estudamos a sua autonomia, desempenho e possíveis reparações.

A nossa estratégia de mobilidade sustentável é firme e passa por continuar a aumentar o número de veículos elétricos todos os anos. Estamos focados em incorporar na nossa frota os melhores modelos a um custo aceitável, a aumentar a sua rentabilidade, a reduzir os custos operacionais e a ter em conta o valor residual. Para isso, procuramos as opções mais equilibradas, aquelas que nos dão as melhores garantias em termos de desempenho e de valor residual.