Com uma gama de modelos renovada, incluindo automóveis 100% elétricos com potencial para ingressar nas empresas, a Hyundai acredita ter condições para crescer no canal B2B. Para apoiar esse crescimento conta com uma rede dinâmica e renovada, além de soluções pensadas e criadas para apoiar o trabalho de gerir uma frota
A Hyundai está a viver um bom momento de forma, com um naipe de modelos jovens e ajustados às atuais tendências do mercado. Apoiada numa rede consolidada e em soluções com potencial para ajudar empresas de todas as áreas de negócio e das mais variadas dimensões, sabe que o seu crescimento em Portugal terá de acontecer com o aumento da sua presença no canal B2B, devido às especificidades do nosso mercado.
Em entrevista à FLEET MAGAZINE, Ivo Silva, diretor de vendas da Hyundai Portugal, reconhece não só o potencial de crescimento por essa via do negócio, como afirma que, para apoiar esse crescimento, a marca conta não apenas com uma equipa comercial motivada, como beneficia de programas e soluções que preenchem as necessidades do segmento Corporate.
Quais são os pilares da estratégia da Hyundai Portugal dirigida ao canal das frotas?
Os pilares fundamentais para a estratégia de frotas na Hyundai Portugal são: uma rede de concessionários com uma equipa profissionalizada, formada e dedicada ao canal empresas, com um programa forte e que, neste momento, conta com um gestor de Grandes Contas exclusivo. E também no estreitamento das relações com os nossos parceiros comerciais, como é o caso das Gestoras de Frotas, onde temos algum caminho a percorrer.
Que trunfos considera que a marca possui para convencer estes clientes?
Sem dúvida, a cobertura nacional da nossa rede de concessionários, a garantia de 7 anos sem limite de quilómetros e uma gama que abrange não só os segmentos de A a D, mas também todo o tipo de motorizações.
Que modelos reúnem melhores condições para satisfazer as suas exigências?
Todos reúnem condições para satisfazer os clientes de frota. Dependendo da utilização e preferência de motorização, transmissão e dimensões, conseguimos encontrar resposta para a maior parte dos requisitos que apresentam.
Que argumento ou argumentos considera ser mais importantes da gama atual?
Olhando para as atuais necessidades da maioria das empresas, um dos argumentos mais fortes que temos nos veículos elétricos é, sem dúvida, a eficiência energética.
Por exemplo, no Kauai EV, conseguimos uma eficiência de 14,6kWh/100km e no IONIQ 5 e 6, com uma carga de 15 minutos, conseguimos até 570 km de autonomia em ciclo urbano. Isto são valores que fazem dos nossos automóveis elétricos uma referência no mercado em termos de eficiência.
E quanto a soluções ou serviços que a Hyundai Portugal possa dispor com utilidade para os clientes empresariais?
Podemos mencionar a Blue e-mobility, um programa de mobilidade 360º.
Este programa, na aquisição de um carregador elétrico, oferece o custo da instalação, a manutenção da wallbox e a sua substituição em caso de avaria. Com garantia durante 4 anos e um plano sem fidelização a um operador de energia e serviço de apoio permanente.
E o gestor pode fazer o controlo da frota de viaturas elétricas e consequente plafond através de um portal Blue e/ou da nossa App.
Com a Blue e-mobility também há a possibilidade de obter uma viatura a combustão, gratuitamente, durante 7 dias/ano (durante quatro anos) através do nosso programa xtraFLEX, que é também um programa muito interessante e útil para empresas, uma solução de renting flexível, de um dia a um ano, que está disponível em toda a rede de concessionários Hyundai.
Para finalizar, falar também da nossa “White label” de Renting, a Hyundai Renting, onde conseguimos das melhores rendas do mercado. Em especial em EV, Kauai, IONIQ 5 e IONIQ 6.
O valor residual assume importância neste canal, nomeadamente quando a viatura é adquirida em renting. Mas também são importantes versões com enquadramento fiscal favorável. Como estão a ser trabalhadas estas questões?
Ao longo deste ano, temos feito um trabalho muito grande nesse sentido, tendo mantendo e até subindo residuais em alguns modelos, com a introdução de modelos renovados.
Conseguimos colocar vários modelos no enquadramento fiscal:
- i30 e Kauai a gasolina abaixo dos 27.500 euros;
- Tucson em todas as motorizações abaixo dos 35.000 euros. Incluindo o Tucson PHEV, a 34.990 euros + IVA;
- O novo Santa Fe PHEV tem um custo de aquisição abaixo dos 50.000 euros + IVA;
- No Kauai EV, reposicionámos o preço recentemente para 29.900 euros + IVA;
- IONIQ 5 também reposicionámos para 36.600 euros + IVA;
- IONIQ 6 igualmente reposicionámos para 40.240 euros + IVA.
Desde que o grupo Salvador Caetano garantiu a representação da Hyundai em Portugal houve uma expansão e modernização da rede. Como trabalham as equipas comerciais das frotas e como trabalham os próprios serviços para dar resposta às exigências dos clientes profissionais?
As equipas comerciais de empresas são formadas e especializadas nos nossos serviços e focadas na prospeção de negócio, desde as pequenas empresas às grandes contas, estando 100% orientadas para o canal de Frotas e dando uma resposta imediata aos pedidos do mesmo.
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Peso dos clientes profissionais nas vendas totais da Hyundai em Portugal
Segundo dados da ACAP, em 2023 a Hyundai foi a 12.ª marca na tabela dos ligeiros de passageiros, com 7.064 matrículas, 2,1% abaixo do conseguido no ano anterior.
Dados mais recentes relativos a 2024, nos primeiros oito meses do ano a marca coreana desceu duas posições mas já matriculou mais ligeiros de passageiros do que no período homólogo de 2023, crescendo 12,3% no número de unidades e subindo em quota de mercado.
O mesmo se verifica no segmento dos modelos 100% elétricos, onde esse crescimento, em 2024, está a ser superior a 61%.
“Neste momento o peso do canal de Frotas (Empresas e ENI), nas vendas Hyundai, em Portugal, ronda os 23% e no canal RAC os 21%. Significa que, com todos os argumentos que dispõe, há um grande potencial de crescimento da Hyundai no canal de Frotas”, reconhece Ivo Silva.