O canal B2B representa 45% do negócio e o objetivo é crescer neste mercado. Para consegui-lo, a Guerin tem criado soluções pensadas para melhorar o serviço prestado a estes clientes, como os quiosques digitais que tornam mais rápido o processo de seleção, levantamento e devolução da viatura. Sabem também que o factor preço perdeu relevância e que, além da diversidade de viaturas e de serviços, os clientes empresariais querem cada vez mais flexibilidade e tecnologias que os ajudem a monitorizar o impacto ambiental da frota

Nuno Maia é diretor de frota da Guerin Portugal, empresa de rent-a-car nascida em 1989. Em 1999 passou a integrar o Grupo Salvador Caetano e a parceria estabelecida em 2012 com a Enterprise, a maior a nível mundial, permitiu à Guerin assumir-se como a segunda empresa do sector em Portugal.

Seguramente que outro marco da empresa é o facto de ter sido escolhida por clientes empresariais como a melhor “Rent-a-Car” em 2024, uma categoria inédita criada na edição passada dos Fleet Awards Portugal. De um total de 41 votantes, todos clientes profissionais, a Guerin Portugal recebeu a maior pontuação em seis dos sete critérios que foram avaliados por este júri.

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As empresas de rent-a-car desempenham um papel crucial na mobilidade corporativa. Tendo isso em conta, que soluções a Guerin disponibiliza para estes clientes que merecem ser destacadas?

Na Guerin, temos vindo a desenvolver soluções inovadoras para proporcionar aos nossos clientes uma experiência de aluguer cada vez mais eficiente, flexível e intuitiva. Entre os projetos que têm feito a diferença, destacamos:

  • Os quiosques digitais, que garantem um levantamento rápido das viaturas, reduzindo o tempo total do processo de aluguer para menos de 9 minutos. Estes quiosques permitem minimizar as filas no atendimento e oferecem uma opção de interação humana reduzida ou mesmo nula, caso o cliente prefira total autonomia;
  • Uma rede de balcões alargada e, graças à nossa parceria com a Enterprise, a maior rent-a-car mundial, conseguimos oferecer uma cobertura geográfica ampla, tanto em Portugal como no estrangeiro;
  • O portal ‘Guerin Business’, uma plataforma inovadora que centraliza toda a gestão da frota num único espaço digital. Aqui, os clientes podem fazer reservas, consultar faturação e aceder a elementos essenciais como contratos de aluguer e fotografias do estado das viaturas no check-in/check-out;
  • Uma frota 100% conectada, já que dispomos de um sistema integrado que nos permite monitorizar, em tempo real, métricas essenciais da frota, desde manutenção preventiva até ao controlo de quilometragem. Esta tecnologia melhora a gestão operacional e permite, por exemplo, renovar automaticamente contratos de aluguer sem necessidade de interação prévia com o condutor;
  • Uma frota com uma grande variedade de viaturas, com uma idade média inferior a um ano, que cobre praticamente todos os segmentos. Desde modelos económicos a viaturas topo de gama no segmento de passageiros, passando por furgões comerciais de diferentes capacidades, incluindo opções de frio”.

O portal Guerin Business oferece informação bastante detalhada e informativa sobre uma gama ampla de soluções. Quer destacar três boas razões para um cliente profissional optar por trabalhar convosco?

O Portal Guerin Business é, sem dúvida, um dos nossos maiores trunfos, sendo um dos principais responsáveis pela fidelização e captação de clientes. E isto porque foi desenhado a pensar neles. Em poucos anos, conseguimos reunir num único espaço digital todas as funcionalidades que os nossos clientes solicitam, facilitando a gestão de frota e otimizando processos para todos os intervenientes – desde utilizadores das viaturas até às equipas que validam e processam faturas.

Além do portal, destacaria dois fatores essenciais: a capilaridade da nossa rede de balcões e o nosso compromisso 365 dias/ano.

A capilaridade da rede permite que possamos oferecer uma cobertura nacional abrangente e a possibilidade de estender protocolos comerciais a qualquer parte do mundo, através da nossa parceria com a Enterprise.

Para o mercado B2B, a disponibilidade de viaturas ao longo do ano é um fator crítico. Num sector onde a oscilação de preços no mercado Leisure pode comprometer a oferta para empresas, podemos garantir aos nossos clientes empresariais um fornecimento constante e previsível, eliminando essa preocupação. Este nosso compromisso na estabilidade tem sido um fator decisivo para as nossas parcerias de longo prazo.

Existe atualmente ou está em desenvolvimento alguma ferramenta que permita às empresas monitorizar o desempenho e a utilização da frota alugada, incluindo métricas ambientais, que possam ser facilmente integradas nos sistemas internos dos clientes?

Este é um tema já identificado no nosso roadmap de inovação. O facto de termos uma frota 100% conectada representa um passo essencial para avançarmos rapidamente no desenvolvimento de uma solução que permita aos clientes monitorizar métricas essenciais, incluindo impacto ambiental e eficiência da frota.

Tal como aconteceu com o portal ‘Guerin Business’, acreditamos que a colaboração direta com os clientes será fundamental para criarmos uma ferramenta verdadeiramente diferenciadora e que se torne uma referência no sector. O objetivo? Ajudar as empresas a atingirem a tão desejada neutralidade carbónica, sem complicações.

As soluções de aluguer flexível são mais procuradas para viaturas de passageiros ou para veículos comerciais? Quais são os principais fatores que levam as empresas a optar por esta solução?

A procura por soluções de aluguer flexível abrange tanto viaturas de passageiros como comerciais, sem um padrão definido entre os segmentos.

O grande atrativo desta solução é a liberdade total que oferece às empresas. A possibilidade de terminar o contrato de aluguer a qualquer momento, sem custos adicionais, é um fator determinante, especialmente num cenário económico global onde a incerteza a médio e longo prazo é uma constante.

Após a pandemia, muitas empresas repensaram a gestão da sua frota e perceberam que a flexibilidade pode ser um aliado estratégico para a sua sustentabilidade. O preço, que antes era o fator decisivo, passou a ser apenas um dos elementos a considerar. Hoje, o serviço e a capacidade de adaptação são os grandes diferenciais na escolha de um parceiro de mobilidade.

Percentualmente, quanto representa o canal B2B para a dimensão do negócio da Guerin em Portugal?

O canal B2B representa mais de 45% do nosso negócio e o objetivo é atingir os 50%. O mercado corporativo faz parte do ADN da Guerin e tem sido uma das nossas grandes apostas nos últimos anos.

Investimos continuamente em ferramentas que fazem a diferença, como a renovação automática dos contratos de aluguer 100% digital e legalmente certificada, uma funcionalidade exclusiva no sector.

A nossa estratégia passa por acrescentar valor ao serviço, desenvolvendo soluções que realmente satisfaçam as necessidades dos clientes. O mercado mudou, e quem se limitar a competir apenas pelo preço dificilmente conseguirá manter-se relevante neste novo paradigma.

Percentualmente, que representatividade tem na vossa frota as viaturas de passageiros 100% elétricas, híbridas plug-in, veículos comerciais com motor térmico e veículos comerciais 100% elétricos? E qual tem sido a procura destas viaturas?

Atualmente, 50% da nossa frota já é híbrida. Os híbridos plug-in começam a ganhar relevância, enquanto os 100% elétricos continuam a crescer de forma gradual.

Já dispomos de seis segmentos de aluguer totalmente elétricos, mas a adesão ainda é reduzida. Um incentivo fiscal para o aluguer de viaturas elétricas, semelhante ao que existe para a compra, poderia acelerar significativamente este processo de eletrificação no sector.

No entanto, os híbridos plug-in estão a ganhar cada vez mais tração, já que permitem uma redução de custo por quilómetro sem as limitações da infraestrutura de carregamento.

Já no segmento particular, verificámos uma curiosidade inicial por parte dos early adopters, mas sem grande continuidade. Atualmente, a procura por elétricos no cliente particular continua bastante limitada.

Guerin investe meio milhão de euros em sistema de lavagem de carros que recicla a água utilizada

Em 2024, o evento organizado pela FLEET MAGAZINE passou a contar com um sistema de voto electrónico, para permitir o alargamento da avaliação a mais responsáveis de empresas e gestores de frota.

Essa avaliação incidiu sobre diversos critérios relacionados com os serviços das locadoras de automóveis de curta duração, num processo realizado por meio de uma plataforma online desenvolvida especificamente para esse efeito. Entre os critérios, destacam-se o atendimento ao cliente, a variedade e disponibilidade de viaturas e serviços complementares, a agilidade e flexibilidade nos processos administrativos e de faturação, entre outros.(*)

A Guerin foi a empresa de rent-a-car mais votada na edição 2024 dos Fleet Awards Portugal. Qual é o sentimento por esta vitória e a importância de participarem no evento?

A vitória que conquistámos nos Fleet Awards foi um momento de enorme orgulho para toda a equipa Guerin. Todos os projetos que desenvolvemos têm um único propósito: a satisfação do cliente.

Conquistar seis das sete categorias avaliadas foi a prova de que estamos no caminho certo. Este prémio, atribuído diretamente pelos clientes B2B, tem um significado especial, pois reflete a confiança que conquistámos ao longo dos anos.

Os Fleet Awards já se tornaram uma referência no sector e têm vindo a ganhar notoriedade, fruto da excelente organização. Para nós, faz todo o sentido continuar a marcar presença neste evento.

Bruno Jorge, Head of New Business da Guerin – Car Rental Solution & Enterprise, no momento de receber o prémio entregue por Hugo Jorge, diretor da FLEET MAGAZINE, no decorrer da última Conferência Gestão de Frotas

(*) Mais detalhes sobre os critérios e modelo de votação podem ser encontrados na página oficial do evento, em fleetawardsportugal.com