O apoio da Volkswagen Veículos Comerciais às empresas vai além da oferta de soluções de mobilidade versáteis, modelos eletrificados e conectividade avançada. Ferramentas como o Fleet Management System e a parceria com a Moon promovem uma gestão de frota mais eficiente, sustentável e inteligente

A Volkswagen Veículos Comerciais posiciona-se como uma marca de mobilidade para pessoas e mercadorias, com uma oferta diversificada e adaptada a empresas de todas as dimensões.

Em 2024, registou um crescimento de quase 40% e, em 2025, continua a conquistar quota de mercado, impulsionada por modelos como a Caddy, o ID.Buzz e o novo Transporter.

A aposta é clara: sustentabilidade, conectividade e inovação ao serviço das empresas. A eletrificação é uma prioridade, com destaque para o ID.Buzz Cargo e soluções híbridas como a Caddy eHybrid. Nesse sentido, reforça o seu apoio com soluções integradas de carregamento através da Moon. As plataformas Fleet Management System e Connect Pro são soluções criadas para permitir às empresas monitorizar o desempenho das suas frotas, antecipar manutenções e melhorar a eficiência operacional e ambiental.

De que forma a Volkswagen Veículos Comerciais está posicionada dentro do conjunto de marcas do Grupo Volkswagen e também no mercado português?

A Volkswagen Veículos Comerciais é uma marca de soluções de mobilidade para pessoas e mercadorias. Por isso, dizemos que é uma marca para pessoas com uma missão. E essa missão pode ser desempenhada numa empresa, para a tornar mais ágil, eficiente e produtiva. Ou no dia-a-dia das pessoas, nos seus momentos de lazer, por exemplo, ao oferecer soluções que tornam esses momentos mais confortáveis e, muitas vezes, mais aventureiros.

A Volkswagen Veículos Comerciais tem um enquadramento claramente definido dentro do Grupo Volkswagen, não só por adotar esta postura, como também pela gama diversificada de produtos que oferece. E isso faz com que não exista qualquer sobreposição relativamente às outras marcas do grupo.

Esta estratégia contribui para gerir melhor o posicionamento de cada produto?

Certamente que sim. Neste momento, comercializamos seis produtos. Mas, se considerarmos que, dentro da nossa oferta, temos modelos com tipologias diferentes, seja para transporte de mercadorias, seja para transportar pessoas. Então, podemos afirmar que a gama é composta por mais de uma dezena de variantes. O espaço de cada modelo e de cada tipologia está claramente definido e explicado ao mercado, aos diferentes públicos-alvo que representam os nossos potenciais clientes.

Fazendo uma distinção entre grandes empresas, médias e pequenas empresas, e ENI… fazem esse ajustamento a cada segmento dos clientes corporativos?

Sim. É verdade que determinados modelos têm uma abrangência tão vasta que interessam praticamente a todos os grupos de clientes que mencionou. Mas existem modelos que, pelas suas características, podem ter maior potencial para um determinado tipo de cliente e que podem ser trabalhados nesse sentido.

Nas tabelas da ACAP de 2024, a Volkswagen foi a oitava marca com mais registos de comerciais ligeiros e conseguiu crescer 39,6% neste segmento. Não é um resultado pouco ambicioso?

Dado o posicionamento da marca Volkswagen Veículos Comerciais, temos de ter em conta que cerca de 40% do nosso volume de registos fica fora dessa estatística. A contabilidade oficial da ACAP separa claramente os veículos comerciais (tipologia ligeiro de mercadorias) dos veículos ligeiros de passageiros. Ora, cerca de 40% do nosso volume tem homologação como ligeiro de passageiros.

Estamos a falar, por exemplo, da Volkswagen Caddy nas versões de cinco e sete lugares. Também as ambulâncias têm registo como ligeiros de passageiros, assim como veículos de nove lugares para transporte de pessoas, como a Multivan ou a Transporter. Se englobarmos esses 40% que não fazem parte da estatística de Veículos Comerciais, a Volkswagen Veículos Comerciais não ocupa o 8.º lugar, mas sim o 6º lugar. E, neste mercado aglomerado que cresceu 16%, de facto a Volkswagen Veículos Comerciais cresceu quase 40%! Na verdade, atingiu mesmo o melhor resultado da história da marca em Portugal. Logo, claramente foi um ano extremamente positivo.

Volkswagen Veículos Comerciais

E qual tem sido o desempenho nos primeiros cinco meses de 2025?

2025, até agora, está a superar as nossas expectativas. Em termos de entregas a clientes, de janeiro a maio a Volkswagen Veículos Comerciais está a crescer 27% face ao mesmo período do ano passado. E mais importante ainda é o volume de negócios fechados nesse mesmo período (que inclui viaturas ainda não entregues), cujo crescimento é, na verdade, muito superior. Tal crescimento deve-se à excelente performance em modelos como a Caddy, ID.BUZZ e novo Transporter. No total dos segmentos de mercado onde a nossa marca tem modelos em comercialização assistimos a uma estagnação nos primeiros cinco meses do ano em comparação com o ano passado, e isso significa que estamos a conquistar quota de mercado, passando de 7,7% de janeiro a maio de 2024 para 9,6% em 2025.

O facto de a Caddy ter um motor a gasóleo de 2,0 litros, fiscalmente menos competitivo, e de este modelo não dispor de versão 100% elétrica pode condicionar um melhor resultado da Volkswagen Veículos Comerciais?

Em 2024, não tivemos toda a produção da Volkswagen Caddy que desejaríamos para conseguir satisfazer toda a procura existente. Quanto ao motor 2.0 TDI, é uma mais-valia, pois trata-se de um motor com padrões elevados de qualidade e de durabilidade que posiciona a Caddy num patamar superior neste mercado. E o feedback que recebemos dos nossos clientes é precisamente esse.

A questão da fiscalidade automóvel é bastante peculiar em múltiplos aspetos, mas não consideramos que a carga fiscal tenha sido uma barreira à maior penetração da Caddy. Como referi, a principal dificuldade foi conseguirmos ter quantidade suficiente de produto disponível para responder à procura dos nossos clientes.

Podemos contar com um Volkswagen Caddy com motorização totalmente elétrica?

De momento, não está previsto o lançamento de uma versão elétrica da Caddy. Estamos já representados no mercado com um produto superior, o Volkswagen ID.Buzz Cargo. A versão plug-in da Caddy, com uma autonomia superior a 100 km, responde às necessidades de muitos clientes. É versátil, quer para distâncias curtas, quer para percursos mais longos, sem obrigar a interrupções para carregamentos.

A Caddy eHybrid utiliza a mesma solução dos modelos de passageiros do Grupo Volkswagen, nomeadamente um motor híbrido de segunda geração, uma bateria com maior capacidade e velocidades de carregamento mais elevadas. Como solução híbrida, na verdadeira acepção da palavra, e com a autonomia elétrica alargada que já oferece, reúne condições para responder às necessidades de muitos clientes.

Comercial plug-in Volkswagen Caddy eHybrid com preço a partir de 24.900 euros + IVA

O formato e o conceito do Volkswagen ID.Buzz são disruptivos no segmento dos veículos comerciais. Com mais de dois anos de presença no mercado, como tem sido a aceitação por parte das empresas?

A aceitação tem sido fantástica. Mesmo passados dois anos desde o lançamento, é incrível ver a reação das pessoas à passagem do ID.Buzz nas ruas. Obviamente, isso também favorece muito as empresas que optam por este modelo, porque se transforma praticamente numa montra publicitária em movimento. Esta tem sido, aliás, uma das razões pelas quais muitos clientes optam pelo ID.Buzz, particularmente na versão Cargo.

Atualmente, somos um dos líderes do segmento dos furgões médios 100% elétricos, e tem sido uma jornada notável, que continuará a evoluir nos próximos anos. Introduzimos recentemente versões com tração às quatro rodas, baterias com mais capacidade, portanto com mais autonomia, factor que já era referência no segmento. A ID.Buzz está também disponível em versões de seis e sete lugares, claramente relevantes para algumas empresas que necessitam de transportar pessoas, mas também mercadorias, com versatilidade.

Recentemente foi apresentada uma nova California. Que tipo de empresas poderá ter interesse num modelo com características tão particulares como uma camper van?

A Volkswagen California é um produto único no mercado. São já 75 anos de história e muitas gerações depois do primeiro Pão de Forma ter sido lançado com uma variante de lazer e campismo. Hoje, a nova California é um veículo de lazer, para atividades de campismo, surf e muitas outras, e que ao mesmo tempo pode ser usado pelas famílias no seu dia a dia. Assim sendo, é um modelo vocacionado para clientes particulares, bem como empresas ligadas a atividades de turismo e lazer, como é o caso de empresas de aluguer ou empresas que se dedicam proporcionar experiências de lazer e aventura aos seus clientes. Por esse motivo é um dos líderes de vendas no seu segmento em Portugal.

A eletrificação introduziu um conjunto de requisitos novos para empresas, nomeadamente compatibilizar a autonomia das viaturas com a sua função e criar soluções de carregamento para estes veículos. De que forma podem apoiar as empresas nesta matéria?

A Volkswagen Veículos Comerciais tem a vantagem de contar com a Moon, que é uma empresa do universo da SIVA e do Grupo Porsche Holding. A Moon disponibiliza soluções
de carregamento que vão desde a simples comercialização de carregadores para empresas e clientes particulares até ao desenvolvimento, implementação e instalação de sistemas integrados de carregamento.

Estas soluções são pensadas para adaptar a frota e a estrutura da empresa à nova era da mobilidade elétrica, oferecendo assim uma transição mais fluida, ajustada à realidade operacional de cada organização.

Do contacto que tem com as empresas, quais considera que são os maiores desafios que estes clientes enfrentam na gestão de uma frota de veículos comerciais ligeiros? Nomeadamente ao nível da sustentabilidade e do cumprimento das normas ambientais.

O primeiro desafio de um gestor de frota é encontrar os modelos que melhor se ajustam às necessidades da empresa. Hoje em dia, a oferta nem sempre se adequa às exigências em termos de capacidade de carga, autonomia ou tempo de recarga. Um veículo de mercadorias é uma ferramenta de trabalho essencial e, muitas vezes, representa também uma fonte direta de receita para a empresa.

Por isso, a autonomia e os tempos de carregamento são fatores críticos. No nosso caso, com a ID.Buzz Cargo, posicionamo-nos como uma referência no mercado, com uma autonomia que está muito acima da média do segmento.

Outro desafio importante diz respeito à adequação das infraestruturas. É necessário garantir que as instalações da empresa suportam postos de carregamento e que a operação pode manter-se com o mínimo de interrupções.

Neste campo, temos feito um investimento significativo: não apenas em soluções, mas também em informação dirigida aos gestores de frotas. O caminho ainda é longo, mas o progresso tem sido visível e positivo.

A Volkswagen tem integrada nos seus veículos comerciais ligeiros tecnologia de conectividade e de telemetria que possa auxiliar uma empresa a monitorizar e otimizar o desempenho da sua frota? Incluindo para a obtenção de dados que permitam à empresa elaborar relatórios de desempenho ambiental?

Sim, os dados e a informação são hoje um recurso essencial para quem gere uma frota. E quanto maior a frota, maior é o desafio.

As marcas têm de estar atentas a esta necessidade crescente por parte das empresas. Por isso, a Volkswagen Veículos Comerciais está a lançar duas novas soluções. Uma delas é o Fleet Management System, um módulo que armazena todos os dados e informações do veículo, compatível com sistemas de gestão de frota fornecidos por terceiros. Os dados podem ser exportados para as ferramentas já utilizadas pela empresa.

Em alternativa, disponibilizamos o Connect Pro, para frotas exclusivamente compostas por veículos da nossa marca. Caso se trate de uma frota unicamente composta por veículos comerciais, esta ferramenta permitirá aos gestores da frota centralizar a gestão de toda a informação relativamente às viaturas.

Volkswagen Veículos Comerciais

Concretamente, que dados são possíveis obter com a solução Fleet Management System?

Praticamente todos os dados de relevância operacional: tempos de imobilização, velocidades praticadas, temperaturas do motor, estado dos travões, entre outros.

Estes dados de telemetria permitem não só antever potenciais avarias como também planear intervenções de manutenção preditiva, garantindo a máxima disponibilidade dos veículos e otimizando o ciclo de vida da frota.

Também é possível, por exemplo, obter códigos de erro ou de avaria do motor que permitam antecipar a necessidade de uma verificação da viatura?

Sim, os sistemas permitem receber alertas relacionados com anomalias técnicas ou necessidades de manutenção, como códigos de erro do motor. Esta informação pode ser integrada nos sistemas internos da empresa, permitindo uma gestão mais proativa e eficaz da manutenção da frota.

Considerando que o GPL tem vindo a ganhar alguma quota de mercado e que, em certos contextos, é visto como uma alternativa ao gasóleo, equacionaram alguma vez a possibilidade de disponibilizar modelos comerciais com motor a gasolina e instalação de sistema GPL?

Na Volkswagen Veículos Comerciais, a nossa estratégia de transição energética, em alternativa aos motores de combustão, e particularmente aos motores Diesel, passa claramente por uma aposta crescente nas versões 100% elétricas, bem como nas versões híbridas plug-in, que oferecem elevada flexibilidade aos clientes.

Neste sentido, o GPL não é considerado uma prioridade, nem faz parte da nossa linha de desenvolvimento atual. A aposta do Grupo Volkswagen, nesta fase, foca-se em soluções que conjuguem a descarbonização com a inovação tecnológica, e onde as motorizações eletrificadas, com maiores autonomias, menor impacto ambiental e integração digital, são o principal caminho.