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O ePark da EMEL é uma aplicação de telemóvel que permite fazer estacionamentos em zonas pagas da EMEL sem ser preciso a utilização de moedas.

O princípio é simples: descarrega-se a aplicação, carrega-se com um determinado valor e depois esse valor pode ser gasto em estacionamento. O condutor coloca uma previsão do tempo que vai demorar na aplicação e, mesmo que esse período seja ultrapassado, é possível aumentar a duração do estacionamento.

Para as empresas que tenham vários carros há alguns desafios que se colocam. Cada conta tem um email, uma palavra-passe única e cada número fiscal só pode estar associado a uma conta. Ou seja, cada empresa só pode ter uma conta, embora possa ser utilizada em vários telemóveis.

Ainda não é possível enviar um ficheiro de dados com as várias viaturas, para que não se esteja a fazer a inscrição manual de cada uma. No entanto, a EMEL está já a desenvolver funcionalidades dedicadas ao mercado B2B, que vão responder a esta necessidade e outras. Por exemplo, apesar de haver vários login (um por cada carro/condutor), a gestão administrativa será feita apenas por uma pessoa.

Outro aspeto tem a ver com a limitação da aplicação à zona de Lisboa. A FLEET MAGAZINE sabe que a EMEL tem tido contactos para alargar a aplicação a outros municípios, embora haja ainda poucos desenvolvimentos sobre isto. “Da EMEL, temos total abertura e interesse em colaborar com qualquer município ou empresa municipal de estacionamentos que esteja interessada em disponibilizar o ePark a quem vive e trabalha nesse município”, disse finte da empresa.