A plataforma XRP assegura todas as funcionalidades referidas sem necessidade de equipamentos de telemetria. Propõe a instalação de dispositivo nos casos de necessidade de localização, estilo de condução e cumprimento de rotas.

Funcionalidade

  • XRP |Gestão de frota: vocacionado para a gestão administrativa, manutenção preventiva e corretiva, conhecimento de custos e contabilização automática, gestão de contratos, cumprimento das normas legais ligadas a automóveis e máquinas, gestão documental, multas e acidentes;
  • XRP |Pool: aplicação para implantar a partilha de veículos e de viagens;
  • XRP |Oficina: para gestão de oficinas internas.

Grau de integração da solução com outros sistemas

  • Com os fornecedores da frota (ex: locadoras, gasolineiras, via verde, oficinas) para recolha automática e processamento da faturação);
  • Com os ERP’s das organizações, para alimentar os dados base da aplicação: colaboradores, estrutura, centros de custo e para assegurar a contabilização automática. Integrações ativas com SAP; Navision/Dynamics; Primavera;
  • Com equipamentos de telemetria, para incorporar na gestão os dados telemétricos. Além de um sistema integrado com os principais fornecedores no mercado nacional, está a desenvolver aplicações para tratar dados fornecidos pelos fabricantes de automóveis.

XRP |Frotas atualizada e com mais funcionalidades

Possibilidades de personalização/ajustamento

As aplicações XRP estão instaladas em clientes com necessidades ligadas a gestão de frota muito distintas, quer pelas características da sua atividade, quer pela sua localização/dispersão geográfica, quer pela tipologia de veículos/máquinas.

Tipicamente:

  • Veículos afetos a equipas/colaborador com personalização/transformação do veículo e que apenas podem ser usados com finalidades específicas (ex: veículos para manutenção/instalação);
  • Veículos afetos a equipas usados indiferenciadamente pelos colaboradores (partilha dentro de um grupo restrito de pessoas);
  • Veículos afetos a um colaborador;
  • Veículos utilizados por múltiplos colaboradores sem personalização (partilha dentro de um grupo alargado de colaboradores).

Uso de telemetria

A instalação da telemetria está relacionada com o modo como cada organização entende a gestão de frota e as necessidades do serviço, nomeadamente:

  • Na gestão em frotas ligadas a manutenção e operações, dado que perante um evento permite saber quem está mais perto;
  • Na sensibilização dos condutores para o cumprimento das regras do código da estrada (menos custos de combustível, manutenção, sinistros, multas, cumprimento de horários);
  • Na gestão de viaturas para permitir reagir rapidamente perante factos inesperados como avarias, acidentes, engarrafamentos…

Tratamento de dados no âmbito do RGPD

Cumprem todos os requisitos do RGPD, incluindo o direito ao esquecimento. Com sistemas de telemetria assegura que é possível ao condutor inibir o fornecimento de dados em tempo real durante um período de tempo, mantendo funções essenciais (ex: aviso de acidente).

Funcionalidades sem uso de equipamento telemático

A plataforma XRP assegura todas as funcionalidades referidas sem necessidade de equipamentos de telemetria. Propõe a instalação de dispositivo nos casos de necessidade de localização, estilo de condução e cumprimento de rotas.

XRP |Frotas melhora funcionalidades. XRP |Commuting gratuito até final de 2020

Sistema de gestão de pool/partilha de veículos ou outros de mobilidade

XRP |Pool assegura a gestão de veículo em pool, quer a partilha, quer as deslocações. Inclui gestão de autorizações, imputação de custos, gestão de danos, gestão de atrasos, entre outras.

Sistema de gestão de obrigações fiscais e/ou enquadramento contabilístico das despesas com as viaturas enquadradas por regime de Tributação Autónoma

Contabilização automática de toda a faturação de fornecedores, cumprindo a legislação e efetuando o tratamento fiscal, considerando as regas de tributação autónoma e a finalidade do veículo.

Acesso remoto à plataforma e dados, nomeadamente através de dispositivos móveis ou por App

A plataforma XRP está disponível em cloud e em app, que assegura todas as funcionalidades que, pela sua natureza, devem ser feitas junto do veículo (ex: tomar posse quando em utilização partilhada; registar os quilómetros aquando do abastecimento). Nos clientes em cloud assegura a interligação com os sistemas internos dos clientes, bem como contra ataques cibernéticos.

Acesso do utilizador da viatura a algumas funções

Cada responsável/condutor do veículo tem acesso individualizado aos dados, de acordo com as regras da sua organização, porque as aplicações funcionam como um portal.

Tipicamente os utilizadores acedem a consumos, sinistros, multas e nalguns casos mesmo a partilha de informação dos custos e contratos.

Formação e serviço de apoio ao cliente

Formação no uso da plataforma Extranet com os clientes onde partilham informação quer do uso da plataforma, quer com troca de experiências. Asseguram serviço de suporte por telefone e e-mail.