O Grupo Volkswagen vai construir uma fábrica de baterias em Espanha, que se tornará assim no terceiro local de uma das seis gigafábricas europeias do grupo (depois da Alemanha e Suécia).
Também a família Small BEV do grupo deverá desempenhar um papel fundamental na democratização da mobilidade elétrica na europa.
Espanha será assim um dos pilares estratégicos do Grupo Volkswagen no que respeita à eletrificação.
O anúncio foi feito recentemente no New Auto Strategy Day, onde foi anunciado que o grupo VW e a SEAT S.A. vão cooperar com o Governo espanhol para transformar Espanha num polo líder de mobilidade elétrica.
Esta cooperação permitirá ao Grupo VW candidatar-se a participar no Projeto Estratégico de Recuperação e Transformação Económica (PERTE) recentemente anunciado pelo executivo espanhol.
O que dizem os responsáveis?
Herbert Diess, CEO do grupo alemão, diz que Espanha “pode tornar-se um pilar estratégico” na estratégia elétrica da VW.
“Estamos prontos para estabelecer toda a cadeia de valor da mobilidade elétrica no país, incluindo a produção de veículos elétricos, bem como os seus componentes e uma nova fábrica de baterias do Grupo”, diz Diess.
Herbert Diess vai mais longe e diz mesmo que, a partir de 2025, a família Small BEV pode mesmo vir a ser fabricada em Espanha. Tal realidade depende, no entanto, “do contexto geral e do apoio do sector público”, acrescenta.
Thomas Schmall, responsável de Tecnologia do Conselho Executivo do Grupo VW, CEO da Volkswagen Group Components e presidente do Conselho de Administração da SEAT S.A., esclarece também que a construção de uma gigafábrica de baterias em Espanha permitiria “um abastecimento altamente seguro para a produção planeada de veículos elétricos em Espanha”.
“Na sua fase final, no final da década, a fábrica poderá ter uma capacidade anual de 40 gigawatts-hora”, diz Schmall.
Já Wayne Griffiths, CEO da SEAT e CUPRA, refere que o objetivo é cooperar com o Governo espanhola para transformar o país num polo de mobilidade elétrica e a fábrica SEAT S.A. em Martorell numa fábrica de veículos 100% elétricos.
“A Península Ibérica é a chave para alcançar uma mobilidade neutra do ponto de vista climático na Europa até 2050”, diz Griffiths.