O programa de mobilidade eletrica prevê o reforço da frota da administração pública com 1200 novas V.E.

O Conselho de Ministros de 25 de Junho de 2015 aprovou o Programa de Mobilidade Sustentável para a Administração Pública 2015-2020 (ECO.mob), que tem como objetivo melhorar a eficiência económica e ambiental das deslocações da Administração Pública.

O documento inclui um conjunto de iniciativas destinadas à promoção da mobilidade eléctrica em Portugal, realçando a necessidade do alargamento dos postos de carregamento, de apoios fiscais à aquisição de veículos eléctricos e ainda a promoção de novos hábitos de utilização de veículos, através da aprovação de incentivos comportamentais.

Parte desta estratégia passa por privilegiar o carregamento de veículos eléctricos em habitações, condomínios e empresas, através da implementação de mecanismos de discriminação positiva, nomeadamente pelos municípios, pode ler-se na página 17 do estudo.

Para incrementar a mobilidade eléctrica da frota da administração pública, o referido programa prevê a integração de cerca de 1200 veículos elétricos no parque de veículos do Estado até 2020, um investimento estimado de cerca de 25 milhões de euros.

A frota atual do Estado, refere o documento, é constituída por cerca de 27 mil viaturas e possui uma idade média elevada, com custos ambientais e económicos significativos.