Fruto de uma colaboração com a Flexis, sociedade independente fundada pelos Grupos Renault, Volvo e CMA CGM, a nova gama de comerciais ligeiros Renault E-Tech, que deverá chegar aos mercados a partir de 2026, junta ao já conhecido – porém agora renovado – Trafic, o renovado (em jeito de reboot) Estafette e o Goelette, um histórico da marca que rodou nas passadas décadas de 50 e 60.
Os novos comerciais adaptáveis vão ao encontro dos clientes profissionais que estejam no decurso da sua transição energética e tecnológica, diz o fabricante.
Assentes numa arquitetura SDV e numa plataforma skateboard que oferece flexibilidade, ergonomia e conectividade, os novos furgões podem ser configurados com “possibilidades virtualmente infinitas de personalização e custos de funcionamento reduzidos”, assegura a Renault.
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Fique a conhecer um pouco mais da nova era de comerciais E-Tech elétricos da Renault em alguns pontos-chave
Trafic
Esta quarta geração dá continuidade a uma “carreira de sucesso”, como a define a própria Renault, carreira essa que conta com mais de 2,5 milhões de unidades construídas desde o seu lançamento em 1980. Agora, o novo Trafic apresenta-se com:
- Vão dianteiro curto e distância entre eixos alargada
- Raio de viragem equivalente ao de um Clio
- Menos de 1,90 m de altura
- Faixa superior frontal retroiluminada, com DRLs laterais a confirmar o seu caráter de vanguarda
- Logótipo retroiluminado
- Traseira com linha de carroçaria elevada, ao nível dos vidros laterais, juntamente com as portas com dobradiças assimétricas e curvadas, à qual se junta um spoiler com defletores com vista à otimização da aerodinâmica
Goelette
O Goelette já tem história. Embora só tenha circulado por dez anos (entre 1956 e 1966), o Goelette foi um dos comerciais mais requisitados pelas frotas ou pelos pequenos empresários com necessidades específicas, diz a Renault. Razão mais do que suficiente para fazer regressar um furgão resistente, robusto e fácil de transformar, “abrindo caminho a uma vasta escolha de conversões“.
- Disponível em três versões: chassis-cabina, caixa de carga e plataforma basculante
- Arquitetura flexível
- Secção traseira sem equipamento específico. A Renault diz que foi concebida para uma gama virtualmente infinita de acessórios e características personalizadas com partes estruturais capazes de acomodar caixa de carga fechada ou outras configurações
- Disponível com ou sem plataforma de carga
Estafette
O Estafette E-Tech elétrico foi concebido para as cidades modernas e é um reboot do emblemático furgão da Renault. Foram produzidas mais de 500 mil unidades entre 1959 e 1980.
Agora, com um design inspirado no Renault Estafette Concept e no Trafic E-Tech elétrico, apresenta-se com as seguintes medidas: 5,27 m de comprimento, 1,92 m de largura e 2,60 m de altura (a sua altura permite que uma pessoa com até 1,90 m de altura se desloque facilmente no seu interior, entre o habitáculo e o espaço de carga). Das novidades, destaque para:
- Pára-brisas panorâmico de três peças
- Porta lateral deslizante com calha integrada invisível
- Estribos de ambos os lados para facilitar entrada e saída do veículo
- Porta de persiana traseira de uma só peça e estribo em aço inoxidável