“Queremos ajudar os profissionais”. Palavras bem categóricas de Heinz-Jürgen Löw, Senior VP do e Head da divisão de comerciais ligeiros do Grupo Renault, no decorrer do Commercial Vehicle Show que decorreu em Birmingham, no Reino Unido, onde a marca francesa apresentou os seus novos comerciais elétricos.
Aqueles a que chamou de os seus novos “bebés”, todos 100% elétricos, os novos modelos Estafette, Goelette e Trafic são unidades disruptivas na atual linha de design Renault, com um aspeto futurista e criadas com base numa plataforma ‘skate’, totalmente elétrica, concebida, diz a marca, “para otimizar a capacidade de carga em relação ao espaço ocupado, com um vão dianteiro mínimo e o grupo propulsor montado na traseira”.
E se a Renault quer, de acordo com Heinz-Jürgen Löw, desenvolver veículos neutros em carbono que cumpram com as exigências dos profissionais, é também certo que a marca tenciona fazê-lo de forma revolucionária, tendo por base uma estratégia sem precedentes na marca, que se baseia em três pontos-chave:
- Propósito: espírito inovador para levar a mobilidade mais além;
- Visão: compromisso com soluções sustentáveis, customizadas e inteligentes;
- Missão: simplificar e impulsionar os negócios dos clientes Renault.
A título de exemplo está o diâmetro de viragem destes comerciais, que é tão pequeno como o de um Clio (10,3 m).
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Comerciais elétricos Renault com tecnologia 800V
A nova gama de comerciais elétricos Renault E-Tech pode ser equipada com duas soluções de bateria: 60 kWh e 81 kWh, para autonomias de 350 km e 450 km, respetivamente (valores considerados em ciclo WLTP, para o modelo Trafic).
Estreia no grupo, a tecnologia de carregamento rápido de 800V está presente nos três modelos. Equipados com um ponto de carregamento rápido de corrente contínua (CC), a Renault promete um tempo de menos de 20 minutos para ir dos 15% aos 80% num posto de carregamento rápido.
Os motores têm 204 cv de potência e produzem um binário instantâneo de 345 Nm.
Longa vida útil sem problemas de obsolescência
Os comerciais elétricos Renault Trafic, Goelette e Estafette são os primeiros automóveis da marca francesa a incorporar uma arquitetura SDV centralizada, evolutiva e flexível.
O que significa isto? Significa que serão atualizados automaticamente ao longo da sua vida útil, “sem problemas de obsolescência”, garante o fabricante, que completa que esta arquitetura beneficia os ecossistemas dos profissionais que os utilizam, “integrando a sua interface digital no coração do veículo, graças à modularidade do software da arquitetura SDV”.
Uma gama elétrica e disruptiva
Renault Trafic E-Tech
É construído sobre uma plataforma EV tipo “skate”, sendo a sua bateria instalada sob o piso e o motor na traseira.
O seu design moderno inclui um vão dianteiro curto, porém uma distância entre eixos bastante longa para uma maior capacidade de carga.
A versão L1 tem 4,87 metros de comprimento e uma largura de 1,92 metros (esta igual nos três novos comerciais), para 5,1 metros cúbicos de capacidade de carga. Já a variante L2 oferece uma capacidade de carga de 5,8 metros cúbicos, sendo o seu comprimento total de 5,27 metros.
Um dos atrativos do Trafic é a redução da sua altura total, que agora é de 1,90 metros o que, assegura a Renault, possibilita o acesso a todos os parques de estacionamento subterrâneos.
A bordo, o cockpit do Trafic inclui um novo painel de instrumentos em forma de tubo, que vai de um lado ao outro do habitáculo e que integra dois ecrãs: um painel de instrumentos de 10 polegadas e um ecrã central de 12 polegadas orientado para a visão do condutor.
E para manter a capacidade de armazenamento, o Trafic conta, além do já tradicional porta-luvas, com uma série de compartimentos abertos: três suportes para copos e um porta-documentos sob o ecrã central, três áreas de arrumação atrás do painel de instrumentos, pois compartimentos de cada lado do volante e dois níveis de arrumação nas portas. Ainda atrás do painel de bordo, entre o acima referido “tubo” e a base do pára-brisas, há mais espaço de arrumação, neste caso para o armazenamento de objetos como blocos de notas ou até mesmo um casaco.
Renault Goelette E-Tech
Embora partilhe a mesma plataforma do Trafic E-Tech, o Goelette E-Tech diferencia-se pela sua capacidade de transformação no espaço de carga.
Uma vez que possui eixos reforçados, o Goelette E-Tech pode transportar cargas de até 1,4 toneladas e abre o leque a um vasto número de personalizações, com transformações que podem ser feitas em fábrica e pela Qstomize ou pela rede de transformadores certificados da marca.
Por derivar do Trafic (mesmas dimensões e design da cabina), a Goelette propõe versões de fábrica diferentes: chassis-cabina – que pode ser equipado com qualquer carroçaria proposta pelos transformadores – , caixa de grande volume – que pode ultrapassar os 10 metros cúbicos -, ou cabina longa, com capacidade de transporte até seis pessoas e um amplo espaço de carga.
Renault Estafette E-Tech
É o primeiro veículo concebido, do princípio ao fim, para refletir as especificações e a experiência do condutor na área das entregas de última milha.
Embora a sua altura o distinga dos irmãos Trafic e Goelette (2,6 m), o Estafette partilha a mesma plataforma tipo “skate”. Com um comprimento de 5,27 metros, o Estafette tem uma capacidade de carga de 9,2 metros cúbicos, mas é mesmo na altura que reside um dos seus maiores trunfos: permite a um motorista de entregas, com um máximo de 1,90 metros de altura, circular em pé, dentro do veículo, sem qualquer tipo de restrições.
O acesso à área de carga é conseguido através de portas laterais deslizantes e de uma porta traseira tipo persiana, concebida, diz o fabricante, para otimizar o trabalho dos motoristas de entregas.
Como todo o conceito do Estafette foi pensado para facilitar o trabalho dos motoristas de entregas, a Renault pensou em simples detalhes como a abertura e fecho de portas laterais, que agora são feitas num único movimento, sem que seja necessário puxá-las primeiro (como acontece normalmente nos outros furgões). Também os puxadores exteriores foram concebidos para serem abertos apenas com o cotovelo, permitindo assim ao motorista manter a encomenda segura nos braços enquanto opera este movimento. Outro detalhe curioso é o facto de a porta deslizante do lado direito ter sido tornada mais leve.
Já na traseira, ao invés de uma tradicional porta com dobradiças, o Estafette conta com uma persiana, que se abre com um movimento do pulso. As suas lâminas deslizam ao longo do teto do veículo (não formam um rolo compacto, garantindo assim a altura total da carga).
A bordo, o painel de instrumentos é o mesmo do Trafic e da Goelette, mas com uma diferença: é 20 cm mais alto e tem uma disposição inferior simplificada com o intuito de criar espaço de arrumação adicional à direita do condutor.
Para este veículo não estão previstos bancos de passageiros, embora a Renault abra uma exceção: “um banco rebatível para utilização ocasional ou para formação de condutores”.