O diesel continua a ser a motorização mais procurada e vendida na Europa, revela estudo da Bosch, líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços.
De acordo com o conjunto de informações reunido pela empresa, a propósito das preferências por tipo de automóvel em todo o mundo, a opção pelo diesel representa 50 por cento dos carros novos europeus.
Os motivos são evidentes: um veículo moderno movido a diesel consome menos 25% que um veículo semelhante a gasolina e, por sua vez, apresenta uma força de motor (binário) 40% superior, indica o estudo da Bosch.
A popularidade destes motores está até a aumentar nos EUA e na Coreia do Sul, considerados mercados com potencial de crescimento.
Mas a Bosch estima um crescimento igualmente significativo dos veículos híbridos. Dos cerca de 113 milhões de veículos em todo o mundo, que a Bosch prevê para 2020, 6,5 milhões serão híbridos, 3 milhões serão híbridos plug-in e 2,5 milhões serão totalmente elétricos.
Atualmente, o Japão é o mercado mais forte para os carros híbridos. Neste país, um em cada cinco novos carros dispõem desta tecnologia.
Nesse sentido, a Bosch encontra-se já a desenvolver um amplo portfólio de produtos, que variam entre sistemas híbridos e sistemas híbridos plug-in, bem como motores para veículos totalmente elétricos. Em complemento, a Bosch está também a desenvolver híbridos simplificados baseados num sistema elétrico de 48 volts.
Outra tendência em destaque a nível mundial são os motores bi-fuel, também movidos a gás natural. Nos últimos dez anos, a venda deste tipo de motor registou um aumento de 25% em todo o mundo. A sua utilização representa uma vantagem significativa para os condutores, uma vez que o gás natural é até 50% mais barato do que a gasolina e pode reduzir as emissões de CO2 até 25%.
Os motores a gasolina permanecem os mais populares em todo o mundo. A China ocupa o primeiro lugar – quase 100 por cento dos carros adquiridos têm este motor – e nos EUA e no Japão são cerca de 75%.