dowgrade viaturas

Um estudo apresentado hoje pela Leaseplan com o apoio da KPMG aponta o downgrade nas viaturas como a principal forma de fazer frente às subidas dos custos fiscais nas viaturas preconizados pelas recentes alterações na tributação autónoma.

Nas viaturas com preço acima dos 25 mil euros, onde a tributação subiu para os 27,5%, a gestora diz que o downgrade nas viaturas é a solução mais equilibrada para a empresa e para o colaborador. A LeasePlan diz que esta medida “permite à empresa manter o custo sem aumentar as obrigações e ao colaborador continuar a utilizar um veículo sem perda de rendimento líquido”.

O downgrade não tem que ser necessariamente uma descida de segmento. O estudo apresentado pela LeasePlan mostra simulações onde a diferença na motorização ou no nível de equipamento podem colocar o impacto do imposto a valores do ano passado. 

O documento, que a gestora vai fazer seguir para os seus clientes, diz ainda que a taxa média de tributação autónoma deverá passar de 13 para 19%. Este ano, os impostos representarão em média 32% do custo total de uma frota, quando no ano passado representavam 30 por cento. O peso da tributação autónoma passa a ser mais significativo, ficando mesmo acima do IVA.