Desde início dos anos 90, a UE tem vindo a regular as emissões dos veículos através de uma série de normas cada vez mais rígidas.
Apesar de muitos novos modelos à venda já respeitarem as normas de emissões Euro6, a norma passa a ser obrigatória a partir de Setembro de 2015.
A indústria automóvel europeia é líder mundial em tecnologia de motores a gasóleo menos poluentes, exportando quase 1,8 milhões de veículos a diesel a cada ano.
O investimento contínuo no sector automóvel e de peças ascende a 41.500 mil milhões de euros anuais, fazendo desta indústria a principal investidora europeia em matéria de inovação.
Desde 2000, os limites dos níveis de óxidos de nitrogênio (NOx) para os veículos a gasóleo foram reduzidas em 84% e as partículas em 90%. Além disso, os carros movidos por um motor diesel produzem 15% menos CO2 por quilómetro do que veículos semelhantes funcionar com gasolina. O gasóleo tem, contribuído também para ajudar a reduzir ainda mais as emissões de CO2 do transporte rodoviário e atenuar as alterações climáticas, uma prioridade da Europa nesta matéria.