Embora mais à frente na eletrificação do seu mercado automóvel, a China será ultrapassada pela Europa (UE+EFTA+UK), que pouco depois de 2025 tomará a liderança – que não mais largará – rumo a uma quota de mercado elétrica de 70% em 2030.
Esta é a principal conclusão da análise de tendências e desenvolvimentos da eletrificação por região, recentemente feita pela ACEA – Associação Europeia dos Construtores Automóveis.
Perspetivas de tendências de eletrificação
Até final de 2022, cerca de 20% de todos os carros matriculados na China eram veículos elétricos a bateria (BEV). Estes dados colocam, atualmente, a China na liderança dos principais mercados automóveis no que respeita à eletrificação.
No entanto, é esperado que, em 2025, a quota de BEV na Europa chegue aos 30% e que, apenas cinco anos depois, esse número mais que duplique, para 70%.
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Principais desafios que os mercados enfrentam
A instalação de pontos de carregamento em toda a Europa continua a ser o principal ponto-chave, sendo que a ACEA acredita mesmo que esta tendência de eletrificação só poderá verificar-se se os Governos europeus derem passos concretos nessa direção.
A ACEA apresentou recentemente um relatório onde dava conta de que quase 50% de todos os postos de carregamento elétrico localizados na Europa estavam instalados em apenas dois países (Países Baixos, com 90 mil carregadores) e Alemanha (com 60 mil carregadores) - e estes dois países cobrem menos de 10% de toda a área de superfície da União Europeia.
Tendo em conta estes números, a associação diz que seriam necessários 6,8 milhões de postos públicos de carregamento elétrico em toda a União Europeia (até 2030) para se conseguir alcançar a proposta de redução de 55% de emissões de CO2 para veículos de passageiros.