O Grupo Europcar, há 70 anos no mercado de aluguer de viaturas na Europa e que, desde 2014, passou a assumir-se como um player na área da mobilidade, ao acrescentar um conjunto de outros serviços, passa a designar-se, coerentemente a isso, EUROPCAR MOBILITY GROUP.

A base do seu “core business” passa então a ser a mobilidade, na linha das novas tendências de aquisição, utilização e partilha de viaturas.

Esta transformação encetada há 4 anos começou com a entrada em novos segmentos (low-cost), inicialmente com a Inter Rent, posteriormente com a aquisição da Goldcar, mas também com a diversificação das suas atividades para além do tradicional aluguer de automóveis, carrinhas e furgões; chauffeur service, car-sharing e car-sharing peer-to-peer.

“Sabemos que a tradicional propriedade de um automóvel já não é uma solução adequada para todos em resultado da evolução tecnológica e inovação digital. Hoje existem muitas outras soluções inteligentes e economicamente eficientes para nos deslocarmos de um ponto a outro, e é isto que importa verdadeiramente para as pessoas”, revela Caroline Parot, CEO do Grupo Europcar Mobility.

“Perante este enquadramento há uma clara necessidade dos fornecedores de mobilidade global simplificarem a vida das pessoas e o Europcar Mobility Group encontra-se numa posição privilegiada para desempenhar o papel de líder nesta mudança de paradigma. Queremos ser a ‘Empresa de Serviços de Mobilidade’ preferida e oferecer soluções alternativas à propriedade de veículos que sejam atrativas”, acrescenta a CEO do grupo.

Estratégia abrangente de Mobilidade

Nos últimos anos, a estratégia de crescimento tem sido dirigida especificamente através de um conjunto de aquisições, incluindo a Ubeeqo, uma start-up europeia especializada em car-sharing, e a Brunel, um fornecedor de serviços de motorista. Recentemente, o Grupo também comprou a Scooty, uma startup de scooter-sharing.

O Grupo realizou ainda investimentos minoritários na Snappcar, o segundo maior parceiro internacional de car-sharing na Europa, e na Wanderio, uma plataforma multimodal que permite a pesquisa e comparação.

Além dos investimentos em novas soluções de mobilidade, o Grupo continua a reforçar a sua experiência core no aluguer de veículos, com o objetivo de atender melhor as necessidades de todos os clientes, independentemente do orçamento e da sua utilização.

Este compromisso foi reforçado em 2017 com a aquisição da Goldcar, líder em aluguer de automóveis low-cost na Europa, e da Buchbinder, uma das principais líderes de aluguer de veículos na Alemanha.

“Precisávamos de um nome que reflectisse a transformação do Grupo e os desenvolvimentos que pretendemos empreender no futuro, demonstrando a força do nosso negócio tradicional e da nossa posição número 1 no aluguer de automóveis. Com o nome EUROPCAR MOBILITY GROUP capitalizamos a marca Europcar e reforçamos o nosso posicionamento no contexto da mobilidade para futuras aquisições. Queremos também estimular uma nova mentalidade na empresa: que nossos funcionários se sintam parte de um grupo mais amplo e que está muito bem posicionado para o futuro “, explica Caroline Parot, CEO do Grupo.

A alteração do nome do Grupo foi aprovada durante a Reunião Anual dos Acionistas do Grupo, realizada em 17 de maio de 2018.

Marcas que fazem parte do Europcar Mobility Group:

  • Europcar – Líder europeu de aluguer de automóveis, carrinhas e furgões;
  • Goldcar – Líder na Europa em aluguer low cost de automóveis;
  • InterRent – Especialista em aluguer de automóveis de gama média;
  • Buchbinder – Um dos principais líderes de aluguer de automóveis na Alemanha;
  • Ubeeqo – start-up europeia especializada em car-sharing (B2B e B2C);
  • Bluemove – empresa espanhola de car-sharing;
  • GoCar – empresa irlandesa de car-sharing;
  • E-car Club – clube de carros elétricos pay-per-use com base no Reino Unido;
  • Scooty – start-up de scooter-sharing;
  • Brunel – uma empresa de serviços de motorista com sede em Londres;
  • Snappcar (*): o segundo maior player internacional de car-sharing peer-to-peer na Europa;
  • Wanderio(*): plataforma multimodal de busca e comparação

(*) investimento minoritário