A Tacho Easy, empresa especializada na gestão de dados para tacógrafos digitais, acabou de lançar o Eurotraking, um equipamento que acumula geolocalização de veículos com leitura da linha CAN bus para automóveis ligeiros.
Na prática, significa que as empresas vão poder ter acesso a dados de telemetria dos seus veículos, com mais informação que os sistemas de geolocalização correntes. O Eurotraking faz a leitura real do consumo de combustível e das rotações do motor, mas também da temperatura do motor, coordenadas que todas juntas permitem saber que tipo de utilização o condutor faz da viatura.
Ao seleccionar uma viatura, no interface do sistema, é possível saber:
– localização
– velocidade
– rotações por minuto
– coordenadas GPS
– temperatura do motor
– histórico de percursos
Outra possibilidade do Eurotraking é a delimitação de zonas e pontos de interesse. A diferença aqui, em relação a outros sistemas, é que esta delimitação de zonas é feita de forma não geométrica. Se, em alguns casos, a zona é uma área circular com um determinado raio, no Eurotraking, é possível delimitá-la através da escolha de vários pontos.
“Delimitação de zonas não geométricas melhoram a produtividade e ajudam a reduzir os riscos, gerando alertas de cada vez que os veículos atravessam a zona definida. Atribuindo um número ilimitado de pontos de interesse consegue-se uma melhor análise dos tempos de condução e paragem do veículo por viagem, facilitando a optimização das rotas”, Rogério Mota, director comercial da Tacho Easy
Quanto à visualização, essa pode ser feita através de gráficos de barras sobre o desempenho da frota ou de um veículo. Nestes estão incluídos os Quilómetros, Condução, Paragens, Utilização, Velocidade e Viagens. Mas estes relatórios podem ser exportados nos formatos Excel, PDF e HTML. E todos eles podem ser configurados e calendarizados por dias, semanas e meses e serem enviados para um email à escolha.
O sistema é instalado da forma mais fácil, ligando apenas o aparelho à linha de CAN Bus. Mas o Eurotraking possibilita periféricos opcionais. E nestes, cabe a identificação de motorista por RFID, para garantir que somente os motoristas autorizados conduzam o veículo, e o sensor de temperatura, que regista a temperatura da cabine ou carroçaria. Estão ainda disponíveis botões de pânico e conversores de CAN Bus.
O produto vai ser comercializado em dois sistemas. Num deles, será vendido o Eurotracking sem telemetria, com um investimento inicial de 160 euros, a que acrescem 48 mensalidades de 4 euros. Há também as modalidades de 12, 24 e 36 meses, mas é possível fazer pronto pagamento. No Eurotracking com telemetria, prevê-se um investimento inicial de 190 euros, somando-se 48 mensalidades de 4,0 euros (há também as modalidades de 12, 24 e 36 meses e pronto pagamento). As comunicações estão incluídas nas duas modalidades.