O EV.GUIDE é o novo guia mundial lançado pelo Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) com o objetivo de facilitar a adoção de veículos elétricos por parte das empresas.

O guia dispõe dos mais recentes recursos sobre as tecnologias disponíveis, as etapas de planeamento para equipar uma frota com veículos elétricos e uma visão geral das melhores práticas empresariais na transição energética. Reunir experiências práticas e conhecimentos específicos a partir de perspetivas globais de diferentes indústrias foi uma das bases de sustentação para apoiar as empresas nas suas tomadas de decisão rumo à aquisição de frotas elétricas.

A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) veio, segundo o WBCSD, destacar a necessidade de adotar veículos e sistemas de transporte mais sustentáveis. Procurar novas formas de mobilidade tornou-se numa realidade e um pouco por tudo o mundo são anunciados pacotes de incentivos governamentais para a adoção de veículos elétricos.

A EDP foi uma das empresas (entre as mais de 200 empresas que se comprometeram com o guia) a contribuir, tendo fornecido sugestões de melhores práticas rumo à sustentabilidade. A empresa assinou também, recentemente, o Pacto de Mobilidade Empresarial, em Lisboa.

A EDP pretende eletrificar a sua frota ligeira até 2030. São objetivos que se enquadram no compromisso EV100, uma iniciativa global coordenada pelo The Climate Group, do qual a EDP faz parte.

O ‘Corporate EV adoption guide’ resulta de um grupo de trabalho do qual fazem parte empresas como a EDP, a Eaton, a Enel, a Guidehouse, a LeasePlan, a Mahindra, a Michelin, a Nissan, a Solvay e a UPS.