“Não é apenas o Volvo mais avançado que já criámos”, diz a marca. Daí que o EX90 seja considerado mais do que apenas um carro, seja a porta de acesso para um novo ecossistema de mobilidade elétrica e o início de uma nova era para o construtor. Uma era que assenta em pilares fundamentais como a segurança, a sustentabilidade e a tecnologia centrada nas pessoas, características que este novo Volvo EX90 espelha na perfeição
O Volvo EX90 é um SUV de sete lugares exclusivamente elétrico com até 600 quilómetros de autonomia e um nível de proteção mais elevado do que qualquer outro modelo até hoje apresentado pela marca. E se há muito a Volvo assume um papel de liderança no domínio da segurança automóvel, a evolução da tecnologia permitiu fazer do EX90 um automóvel ainda mais “inteligente”, com capacidade para decifrar não só a aptidão e o estado de atenção do condutor, como também para avaliar continuamente as condições de segurança do meio envolvente.
Apresentada como um “escudo de segurança invisível que permite compreender o estado de espírito do condutor e o mundo ao seu redor”, destinada a “criar, a qualquer instante, a situação mais segura possível para todos aqueles que se encontrem dentro ou fora” do veículo, esta tecnologia concebida pela Volvo a pensar na segurança tem também competência para “ficar mais inteligente e mais segura com o tempo”, dado que pode receber e incorporar novos dados e novas atualizações que refletem a sua utilização em condições reais de circulação.
LiDAR: antecipar, prevenir e proteger
Líder mundial no domínio da segurança automóvel, o compromisso da Volvo para reduzir a zero o número de mortes e de feridos graves a bordo dos seus veículos levou o construtor a dar mais um passo neste sentido.
Voltando a inovar com a preciosa ajuda da tecnologia e da “inteligência artificial”, o Volvo EX90 estreia um novo sistema de proteção que funciona em 360º. O dispositivo que gradualmente irá estar em todos os novos modelos da marca e que fica visível na parte frontal do tejadilho, incorpora oito câmaras, 16 sensores ultrassónicos e um sensor LiDAR com capacidade para detetar, por exemplo, “peões até 250 metros de distância e algo tão pequeno e tão escuro como um pneu numa estrada 120 metros à frente, mesmo em velocidades de autoestrada”, assegura o construtor. Além de alertar o condutor, o sistema está também capaz de responder e atuar sempre que o condutor se atrase um milésimo de segundo que seja em qualquer decisão que comprometa a segurança.
Ciente de que o comportamento humano tem também grande influência na sinistralidade, e que fatores como a distração, o estado de espírito ou até mesmo a sonolência podem afetar a qualidade e a segurança da condução, a Volvo desenvolveu e também estreou no EX90 o Driver Understanding System (DUS), uma tecnologia bastante precisa capaz de detetar precocemente indícios de que o condutor não está nas melhores condições para prosseguir viagem.
Através dos dados recolhidos por duas câmaras, o DUS analisa os padrões do olhar do condutor e o tempo que este passa a olhar para a estrada, para medir a qualidade da sua atenção à condução. Face aos padrões de visão e do comportamento da direção, o Volvo EX90 começa por emitir sinais de alerta que aumentam consoante a gravidade da situação, tendo também capacidade para, de forma autónoma, desenvolver ações com vista a imobilizar o veículo em segurança enquanto envia sinais luminosos de aviso aos outros utentes da via.
Além destas evoluções no domínio da segurança, outra novidade é aquela que deteta sinais de vida no interior do automóvel fechado, inclusive na bagageira. Esta inovação destina-se muito especialmente a evitar ou minimizar a possibilidade de esquecimento de crianças ou de animais no interior de um carro fechado, podendo acionar automaticamente a climatização assim que a temperatura do habitáculo atinge valores preocupantes, bem como de transmitir mensagens de alerta para o telemóvel do condutor.
Características técnicas mais importantes
O Volvo EX90 possui dois motores elétricos com dois valores de potência e binário:
- Twin Motor: 408 cv e 770 Nm
- Twin Motor Performance: 517 cv e 910 Nm
As duas versões apresentam:
- Bateria com 111 kWh de capacidade
- Até 600 km de autonomia (em ciclo WLTP)
- Potência de carregamento ultrarrápido de até 250 kW (até 180 km de autonomia em apenas 10 minutos, num posto de carregamento com esta potência recupera de 10 a 80% da bateria em 30 minutos)
- Potência máxima de carregamento AC: 11 kW
- Capacidade de carregamento bidirecional, que permite utilizar a bateria como fonte de energia adicional para aparelhos domésticos ou até mesmo outra viatura
Oferta renting*
- Volvo EX90 Twin Motor Ultra: 990 euros
- Volvo EX90 Twin Motor Performance Ultra: 1.061 euros
*Todos os valores sem IVA incluído. Campanha Volvo Car Renting para 60 meses/50 mil km totais, válida até 31/03/2023, exclusiva para clientes empresa. Entrada inicial no valor de 15 mil euros (mais IVA). Serviços incluídos: aluguer, IUC, IPO, Manutenção, Pneus ilimitados, Seguro automóvel com 4% de franquia; Manutenção + Viatura Substituição. A presente proposta não confere relação contratual e depende de prévia análise de crédito e validação por parte da SGALDAutomotive. Não dispensa a consulta de todas as condições em volvocars.pt.