Em 2011, a ExpressGlass identificou algumas lacunas na capacidade de resposta às solicitações das empresas.

Por isso, adaptou a sua estrutura às necessidades específicas deste mercado que já representa cerca de 30% do volume dos seus negócios.

Através de uma integração de sistemas informáticos com as principais seguradoras portuguesas é possível agilizar todo o processo de gestão de sinistros QIV (Quebra Isolada de Vidros).

“Para o gestor de uma frota, estas ferramentas garantem uma maior eficiência de todo o processo e minimizam o tempo despendido com a parte administrativa do processo. Como? Dispensando as peritagens aos serviços efetuados, já que a seguradora confia na ExpressGlass e nos seus técnicos para a validar a auditoria do serviço. Seja numa das lojas ou através de um serviço móvel, não existe uma paralisação da viatura, exceto para o trabalho de reparação ou substituição do vidro”, garante Mauro Furtado, responsável comercial da empresa.

Além disso, prossegue este responsável, “integrada na nossa estrutura central, temos uma equipa especializada na gestão do processo QIV que analisa, enquadra tecnicamente e processa os sinistros, salvaguardando os interesses de todas as partes”.

Mais serviços além da reparação de vidros

expressglass-vidro-automovelOs serviços móveis da ExpressGlass estão aptos a reparar ou substituir vidro automóvel em qualquer parte

“Embora o nosso ‘core business’ seja a reparação e substituição de vidros em viaturas, ligeiras ou pesadas, mas também máquinas industriais”, explica Mauro Furtado, “as lojas ExpressGlass estão aptas para prestar outro tipo de serviço como a aplicação de películas, a venda e colocação de escovas limpa para-brisas, a aplicação de repelente de chuva, o polimento de óticas ou a remoção de pequenos riscos em vidros de viaturas clássicas, por exemplo. Inclusivamente, prestamos assistência a alguns nichos, como as viaturas blindadas e transporte ferroviário, além de analisarmos permanentemente as necessidades dos condutores, de forma a desenvolver soluções que melhor se adaptem às suas exigências”, garante.

Por isso, a ExpressGlass adequou a sua estrutura operacional para dar resposta às solicitações das empresas, como o atendimento prioritário, personalizado e com horários diferenciados.

“Um exemplo deste acompanhamento são as lojas com horários alargados. Em 2011, abrimos três em centros comerciais, uma em Lisboa, no Centro Comercial Colombo, outra no Porto, no Norte Shopping, e uma outra no Maia Shopping. Simultaneamente, estendemos o horário de atendimento do nosso ‘contact center’ das 8h30m às 23 horas”.

Estas medidas acabaram por resultar numa enorme adesão por parte das empresas e também de clientes particulares, muitos dos quais chegam por via das seguradoras.

Acordos de assistência internacional

Com capital exclusivamente nacional, a ExpressGlass dispõe de uma rede com 81 lojas, incluindo na Madeira e nos Açores.

Conta ainda com cerca de 60 serviços móveis, viaturas devidamente equipadas para a realização de serviços de substituição e reparação de vidros nas instalações do cliente.

Integra também a Automotive Glass Europe (AGE), uma associação europeia de empresas de substituição e reparação de vidros automóveis.

Em caso de quebra de um vidro num dos 16 países em que a AGE está presente, os clientes podem contactar a ExpressGlass em Portugal, que coordenará todo o processo de reparação ou substituição com o parceiro europeu.

Este serviço é particularmente importante para clientes com frotas internacionais. Até porque os ramos de comércio e serviços, onde se incluem as transportadoras, são os têm maior representatividade no negócio da empresa.

O facto de a ExpressGlass ter uma rede adequada à dimensão do mercado português permite ainda uma atuação rápida, independentemente da localização geográfica do cliente.

“Consideramos que o atendimento telefónico de um cliente às 21 horas, a realização de um serviço de substituição de um vidro às 22 horas em Bragança ou a realização de uma reparação de para-brisas num domingo em Vialonga, são fatores diferenciadores que representam mais-valias para os gestores de frota”.