Em virtude do surto pelo novo Coronavírus (COVID-19), a indústria automóvel começou a ressentir-se e, como tal, já alguns fabricantes começaram a decidir o encerramento temporário das suas fábricas, suspendendo assim a sua produção na Europa.

Assim, estes são os fabricantes que à data anunciaram o encerramento das suas fábricas na Europa:

Mazda

Este é um caso à parte, visto a Mazda não possuir unidades de fabrico na Europa. Porém, a marca anunciou também que vai proceder a um ajuste nos volumes de produção nas suas instalações em virtude da dificuldade na aquisição de peças e da queda nas vendas nos mercados externos.

Assim, as fábricas de Hiroshima e Hofu (Japão), vão suspender a produção durante 13 dias e vão operar, ao longo de oito dias, em turnos diurnos, no período compreendido entre 28 de março e 30 de abril.

  • a partir de 25 de março: Mazda Mexico Vehicle Operation (México)
  • a partir de 30 de março: AutoAlliance Co., Ltd. (Tailândia)

A suspensão da fábrica do México é válida por dez dias, enquanto que a produção na fábrica tailandesa será também por dez dias, embora a suspensão entre em vigor mais tarde.

A Mazda diz que durante este período apenas as operações administrativas serão realizadas normalmente.

Nissan

  • desde 13 de março: fábrica de Barcelona (Espanha)
  • desde 16 de março: Avila (Espanha)
  • desde 17 de março: fábrica de Sunderland (Reino Unido)
  • desde 19 de março: Cantabria (Espanha)

A suspensão da fábrica de Sunderland, Avila e Cantabria permanecem em vigor até novo aviso.

A Nissan diz que segue as recomendações das autoridades e diz estar preparada para apoiar quaisquer iniciativas nas quais a sua experiência e know-how sejam necessárias.

A Nissan diz que vai continuar a monitorizar a situação relativa à sua produção na Europa.

Volvo

  • desde 20 de março: a fábrica de Ghent (Bélgica)
  • a partir de 26 de março: as fábricas de Torslanda, Skövde e Olofström (Suécia)

A fábrica de Ghent permanecerá fechada até 5 de abril. Quanto às fábricas suecas, a suspensão na produção permanecerá em vigor até 14 de abril.

Grupo BMW

  • durante esta semana: o Grupo prevê o encerramento de todas as suas fábricas na Europa, sendo que todas terão de estar encerradas até final desta semana.

A interrupção da produção vigorará até 19 de abril.

Toyota

  • já suspensa: Toyota Motor Manufacturing France, em Onnaing (França)
  • desde 18 de março: Toyota Motor Manufacturing UK, em Burnaston e Deeside (Reino Unido) e Toyota Motor Manufacturing Poland, em Walbrzych and Jelcz-Laskowice (Polónia)
  • desde 19 de março: Toyota Peugeot Citroën Automobiles em Kolin (República Checa)
  • 21 de março: Toyota Motor Manufacturing Turkey em Sakarya (Turquia)

A Toyota diz que embora a suspensão das fábricas seja uma realidade, a continuidade do aprovisionamento de peças para o consumidor final não será interrompida.

No sector das Vendas, cada país fará a sua análise e a Toyota agirá em conformidade com a situação de cada território.

Groupe Renault

  • desde 18 de março: suspensão de toda a atividade industrial na Renault Cacia.

O Grupo acredita que a atividade comercial será “retomada rapidamente” depois da crise e diz que serão aplicadas medidas (em conjunto com os representantes dos trabalhadores) para responder a um eventual aumento da procura.

  • desde 16 de março: doze fábricas francesas.

O Grupo diz que a produção será suspensa em todas as fábricas francesas com vista à proteção dos seus empregados.

O recomeço da produção está dependente do evoluir favorável das condições.

Mais acrescenta o Grupo Renault que a continuidade de funcionamento das suas outras fábricas europeias depende das situações de cada país.

O Grupo diz ainda que pretende implementar medidas para responder à procura comercial.

Mercedes-Benz

A maioria da produção da marca de Estugarda está suspensa na Europa a partir de hoje, por um período (inicial) de duas semanas.

A suspensão será aplicada às fábricas de veículos ligeiros, furgões e comerciais.

A Daimler diz que o acesso às cadeias de fornecimento está limitado, neste momento, daí também a decisão de suspender a produção.

De acordo com a Daimler, é impossível determinar ou quantificar os efeitos económicos desta suspensão nas suas operações.

Assim que possível, a empresa refere que retomará de imediato a produção.

Ford

  • desde 19 de março: toda a produção europeia de motores e veículos pára.

As fábricas de Colónia e Saarlouis, na Alemanha, bem como a unidade de Craiova, na Roménia, suspendem assim temporariamente a produção.

A fábrica de motores em Valência, Espanha, já tinha sido suspensa depois de três trabalhadores terem testado positivo para o novo Coronavírus.

A Ford diz que apenas tarefas essenciais deverão ser mantidas nestes locais: manutenção e segurança.

A duração da suspensão dependerá de diversos fatores, diz a Ford. Desde a progressão do vírus, passando pelas decisões dos governos nacionais e da União Europeia relativamente ao movimento (inclusive nas fronteiras) e pela capacidade dos fornecedores de continuarem a fornecer componentes.

Volkswagen Group

Herbert Diess, presidente do Conselho de Administração da Volkswagen Aktiengesellschaft, disse que ainda esta semana serão interrompidas as produções das fábricas europeias do grupo.

Portugal (Autoeuropa), todas as fábricas espanholas e Eslováquia. As fábricas da Lamborghini e da Ducati em Itália também suspenderão produção.

As outras fábricas do grupo (alemãs e restantes europeias) planeiam também interromper a produção durante duas semanas.

Por outro lado, e à exceção das fábricas em Changsha e Urumqi, na China, toda a produção VW retomou o ritmo normal.

Groupe PSA

  • já suspensa: Madrid (Espanha), Mulhouse (França)
  • já suspensa: Poissy, Rennes, Sochaux (França), Saragoça (Espanha), Eisenach, Rüsselsheim (Alemanha), Ellesmere Port (Reino Unido), Gliwice (Polónia)
  • desde 18 de março: Hordain (França), Vigo (Espanha), Mangualde (Portugal)
  • desde 19 de março: Luton (Reino Unido), Trnava (Eslováquia)

O encerramento dos centros de produção de órgãos mecânicos será ajustado em conformidade.

FCA Group

  • desde 16 de março até 27 de março: todas as subsidiárias da FCA Itália e Maserati. Com efeito imediato, a produção será suspensa na maioria das fábricas na Europa.

O plano de interrupção afetará as fábricas de Melfi, G. Vico (Pomigliano), Cassino, Mirafiori Carrozzerie, Grugliasco e Modena (Itália), Kragujevac (Sérvia), Tychy (Polónia).

Esta decisão do FCA Group sobrepõe-se ao que tínhamos noticiado anteriormente.