Em setembro de 2024, o Grupo Salvador Caetano anunciava que ia trazer para Portugal a Farizon SuperVAN, um comercial elétrico pertencente ao Geely Holding Group, detentor de marcas como a Polestar, a Volvo ou parte da smart, por exemplo.

farizon supervan

A Geely é um grupo que não constrói apenas automóveis; está também presente na industria aeroespacial. A Farizon, parte integrante desta engrenagem, produz desde pequenos comerciais a camiões e autocarros. Agora, em menos de meio ano depois, a marca introduz no mercado português a SuperVAN, um comercial anunciado pela própria – e com argumentos para tal – como vanguardista.

Disponível no nosso mercado em seis versões, os preços da Farizon SuperVAN iniciam-se nos 39.592,68 euros, valor ao qual acrescem IVA e despesas.

Produzidos de raiz para serem veículos elétricos, os comerciais Farizon SuperVAN podem ser configurados com três comprimentos de chassis diferentes e três alturas de carroçaria. Têm a particularidade de ter duas portas laterais de correr e não terem pilar B.

As portas traseiras podem abrir a 180º ou a 270º e a capacidade de carga útil é até 1.480 kg.

Quanto a desempenho e características técnicas, a Farizon SuperVAN, com todos os modelos a apresentarem tração às rodas dianteiras, pode ser equipada com motor de 231 cv ou de 272 cv. Os conjuntos de baterias a instalar nestes comerciais podem ser de 49 kWh, 66 kWh, 83 kWh ou 106 kWh, com autonomias anunciadas de até 355 km, 376 km ou 398 km, dependendo do pack de baterias escolhido e da configuração.

Relativamente a garantias, a Farizon oferece dois anos ou 60 mil km de manutenção e uma garantia de veículo de cinco anos ou 200 mil km. No caso das baterias, esse período estende-se para oito anos ou 200 mil km (o que ocorrer primeiro, também).

Já a representação da Farizon em solo nacional, incluindo regiões autónomas da Madeira e dos Açores, deverá estar concluída até final de 2025.