Os serviços do Mopar Connect foram criados para fornecerem uma visão global dos principais dados de viaturas do grupo FCA (Fiat, Alfa-Romeo, Jeep…), desde os níveis do combustível ao estado da bateria ou de pressão dos pneus, por exemplo.
Integram também algumas funcionalidades remotas e asseguram a monitorização permanente das condições de assistência e de segurança do veículo, para desencadear o auxílio em caso de emergência ou facilitar a localização do concessionário mais próximo (com indicações de navegação), no caso de ser detetado um problema técnico que justifique a intervenção.
O Mopar Connect compreende uma oferta para clientes particulares, mais limitada no número de funcionalidades, e outra mais completa e orientada para clientes profissionais.
Na proposta para clientes-empresa, o sistema desenvolvido pela Targa Telematics atua em ambiente web, agregando os dados da viatura e da condução numa organização específica para melhor leitura e aproveitamento dessas informações.
O sistema já dispõe do essencial para a gestão das viaturas que o utilizam, incluindo a possibilidade de acompanhamento de rotas em tempo real ou o histórico dos percursos, contudo, é possível a exportação desses mesmos dados para integração posterior em outras plataformas digitais do cliente.
A oferta profissional complementa as funcionalidades disponibilizadas para particulares, que são as seguintes:
my:Assistance
- Assistência em caso de acidente com localização do veículo via posicionamento de GPS;
- Assistência em viagem;
- Assistência em caso de roubo,com alerta ao condutor em caso de movimento suspeito do veículo e emissão de sinal GPS para facilitar a sua localização.
my: Remote control
- Através do smartphone, o controlo e localização remota do veículo:
Localização da viatura, por exemplo num parque de estacionamento, com navegação até ao local onde se encontra; - Bloqueio/desbloqueio de portas a partir do telemóvel ou do computador;
- Envio de notificações por SMS ou email quando o veículo entra ou sai de uma determinada área ou excede uma determinada velocidade. Parametrização de lembretes.
Oferta para clientes profissionais
Acessível a partir da plataforma web de gestão de frotas Mopar Connect Fleet, a versão destinada ao cliente-empresa complementa a oferta destinada a particulares com mais níveis de dados e um nível específico de organização. Nomeadamente:
- Georreferenciação, com alertas de entrada/saída de perímetro de operações definido ou das instalações;
- Utilização do veículo em tempo real: gestão de rotas e expetativas de cumprimento da tarefa, utilização fora de horas de trabalho;
- Gestão de consumos, com histórico;
- Diagnóstico do veículo e planeamento de manutenção, com possibilidade de definição de vários tipos de alertas, para antecipação de necessidades, por exemplo;
- Gestão em tempo real de mais de uma viatura em simultâneo (até seis)
- Relatórios automáticos pré-definidos
- Inibição do motor de arranque
Preços
Para poderem beneficiar deste serviço, é preciso ter uma “box” instalada na viatura e os clientes particulares devem descarregar uma aplicação específica para telemóvel.
Para estes, a solução tem um custo de 350 euros para as marcas Fiat, Fiat Pro, Lancia, Abarth e de 400 euros para a Jeep e Alfa Romeo (custo da box+instalação+12meses de serviço da app Uconnect).
Já o sistema/serviço exclusivo para clientes empresas disponibiliza dois níveis de funcionalidades/informação:
- “Basic pack” (acrescenta 150 euros aos valores anteriores)
- “High pack”, que fornece mais dados do veículo e possibilidade relatórios automáticos (mais 195 euros, idem).
Valores passíveis de negociação consoante a dimensão da frota.
MOPAR PARTS & SERVICES
- Nuno Lopes
- Diretor
- 214125543
- nuno.lopes@fcagroup.com
- Nos sites das marcas: fiat.pt, alfaromeo.pt, jeep.pt e fiatprofessional.pt