Os serviços do Mopar Connect foram criados para fornecerem uma visão global dos principais dados de viaturas do grupo FCA (Fiat, Alfa-Romeo, Jeep…), desde os níveis do combustível ao estado da bateria ou de pressão dos pneus, por exemplo.

Integram também algumas funcionalidades remotas e asseguram a monitorização permanente das condições de assistência e de segurança do veículo, para desencadear o auxílio em caso de emergência ou facilitar a localização do concessionário mais próximo (com indicações de navegação), no caso de ser detetado um problema técnico que justifique a intervenção.

O Mopar Connect compreende uma oferta para clientes particulares, mais limitada no número de funcionalidades, e outra mais completa e orientada para clientes profissionais.

Na proposta para clientes-empresa, o sistema desenvolvido pela Targa Telematics atua em ambiente web, agregando os dados da viatura e da condução numa organização específica para melhor leitura e aproveitamento dessas informações.

O sistema já dispõe do essencial para a gestão das viaturas que o utilizam, incluindo a possibilidade de acompanhamento de rotas em tempo real ou o histórico dos percursos, contudo, é possível a exportação desses mesmos dados para integração posterior em outras plataformas digitais do cliente.

A oferta profissional complementa as funcionalidades disponibilizadas para particulares, que são as seguintes:

my:Assistance

  • Assistência em caso de acidente com localização do veículo via posicionamento de GPS;
  • Assistência em viagem;
  • Assistência em caso de roubo,com alerta ao condutor em caso de movimento suspeito do veículo e emissão de sinal GPS para facilitar a sua localização.

my: Remote control

  • Através do smartphone, o controlo e localização remota do veículo:
    Localização da viatura, por exemplo num parque de estacionamento, com navegação até ao local onde se encontra;
  • Bloqueio/desbloqueio de portas a partir do telemóvel ou do computador;
  • Envio de notificações por SMS ou email quando o veículo entra ou sai de uma determinada área ou excede uma determinada velocidade. Parametrização de lembretes.

Oferta para clientes profissionais

Acessível a partir da plataforma web de gestão de frotas Mopar Connect Fleet, a versão destinada ao cliente-empresa complementa a oferta destinada a particulares com mais níveis de dados e um nível específico de organização. Nomeadamente:

  • Georreferenciação, com alertas de entrada/saída de perímetro de operações definido ou das instalações;
  • Utilização do veículo em tempo real: gestão de rotas e expetativas de cumprimento da tarefa, utilização fora de horas de trabalho;
  • Gestão de consumos, com histórico;
  • Diagnóstico do veículo e planeamento de manutenção, com possibilidade de definição de vários tipos de alertas, para antecipação de necessidades, por exemplo;
  • Gestão em tempo real de mais de uma viatura em simultâneo (até seis)
  • Relatórios automáticos pré-definidos
  • Inibição do motor de arranque

Preços

Para poderem beneficiar deste serviço, é preciso ter uma “box” instalada na viatura e os clientes particulares devem descarregar uma aplicação específica para telemóvel.

Para estes, a solução tem um custo de 350 euros para as marcas Fiat, Fiat Pro, Lancia, Abarth e  de 400 euros para a Jeep e Alfa Romeo (custo da box+instalação+12meses de serviço da app Uconnect).

Já o sistema/serviço exclusivo para clientes empresas disponibiliza dois níveis de funcionalidades/informação:

  • “Basic pack” (acrescenta 150 euros aos valores anteriores)
  • “High pack”, que fornece mais dados do veículo e possibilidade relatórios automáticos (mais 195 euros, idem).

Valores passíveis de negociação consoante a dimensão da frota.

MOPAR PARTS & SERVICES

  • Nuno Lopes
  • Diretor
  • 214125543
  • nuno.lopes@fcagroup.com
  • Nos sites das marcas: fiat.pt, alfaromeo.pt, jeep.pt e fiatprofessional.pt