Nos primeiros dois meses de 2016, a Europa já matriculou 2.118.273 automóveis ligeiros de passageiros novos, mais 10,1% do que em idêntico período de 2015.
Só em Fevereiro totalizou 1.056.902 unidades, mais 14,3% do que no mês homólogo do ano passado. Foi o 30.º mês consecutivo de crescimento do mercado de passageiros da UE, com contributos importantes da Itália (27,3%), França (13%), Espanha (12,6%) e Alemanha (12%).
Portugal obteve igualmente um crescimento percentual elevado em Fevereiro (26%), com 18.025 unidades, tendo já matriculado 31.967 passageiros novos desde o início do ano
Foram estas as vendas totais em fevereiro dos principais mercados e ainda Portugal:
MERCADO | Fevereiro 2016 | Fevereiro 2015 | Variação anual |
Alemanha | 250.146 | 223.254 | 12 % |
Reino Unido | 83.395 | 76.958 | 8,4 % |
Itália | 172.241 | 135.317 | 27,3% |
França | 166.728 | 147.584 | 13 % |
Espanha | 97.650 | 86 719 | 12,6 % |
Portugal | 18.025 | 14.307 | 26 % |
Total União Europeia | 1.056.902 | 924.534 | 14,3 % |
Marcas mais vendidas na Europa em Fevereiro de 2016
O grupo Volkswagen continua a liderar entre os construtores, com mais de meio milhão de unidades produzidas nos primeiros 2 meses do ano: 510.583 unidades, mais 4,5% do que as 488.711 de 2015.
Contudo, perdeu ligeiramente quota de mercado: 25,4 para 24,1% do mercado europeus, com a marca Volkswagen a estagnar e a SEAT a ver a sua produção descer 6,5%.
A crescer acima do grupo alemão estão os competidores diretos – PSA (8,5%) e grupo Renault (5,4%) – e, de forma bastante mais expressiva, o conjunto de marcas da FIAT. O grupo FCA ultrapassou a produção da Ford e já cresceu este ano 18,7%, das 127.754 unidades de 2015 para os 151.694 ligeiros de passageiros em 2015.
A recuperar terreno no mercado europeu de forma bastante expressiva está também a Mazda que, em janeiro e fevereiro de 2016 viu as suas vendas crescerem 43,4% face a 2015.