Chegam em março deste ano a Portugal e são os primeiros modelos a adotar a nova tecnologia híbrida do FCA Group – o Fiat 500 Hybrid e o Fiat Panda Hybrid, já disponíveis para encomenda.
O lançamento destes dois híbridos marca o início da eletrificação dos modelos Fiat, que prosseguirá com o arranque da produção do novo 500 em Turim, um modelo 100% elétrico que, segundo o Grupo FCA, “desempenhará um papel fundamental na estratégia de e-Mobilidade da FCA”.
De acordo com a Fiat, estes dois modelos complementam-se mutuamente no segmento dos citadinos: “o 500 representa o lado mais ‘aspiracional’ e o Panda o lado mais ‘funcional’”.
Os dois novos híbridos serão lançados numa série especial – a série Launch Edition, cuja motorização a gasolina mild hybrid será estreia no grupo. Trata-se de um sistema que é composto por um motor de 3 cilindros de 1,0 litros e 70 cv (51 kW) às 6.000 rpm e um binário máximo de 92 Nm a 3.500 rpm, um motor elétrico BSG (Belt-integrated Starter Generator) de 12V e uma bateria de lítio.
O sistema BSG permite reignições do motor de combustão silenciosas e sem vibrações quando ativada a modalidade Stop&Start.
Com a introdução da tecnologia mild hybrid, o 500 e o Panda vão dar um significativo contributo para a mobilidade urbana sustentável
– FCA Group
A tecnologia mild hybrid do FCA Group
O novo motor a gasolina mild hybrid foi construído com base no motor FireFly (com mais de 30 milhões de exemplares produzidos, presente nos modelos 500X e 500L Mirror). Com duas válvulas por cilindro e uma árvore de cames com variador de fase contínuo (comando da distribuição de corrente), a estrutura deste motor inclui ainda uma câmara de combustão compacta, condutas de admissão de elevada turbulência e uma válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation) externa, o que proporciona uma taxa de compressão de 12:1 e, consequentemente, numa melhor eficiência térmica.
O peso do motor (77 kg) também é digno de destaque. Tendo o bloco sido desenvolvido juntamente com a Teksid, é construído em liga de alumínio fundida a alta pressão. As camisas dos cilindros são em ferro fundido, o que reduz o tempo de aquecimento e, por sua vez, contribui para a redução do peso total do motor.
Montado diretamente no motor, o sistema BSG é ativado pela correia que também comanda os órgãos auxiliares. Este sistema recupera energia durante desaceleração e travagem e armazena-a numa bateria de lítio com capacidade de 11 Ah. Mais tarde, essa mesma energia é utilizada, a uma potência máxima de 3.600 W, para voltar a ligar o motor em modo Stop&Start e prestar assistência durante a aceleração.
Neste processo, o motor de combustão interna é desligado quando em velocidades inferiores a 30 km/h com a simples mudança da alavanca de velocidades para ponto morto – a informação sobre o sistema híbrido presente no painel de instrumentos aconselha o condutor sobre o momento mais adequado para o fazer.
Em modo de movimento por inércia, a bateria de lítio alimenta todas as funções.
SEAQUAL INITIATIVE
Curiosidade é a utilização do FIO SEAQUAL®, um fio cuja tecelagem dá origem a um material certificado pela SEAQUAL INITIATIVE, derivado de plástico reciclado – 10% proveniente do fundo do mar e 90% de origem terrestre.
Os estofos dos bancos da Launch Edition dos Fiat Panda e 500 Hybrid são parcialmente fabricados com este fio, que é produzido através da transformação de plástico recolhido do mar em flocos de tereftalato de polietileno, utilizados mais tarde para fabricar o fio a partir do qual os tecidos são feitos.
A colaboração da Fiat com a SEAQUAL INITIATIVE na limpeza dos oceanos e na luta contra os resíduos marinhos está assim presente na versão Launch Edition dos novos Fiat 500 Hybrid e Fiat Panda Hybrid. Tal representa o compromisso da marca italiana com a estética e com as questões ambientais.
Financiamento
É possível aos futuros clientes do 500 Hybrid e do Panda Hybrid optarem por estas formas de financiamento:
- Crédito automóvel
- Crédito automóvel com balloon, que permite deixar até 30% do PVP do veículo para o final do contrato
- Leasing, mais adequado a empresas, ENI’s e profissionais liberais, com flexibilidade ao nível da entrada e no valor residual