A gama de ligeiros de passageiros Fiat já está toda eletrificada, agora com os novos 500X Hybrid e Tipo Hybrid.
A marca italiana da Stellantis apresentou os novos 500X Hybrid e Tipo Hybrid, que completam a gama híbrida, antes introduzida pelos modelos 500 e Panda – responsáveis, em 2021, por mais de 200 mil matrículas.
A Fiat vai mais longe e diz que estes dois novos modelos representam um importante passo no percurso da marca para satisfazer a crescente procura desta tecnologia no segmento em questão (+30% em 2021).
De que são feitos os 500X Hybrid e Tipo Hybrid?
O coração motriz destes dois modelos assenta na sinergia entre a nova geração do motor FireFly (um bloco de 1.5 litros com quatro cilindros, turbo a gasolina, com 130 cv e um binário de 240 Nm e um motor elétrico de 48 Volts com 15 kW (20 cv).
Aliada a estes dois blocos motores está uma transmissão automática de dupla embraiagem com sete velocidades.
A potência do motor térmico é suportada por um motor de arranque/gerador BSG, com arranque 100% elétrico. Isto significa que os 500X Hybrid e Tipo Hybrid podem circular com o bloco térmico desligado – segundo a Fiat, pode permanecer inativo em até 47% do tempo (de acordo com o ciclo total WLTP). Em ciclo urbano, essa percentagem sobe para 62%.
Isto permite à Fiat garantir que o novo Hybrid de 48 V é um motor a gasolina que consome menos do que um diesel no ciclo urbano (WLTP):
- Tipo Hybrid: 4,7 l/100 km (em comparação com os 5,0 l/100 km registados pelo bloco diesel 1.6 litros)
- 500X Hybrid: 5,1 l/100 km (em comparação com os 5,4 l/100 km registados pelo bloco diesel 1.6 litros)
Também as emissões neste tipo de conjunto híbrido são menores (até 11% mais baixas).
Mobilidade elétrica a bordo dos Fiat 500X Hybrid e Tipo Hybrid
Além do arranque, os novos híbridos Fiat podem ser conduzidos em modo 100% elétrico, consoante a potência exigida e o nível de carga da bateria, recorrendo ao modo e-launch.
A Fiat equipou estes dois modelos com a função e-creeping, para realizar uma série de deslocações curtas para a frente, sem pressão no acelerador (ideal para situações de engarrafamento de trânsito – e-queueing).
Os 500X Hybrid e Tipo Hybrid também podem ser estacionados em modo 100% elétrico (em 1.ª velocidade ou em marcha-atrás) recorrendo à função e-parking.
Acresce o facto do conjunto híbrido recuperar energia durante as fases de travagem e de desaceleração.
Tecnologias ADAS a bordo dos Fiat 500X Hybrid e Tipo Hybrid
Disponíveis para equipar os dois novos modelos estão as seguintes funcionalidades:
- Sensor de Deteção de Fadiga – deteta sinais de fadiga do condutor nos movimentos laterais do veículo. Envia ainda um aviso acústico e visual para o painel de instrumentos e recomenda pausas na condução
- Travagem Automática de Emergência – trava automaticamente para evitar ou reduzir efeitos de uma colisão com um veículo à frente, mesmo no caso do condutor não tomar medidas nesse sentido
- Reconhecimento de Sinais de Trânsito
- Assistência Inteligente à Velocidade
- Controlo de Faixa de Rodagem
- Luzes de Máximos Adaptativas
- Assistência de Ângulo Morto
Estão ainda disponíveis o acesso e arranque sem chave, uma câmara traseira e um carregador por indução para smartphones (disponível apenas no Tipo Hybrid).
Os novos Fiat 500X Hybrid e Tipo Hybrid chegam aos concessionários a partir de abril.