Com 38 anos de presença no mercado e cinco de liderança consecutiva na sua categoria, o Fiat Ducato passa a dispor de novos motores Euro 6D equipados com ECOpack, para custos de utilização mais reduzidos e também a contar com uma nova transmissão automática “9Speed”.

Estreia igualmente o Ducato Electric, o primeiro modelo comercial da Fiat completamente eléctrico, que tem vindo a ser desenvolvido juntamente com um grupo seleccionado de clientes em projectos-piloto que envolvem condições reais de operação.

http://fleetmagazine.pt/2019/07/04/fiat-ducato-electric/

Conta também com mais equipamento e sistemas de ajuda à condução, além de entretenimento e conectividade, consoante a versão.

Neste capitulo destaque para um sistema de navegação activo e “inteligente”, que dá ao condutor a possibilidade de especificar as dimensões do veículo e eventual nível de equipamento, para que o sistema de navegação indique rotas que permitam evitar ruas sem largura suficiente ou passagens demasiado baixas. Útil para profissionais e principalmente condutores de auto-caravanas, segmento onde o Ducato detém cerca de ¾ do mercado.

No exterior distingue-se pela renovada grelha frontal e faróis dianteiros, de aspecto mais dinâmico, com uma zona de protecção desenhada de forma a proteger melhor as ópticas em caso de embate frontal, minimizando assim os custos de reparação.

Novidades mecânicas da Fiat Ducato 2020

Os motores 2.3 MultiJet 2, de derivação industrial, apresentam compressor de geometria variável, com vista a proporcionar uma evolução mais linear mesmo a baixas velocidades, para menos consumo urbano e uma condução mais fluída.

O controlo electrónico permite ao novo turbo-compressor adaptar a sua dinâmica de fluidos à velocidade do motor e ao estilo de condução, de modo a fornecer a sobrealimentação adequada à condução praticada.

Versões de motor disponíveis:

  • 120 cv/2750 rpm, 320 Nm/1400 rpm, associado a caixa de velocidades manual, que melhora a potência e o binário em 10% em comparação com o anterior motor de 2 litros. Consumo médio de 7,4/7,6, CO2 médio de 193/201 g/km (Van L2H2);
  • 140 cv/3500 rpm, 350 Nm/1400 (+9% de binário em comparação com o 130 MultiJet), disponível tanto com caixa de velocidades manual como com transmissão automática de nove velocidades 9 Speed” Consumo médio de 7,4/7,6, CO2 médio de 193/200 g/km (Van L2H2);
  • 160 cv/3500 rpm, 400 Nm/1500 rpm na versão com transmissão automática. Utiliza veio de transmissão específico com rolamentos de suporte sobredimensionados, pistões especiais e turbo-compressor específico, o que contribui para melhoria das performances e para a vida útil do motor. Consumo médio de 7,0/7,2, CO2 médio de 185/191 g/km (Van L2H2);
  • 180 cv/3500 rpm, 400 Nm com caixa de velocidades manual e 450 Nm com transmissão automática de nove velocidades (+ 12% em comparação com o modelo anterior);
  • 0 Natural Power de 3000 cm3, alimentado unicamente a gás natural. 136 cv/2730 rpm, 350 Nm/1500 rpm

Veja AQUI um folheto com mais características mecânicas

O EcoPack contém sistema Start & Stop, alternador inteligente, bomba de combustível de controlo electrónico e interruptor ECO para maior eficiência.

A nova transmissão automática de nove velocidades é a melhor transmissão em termos de peso na sua classe, afirma o construtor, que assegura também excepcional fiabilidade e durabilidade, graças ao conversor de binário para compensar a falta da embraiagem tradicional.

O condutor pode escolher entre três modos de condução:

  • Normal;
  • Oferece uma resposta mais suave do acelerador e uma estratégia específica da caixa de velocidades para permitir maior redução do consumo de combustível
  • e Power. Para resposta pronta e mudanças das velocidades mais rápidas mesmo em condições difíceis;

cPossui duas modalidades de funcionamento:

  • Posição D – Drive. O módulo de controlo selecciona e muda automaticamente para a relação de caixa adequada às condições de velocidade, carga e inclinação;
  • Autostick ou controlo manual, para optimização dos níveis de desempenho. É activada movendo a alavanca da caixa de velocidades para a esquerda e, como é habitual, movimentando-a manualmente para trás e para frente.

Equipamento de assistência à condução

Em pormenor, estão disponíveis os seguintes dispositivos:

  • Alerta de Ângulos Mortos. Utiliza sensores instalados no para-choques traseiro para identificar veículos em aproximação não visíveis pelo condutor se estiverem em pontos mortos em relação ao retrovisor;
  • Detecção de Veículos em Aproximação Posterior. Utiliza sensores de radar para identificar veículos que se aproximam lateralmente quando o veículo está em marcha atrás. Evita acidentes durante manobras;
  • Assistência integral à travagem. Identifica obstáculos e, se verificar que há perigo iminente de colisão, alerta o condutor e intervém accionando automaticamente o travão de emergência;
  • Alerta de transposição de faixa. Se o veículo desviar-se da sua faixa, incluindo em condições de fraca visibilidade, um sinal acústico e visual alerta o condutor;
  • Reconhecimento de sinais de trânsito. Utiliza a câmara de bordo para ajudar o condutor a reconhecer os sinais presentes na estrada de limite de velocidade e de proibição de ultrapassagem, reproduzindo-os no ecrã do painel de instrumentos;
  • Comutação automática das luzes de máximos. Activação ou desactiva automaticamente as luzes de máximos, aumentando a visibilidade e reduzindo o risco de encandeamento durante a condução nocturna, quando reconhece veículos em direcção contrária;
  • Sensor de chuva e de luminosidade. Activa automaticamente o limpa-para-brisas, ajustando a velocidade em função da intensidade da chuva. O sensor de luminosidade liga automaticamente as luzes de médios quando a luminosidade exterior é insuficiente;
  • Sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS). Avalia constantemente a pressão dos pneus, indicando qualquer perda de pressão directamente no painel de instrumentos;
  • Colocação do Motor em Rotações Mínimas. Projectada para aumentar as rotações do motor quando em ponto morto, de modo a proporcionar energia a equipamento eléctrico de bordo adicional e às novas Luzes Led de Carga. Estas novas luzes, mais potentes, fornecidas em três dimensões diferentes em função do chassis do veículo, garantem sempre eficiente iluminação do compartimento de carga, traduzindo-se em até 70 lux na área intermédia e 40 lux ao longo do perímetro.

Informação e entretenimento

O novo sistema de informação e entretenimento inclui:

  • Ecrã táctil de 7” da Mopar®
  • Entrada USB
  • Sintonizador de Radio DAB
  • Integração de Apple CarPlay e a compatibilidade com Android AutoTM. A aplicação Apple CarPlay mostra as indicações dos percursos optimizadas em função das condições de trânsito. O CarPlay integra comandos de voz Siri e foi especialmente concebido para situações de condução. É ainda compatível com Android AutoTM, “projectando” apps e serviços no ecrã central. Concebido para consultar informações com facilidade e em segurança durante a condução. O condutor pode usar o Google MapsTM ou o Waze para receber indicações do percurso.

Líder do mercado europeu pelo quinto ano consecutivo, o Fiat Ducato é primeiro em termos de vendas em 12 países e líder absoluto como base para auto-caravanas na Europa.