Sprezzatura é uma palavra italiana para definir a habilidade de tornar fácil uma tarefa complicada de executar. É precisamente essa a ideia que fica da condução do novo Fiat e-Ducato: um comercial elétrico grande e pesado e, no entanto, muito fácil de dirigir.
A procura de furgões para distribuição urbana está a contribuir para cada vez mais marcas ligarem os seus comerciais à tomada.
Tal como a Fiat o fez, ao equipar este Ducato com um pack de baterias com 79 kWh de capacidade, suficientes para assegurar 357 quilómetros em ciclo urbano.
São precisamente a autonomia e a gestão eficiente da recarga da bateria que se destacam.
A marca italiana desenvolveu um sistema de recuperação de energia de tal modo eficiente, que a estimativa de autonomia desce muito lentamente ao longo de vários quilómetros de condução urbana.
Se este é um trunfo deste comercial elétrico, outro será a facilidade de condução. Sobretudo porque a volumetria e as dimensões podem transmitir a ideia de que este é um comercial pesado e difícil de manobrar.
Mas não. Não é o caso e o modelo de condução fácil e flexível do e-Ducato deixa antever uma jornada de trabalho confortável e descomplicada.
Motor e autonomia do Fiat e-Ducato
A deslocação é garantida pelo motor elétrico de 90 kW (122 cv), com um binário de 280 Nm.
Embora sejam números dignos de um qualquer furgão tradicional térmico, o peso acrescentado pelas baterias retira-lhe alguma desenvoltura, principalmente nas subidas com inclinação mais acentuada.
Ponto positivo: graças à capacidade de regeneração, vamos poder contar com mais alguns quilómetros na descida seguinte.
Para poupar nos consumos e na bateria, a velocidade máxima encontra-se limitada a 100 km/h.
Recuperar para ganhar
A eficiência energética e a recuperação são garantidas por algumas funcionalidades interessantes:
- e-Sailing: permite poupar energia quando o veículo abranda e reduz o consumo;
- e-Coasting: executa a desaceleração do e-Ducato sem necessidade de utilizar o pedal do travão, garantindo, dessa forma, a poupança dos discos de travagem e binário negativo capaz de gerar energia para carregar a bateria;
- e-Braking: recupera energia sempre que se pressiona o pedal do travão e que, naturalmente, está sempre ativo independentemente do modo de condução selecionado.
https://fleetmagazine.pt/2022/03/28/empresas-comerciais-eletricos-fundo-ambiental/
Impressões
Ao fim de alguns quilómetros ao volante deste comercial elétrico, algumas certezas: trata-se de uma ferramenta de trabalho bem apetrechada de diversos espaços de arrumação no cockpit e que garante uma condução muito fácil e intuitiva, mesmo para o volume e peso que apresenta.
Com versões furgão ou chassis-cabine, o Fiat e-Ducato tem capacidade de transporte até 2.200 kg.
Dependendo de uma de quatro distâncias entre eixos, as versões furgão apresentam volumetria de carga entre os 10 e os 17 metros cúbicos.
Trinta minutos são suficientes para ganhar cerca de 100 km de condução, desde que ligado a um carregador com até 50 kW de potência.
A versão testada – 35 LH2 – com até 3,5 toneladas de peso bruto, está classificada como comercial ligeiro.