O Grande Panda marca o regresso da FIAT ao segmento B e a sua versão Hybrid traz consigo um argumento de peso: o acesso à mobilidade eletrificada a preços acessíveis.
À venda com um preço inicial abaixo dos 19.000 euros, o FIAT Grande Panda Hybrid – especificamente concebido para a mobilidade urbana – assenta na plataforma Smart Car da Stellantis. E embora meça menos de quatro metros de comprimento (3,99 m), o Grande Panda acaba revelar-se uma surpresa pelo seu tamanho compacto, porém capaz de acomodar confortavelmente cinco ocupantes.
A variante Hybrid agora apresentada vem fazer companhia à versão elétrica – que a FLEET MAGAZINE já conduziu em primeira mão em fevereiro passado. É composta por um sistema de propulsão híbrido T-Gen3 que inclui um motor turbo 1.2 litros e 3 cilindros com 110 cv, combinado com uma bateria de iões de lítio de 48V e uma transmissão automática eDCT de seis velocidades e dupla embraiagem. A estes componentes junta-se um motor elétrico com 21 kW (29 cv), um inversor e uma unidade de controlo central que respondem a funções como o e-launch, o e-creeping e o e-parking, permitindo assim ao Grande Panda Hybrid uma condução em modo 100% elétrico durante manobras a baixas velocidades (a FIAT assegura mesmo que o Grande Panda Hybrid pode circular um quilómetro em modo elétrico em velocidades inferiores a 30 km/h).
E se por fora o Grande Panda reinventa e transporta para os dias de hoje o design do icónico Panda da década de 80, é no interior que este citadino do segmento B se revela ainda mais surpreendente, seja nos 412 litros de capacidade na bagageira ou nos 13 litros adicionais de espaço conseguido no tablier, dos quais 3 integram um único compartimento.
Segurança e conectividade a bordo também estão garantidas no Grande Panda Hybrid.
Todas as versões (POP, ICON e LA PRIMA) incluem um conjunto completo de ADAS, incluindo regulador de velocidade, limitador de velocidade, travagem de segurança ativa, assistência à manutenção na faixa de rodagem, aviso de atenção do condutor e alertas de porta aberta. Na variante de equipamento LA PRIMA estão disponíveis sensores dianteiros e câmara de visão traseira.
Ao volante, orientado para o condutor, um painel digital de 10” integrado e um ecrã tátil central de 10,25” exibem toda a conectividade e permitem o acesso a uma série de funções que otimizam a experiência digital a bordo.
Ao cliente são sugeridos dois packs de serviços: o Connect ONE, que inclui chamada de emergência, assistência em viagem e relatórios de saúde do veículo, e o Connect Plus, que a estes adiciona a função localizador do veículo e outros serviços disponíveis na app móvel FIAT, como informações sobre o veículo e alertas sobre o seu estado.
O fabricante italiano assegura que, no futuro, estarão ainda disponíveis serviços adicionais para aumentar o portfólio de serviços conectados.