Com mais de 100 anos de história no panorama da condução profissional, a Fiat Professional tem vindo a conquistar clientes Europa fora com propostas personalizadas, inovadoras e sustentáveis, garantindo às empresas do futuro gerações de comerciais adaptadas às suas necessidades.

Fique a conhecer um pouco melhor os renovados companheiros das jornadas de trabalho dos profissionais que escolhem a marca transalpina.

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Ducato

Um modelo com mais de 40 anos de história (começou a ser produzido em 1981), o Ducato é comercializado em 80 países. Mas é principalmente sobre a variante 100% elétrica que aqui nos debruçamos.

Gama Ducato

Equipado com uma nova bateria de 110 kWh (também presente no ë-Jumper), o E-Ducato promete a mesma autonomia zero emissões do irmão Citroën: 430 km no ciclo WLTP. Trata-se de um número 30% superior ao apresentado pela anterior geração. Com um outro apontamento digno de nota, o preço. O novo E-Ducato será vendido a um preço substancialmente inferior ao praticado na anterior gama, promete a marca, que diz querer torná-lo “acessível a todos, em linha com a missão de se centrar no cliente”.

Relativamente ao espaço de carga deste furgão de grandes dimensões, permanece o mesmo: 17 metros cúbicos, sendo que a carga útil vai até 1,5 toneladas. Mas há uma versão movida a gasóleo que permite uma carga útil de até duas toneladas.

O conjunto de motores diesel que equipa o Ducato é composta por uma nova geração de blocos MultiJet associada a três níveis de potência (120, 140 e 180 cv).

A gama Heavy-Duty, com homologação Europ VI Step E, articula-se nos níveis de potência de 140 e 180 cv.

Diz a Fiat que, graças à introdução de várias melhorias aerodinâmicas, o novo Ducato consome menos combustível e emite até 5% menos CO2 do que o seu predecessor.

Comum a estas duas versões (BEV e diesel) é o banco corrido “Eat&Work”, uma novidade que a Fiat Professional diz ter sido impulsionada pelo engenho e que faz a sua estreia neste VCL. Este banco não é mais do que uma mesa, e espelha o resultado da combinação de uma mesa dianteira, onde se podem colocar cadernos, mesas ou tabuleiros de almoço, e uma secção traseira organizada, com suportes para copos e palhetas de arrumação para canetas ou utensílios. Esta mesa pode rodar em direção aos ocupantes para garantir o máximo conforto.

Interior do Ducato

Os preços do Fiat Ducato começam nos 36.334 euros (com IVA) nas versões a combustão interna e nos 53.383 euros (sem IVA) nas variantes 100% elétricas.

Scudo

Referência da marca italiana no segmento de comerciais de médias dimensões, o Scudo também surge de “cara lavada”, com um design renovado, maior eficiência, conectividade e ajudas à condução cada vez mais sofisticadas.

Com uma versão 100% elétrica (E-Scudo), as empresas que estejam a transitar para frotas mais ecológicas encontram uma solução com uma autonomia elétrica de até 352 km em ciclo de condução misto.

Um dos grandes atributos deste VCL – e nunca ignorado pelos profissionais – é a capacidade de gestão do espaço e do habitáculo. O sistema Magic Cargo é exemplo disso: permite aos profissionais alargarem a área de carga até 3,67 metros na versão de carroçaria Standard e até um máximo de 4,02 metros na versão Maxi.

E apesar do seu caráter de médias dimensões, o volume de carga que oferece chega aos 6,3 metros cúbicos, sendo a capacidade de carga útil de até 1,25 toneladas para as variantes 100% elétricas e de até 1,4 toneladas para as soluções a combustão interna.

Interior Scudo

O novo Scudo é vendido a partir de 32.976 euros (com IVA) nas variantes diesel e a partir de 36.542 euros (sem IVA) nas versões elétricas.

Doblò

A mais recente aquisição da linha de montagem do Centro de Produção de Mangualde conta agora com uma versão 100% elétrica que garante 340 km de autonomia e um carregamento rápido que permite recarregar 80% da capacidade da bateria em 30 minutos. Mas, embora seja um VCL virado para as zero emissões, há também uma versão térmica.

E quer a versão elétrica quer a versão térmica apresentam espaços interiores personalizáveis e características tecnológicas de topo, diz a Fiat Professional.

Na versão 100% elétrica, por exemplo, é possível encontrar a Magic Plug, uma tomada elétrica que transforma o Doblò numa oficina móvel, dado fornecer energia elétrica aos profissionais que precisem de alimentar pequenos aparelhos.

Ao volante do Doblò, são notórias também as transformações, nomeadamente ao nível do sistema multimédia, agora exibido num ecrã de dez polegadas. A compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto está assegurada.

No capítulo da segurança, o destaque vai para o Magic Mirror, um sistema composto por um conjunto de diferentes câmaras que permite ao condutor ver a traseira e a lateral do veículo enquanto conduz, incluindo os temidos “ângulos mortos”.

Interior Doblò

O Fiat Doblò tem preços a começar nos 25.067 euros (com IVA) nas versões a combustão interna e nos 28.972 euros (sem IVA) nas versões 100% elétricas.