Doblò, Fiorino, Ducato, Talento e Fullback. Eis as novidades na gama Fiat destinada maioritariamente destinada a empresas. Os 3 primeiros renovados, os 2 últimos novos e objeto de uma análise à parte.
Como pretexto para a renovação, a introdução de motores Euro6, quando justificável com sistema de redução seletiva de gases (SCR), para tratamento das emissões de óxido de azoto (NOx), através da injeção de uma solução de Adblue®.
Destinada essencialmente aos clientes profissionais, a gama ganhou outros argumentos que fazem o importador nacional acreditar ser possível aumentar a sua presença neste canal.
Para já, até Agosto, é a quarta marca na tabela de vendas de comerciais ligeiros, com uma variação homóloga anual superior a 30% e conquista de mais de 1% de quota de mercado.
Mas quais as novidades de cada um dos modelos, merecendo destaque à parte em ligações próprias os absolutamente novos Fiat Talento e Fiat Fullback?
Fiorino: O mais compacto e ágil comercial da Fiat ganhou um estilo mais moderno e até desportivo em algumas versões. Como furgão de carga compacto tem capacidade até 2,8 m3 e até 660 kg de carga útil.
O interior conta novo grafismo dos instrumentos e comandos mais funcionais, equipamento áudio e de navegação e ligações Bluetooth, porta USB, porta AUX habitual e leitor de MP3.
Os motores 6 Euro vão do diesel 1.3 MultiJet2 com 80 ou 95 cv e englobam uma mecânica bi-fuel gasolina/gás natural. Há uma nova caixa de velocidades robotizada Confort-Matic opcional no motor a gasóleo 1.3 Multijet2 de 80 cv.
Doblò Cargo: Estilística e funcionalmente revista, a 4.ª geração mantém versões furgão, veículos para funções especiais de transporte e conversões para fins específicos.
Destaca-se pela capacidade de até 5,4 m³ e carga útil até 1 tonelada. As versões van possuem assento multifuncional de 3 lugares e várias soluções ergonómicas, incluindo diferentes divisórias da carga.
Os 1,23 m de largura entre as cavas das rodas permitem transportar 2 euro-paletes.
Adota suspensão traseira independente “bi-link” para maior conforto e segurança, uma vez que é calibrada para a função do veículo. A gama de motores Euro6 – 1.3 litros MultiJet II (80 e 95 cv), 1.6 MultiJet 2 (105 ou 120 cv) e a solução bi-fuel de 120 cv foram alvo de melhorias que permitem a redução de consumo até 9% no motor 1.3 e até 12% no 1.6.
Ducato: A FIAT reclama uma quebra nos custos operacionais do modelo graças à descida do valor das peças de reposição.
Tem versões de mercadorias, de transporte de passageiros e ainda para transformações. É o veículo mais procurado para autocaravana.
Lançado em 2014, foi agora alvo de um restyling, conta com mais equipamento e soluções de funcionalidade e ainda motores Euro6 mais eficientes (115 a 180 cv). A esta oferta acresce mecânica a gás natural.
Conta de série com controlo eletrónico de tração com função anti capotamento, velocidade de cruzeiro adaptativa e assistente em descidas com uma inclinação até 50%. Em opção muitas outras ajudas à condução.
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