Vai a Fiat capitalizar o sucesso do novo Tipo e substituir finalmente o Punto, modelo quer relançou em 2012, mas cuja base remonta a… 2005?

O sucessor poderá ser o novo Argo, apresentado recentemente para o mercado sul americano e visualmente muito semelhante ao novo familiar da marca italiana.

Fruto da falta de novidade e da canibalização da “sub-marca” 500, as vendas europeias do Punto têm decrescido bastante, pouco mais de 62 mil unidades em 2016.

Tal como o Tipo, o Fiat Argo deverá ser um carro global e adaptável à realidade dos diversos mercados mundiais, ao nível de motores, equipamento e afinação da suspensão.

O segmento dos utilitários tem vindo a ganhar novos competidores, cujo expoente na Europa é o novo Ford Fiesta, lançado este ano.

Este segmento tem vindo a ganhar importância com a redução dos motores a diesel e o surgimento de novos motores a gasolina mais pequenos, leves e eficientes.

No Brasil, o Argo é comercializado com motores a gasolina 1.0 (3 cilindros), 1.3 e 1.8.

Interior do Fiat Argo melhora conetividade

Destaque para o interior do Argo, visualmente muito semelhante ao atual Mercedes-Benz Classe A.

No tablier é possível contar com um ecrã “flutuante” de 7″, a partir do qual é controlado o sistema multimédia que inclui, naturalmente, conectividade com telemóveis Apple e Android.

O Argo, como modelo de volume de vendas, pode vir a potenciar ainda mais o crescimento do grupo Fiat na Europa, um dos construtores automóveis que mais tem crescido em 2017.

Até ao final de Maio, o grupo Fiat cresceu 11,1% em 2017 relativamente ao mesmo período do ano anterior, sendo o 4.º grupo construtor automóvel em termos de vendas na Europa.

Nos primeiros 5 meses o crescimento da Fiat foi de 15,4%, sendo o Tipo o principal responsável pelo aumento do mercado da marca italiana.