A Fiat renovou o Tipo; De cara lavada, o Tipo viu toda a sua gama ser completamente renovada, quer nas versões de quatro portas, cinco portas e Station Wagon. A acrescentar à nova gama, a marca italiana apresentou o novo Tipo Cross, “o crossover que faltava”.

Renovado quer ao nível do design quer ao nível da tecnologia disponível a bordo, o novo Tipo Cross vê ser aplicada em si a estratégia que foi aplicada no Panda Cross – um crossover dirigido a um novo público-alvo, mais abarangente no que se refere a idade, preferências estéticas e exigências de mobilidade.

A nova gama Tipo desenvolve-se em torno de dois temas:

  • Life, com três níveis de equipamento – Tipo, Life e City Life
  • Cross, com dois níveis de equipamento – City Cross e Cross, uma variante crossover na carroçaria de cinco portas

Galeria de imagens Tipo Cross

Mais dinâmico e com alterações de fundo

É assim que a Fiat apelida o novo Fiat, que viu a sua frente alterada, com uma grelha repensada, onde se destaca o novo logo Fiat, com lettering Fiat. Trata-se do primeiro modelo da marca italiana a integrar este logótipo imediatamente a seguir ao recém-revelado 500 (que estreou uma versão 100% elétrica).

Tanto os faróis, que são full LED na dianteira e traseira, como o pára-choques, foram alvo de remodelações, tendo sido adicionados novos elementos interiores, como é o caso do painel de instrumentos TFT de 7’’ totalmente configurável que vem substituir o anterior painel de instrumentos analógico (dito “convencional”).

Também o volante sofreu alterações, estando agora mais compacto e reduzido, de forma a proporcionar melhor ergonomia e visibilidade do painel de instrumentos.

A família está a crescer

O Tipo Cross é a resposta da Fiat a uma base de clientes que procura um automóvel que não seja uma berlina de cinco portas ou uma Station Wagon convencional.

A altura do Tipo Cross foi aumentada em quase 4 cm graças à nova regulação das suspensões e à adoção de uma nova solução de jante e pneu.

A posição de condução também é mais alta e torna mais fácil a entrada e saída do veículo.

Mais alto que o Tipo em 7 cm, o Tipo Cross beneficia da adição de pormenores ‘cross’, a começar pelo rebordo das cavas das rodas lateralmente e à frente, onde há também espaço para uma placa de proteção inferior e para o pára-choques com uma barra de proteção.

Galeria de imagens Tipo Life

Mas não é só o aspeto que mudou

A gama de motores do novo Tipo foi renovada. Na altura do lançamento, o novo Tipo conta com um bloco a gasolina e um bloco diesel.

  • Gasolina

Chama-se 1.0 GSE T3, um bloco motorizado com 100 cv (74 kW) de potência e um binário máximo de 190 Nm disponibilizado logo a partir das 1.500 rpm (contrariamente ao que sucede com o atual motor 1.4 de 95 cv, que só chega a 127 Nm). As emissões de CO2 anunciadas pela Fiat vão até 121 g/km em ciclo WLTP.

O 1.0 GSE T3 faz parte da família de motores FireFly Turbo, sendo este o bloco mais atualizado. Ao oferecer uma curva de binário mesmo a baixo regime de rotações garante um maior conforto e uma maior ausência de ruído.

  • Diesel

O bloco diesel Multijet, cumpridor da norma Euro 6D Final, oferece dois níveis de potência: 95 e 130 cv. As emissões de CO2 anunciadas pela marca cifram-se a partir dos 110 g/km (em ciclo WLTP).

Ensaio: Fiat Tipo 1.6 Multijet SW

Segurança revista

A Fiat remodelou o Tipo no que à tecnologia diz respeito. O objetivo da marca é claro e sem rodeios: “chegar ao topo do segmento C”.

O novo Tipo está assim equipado com uma série dos mais recentes ADAS (Advance Driver-Assistance Systems):

  • Reconhecimento de Sinais de Trânsito
  • Assistência Inteligente à Velocidade
  • Controlo de Faixa de Rodagem
  • Sensor de Deteção de Fadiga
  • Luzes de Máximos Adaptativas
  • Assistência de Ângulo Morto

A juntar a estes, sensores de estacionamento dianteiros, sistema de Entrada/Arranque sem Chave e carregador de smartphone sem fios

Conectado

O Tipo é o primeiro modelo do grupo FCA, desde o novo 500, a ser equipado com o sistema de infoentretenimento de quinta geração UConnect 5, a plataforma conectada projetada para o futuro, disponível com ecrã de 10,25’’.

Conciliar o Uconnect 5 com Apple CarPlay e Android Auto sem fios permite ao utilizador usufruir de todas as funcionalidades destas plataformas no ecrã tátil do rádio sem necessidade de cabos, com perfis personalizáveis e a opção de guardar até cinco configurações.

O novo sistema de infoentretenimento do Tipo permite ainda a conexão de dois telemóveis via Bluetooth ao mesmo tempo.