Vendido desde maio de 2015 sob o nome Egea na Turquia, o novo Tipo é um turismo de quatro portas com 4,5 metros de comprimento, 1,78 de largura, 1,48 de altura e 2,64 de distância entre eixos
Não sendo a versão de carroçaria mas representada no mercado das frotas, a Fiat não deixa de piscar o olho a este mercado, mostrando que o novo Tipo é um automóvel com atributos suficientes para agradar às empresas.
Construído na Turquia originalmente como veículo de três volumes, pouco tem de tecnológico ou de inovador, tendo a aposta incidido sobre uma mecânica já comprovada e sobre um estilo consensual, no qual a prioridade foi dada à funcionalidade.
Sendo um 4 portas de origem, os pontos fortes deste carro são o pisar na estrada, que gera de pronto uma noção de conforto de rolamento, constante e presente, e a racionalidade dos interiores.
Destaca-se o estudo ergonómico da posição de condução, nomeadamente o banco do condutor com um apoio lombar assinalável, sem esquecer uma dotação de equipamento além do essencial, não faltando, por exemplo, as modernas ajudas ao condutor, como sensores de luminosidade e de chuva, entre outras.
A habitabilidade é também muito boa para os restantes lugares e a bagageira tem 520 litros de capacidade, um valor muito interessante para o segmento em que se insere este Tipo.
O motor é o muito interessante 1.6 Multijet com 120 cv de potência. Disponibilidade não falta a este motor, seja em estrada seja em cidade, ajudado por uma caixa de velocidade bem escalonada. Fica apenas por comprovar os consumos, já que a unidade ensaiada era nova e que nos pareceram demasiado elevados: 6 litros de média.
Preço:
20.403 Euros*
Rendas:
498 €/mês (36m)*
472 €/mês (48m)*
Consumos e emissões:
4,2 l/100Km
110 gCO2/km
Características motor:
4/1.598 cc
120/3.750 cv/rpm
320/1.750 Nm/rpm
(*) Fonte Leaseplan