A Flow, fruto de uma parceria entre a Galp e o Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), é uma solução de mobilidade integrada para as frotas dos clientes Galp que inclui opções elétricas e a partilha de veículos.
De acordo com a Galp, a Flow “disponibiza uma plataforma para acelerar a adoção dos conceitos de Software as a Service (SaaS) e de Mobilty as a Service (MaaS) aplicados à gestão de frotas, eletrificação e partilha de veículos”.
O objetivo da Flow é, junto das empresas, atuar de forma a que estas reduzam a sua pegada ecológica bem como os seus custos. Um dos exemplos práticos é a partilha de veículos entre colaboradores.
É objetivo da Flow desenvolver e gerir uma plataforma tecnológica dedicada à gestão de soluções de mobilidade, “integrando quer a vertente de carregamento de veículos elétricos, quer a monitorização avançada de frotas ou os serviços de partilha de veículos nas empresas e cidades”, diz a Galp.
“O spin-off da Flow é exemplo da forma como a Galp pretende olhar para os temas da inovação, da transformação e dos novos negócios”, diz Susana Quintana-Plaza, administradora executiva da Galp responsável pelas áreas de Renováveis e Novos Negócios.
Mobilidade elétrica
Uma empresa que pretenda eletrificar a sua frota tem de ter sempre disponível uma infraestrutura de carregamento elétrico nas suas instalações, bem como um sistema operacional para os pontos de carregamento, a eletricidade ou os dispositivos para monitorizar e localizar a frota.
A Flow serve assim de complemento à implantação da infraestrutura da Galp e fornece as soluções de mobilidade para as frotas.
“Gradualmente, estas plataformas poderão suportar uma integração cada vez maior colocando, por exemplo, em comum frotas de diferentes empresas com ainda maiores ganhos de eficiência, e muitas outras possibilidades de novos serviços de mobilidade, que já são perfeitamente possíveis do ponto de vista tecnológico”
– André Dias, Chief Technology Officer da Flow.