Com a rede de concessionários e as oficinas oficiais abertas desde o início do mês, a Ford ativou o protocolo Ambiente Seguro Ford, um conjunto de medidas de segurança e higiene no trabalho para proteção quer dos trabalhadores quer dos clientes da marca.

No plano Ambiente Seguro Ford estão contempladas as seguintes medidas:

  • Estabelecimento de dois metros de distância entre as pessoas
  • Proteção das zonas de trabalho e atendimento ao cliente com divisórias em acrílico
  • Medição diária da temperatura dos trabalhadores
  • Higienização dos espaços, incluindo veículos
  • Equipamentos de proteção individual para trabalhadores e clientes: álcool gel, máscaras e luvas
  • Potenciar canais de venda online, de forma a evitar contacto no concessionário
  • Testdrive de veículos individualmente
  • Gestão de agendamentos de serviço online
  • Pagamentos contactless

O protocolo Ambiente Seguro Ford contempla três áreas fundamentais de atuação: instalações, trabalhadores e veículos, sendo estes últimos alvo de “um processo de limpeza e higienização exaustivo”, com ênfase nas superfícies de contacto como o volante e controlos, tablier, manípulos das portas, conductos de ventilação, alavanca das mudanças, travão de mão, apoio de braços, comando das janelas, espelhos, porta-luvas e cintos de segurança, nos quais será aplicado um gel específico. Após desinfeção, é colocada uma cinta no veículo que indica que este está pronto a ser utilizado com segurança. Quanto à chave, será guardada numa bolsa hermética para evitar a manipulação direta por diferentes pessoas. No momento da entrega do veículo ao cliente, a chave será disponibilizada com um certificado de limpeza e desinfeção do veículo, bem como uma lista detalhada de todas as operações ali realizadas.

https://www.youtube.com/watch?v=bhyOI870KCM&feature=youtu.be

Além deste protocolo, a Ford lançou a extensão online Concessionário Virtual Ford, uma área que compreende todos os serviços da rede de concessionários Ford e que permite ao comprador aceder a todas as informações relevantes do seu veículo, como por exemplo consultar perfis e a disponibilidade dos vendedores para apoio durante o processo de compra. O cliente pode optar por ser contactado via chamada telefónica, WhatsApp ou vídeo-chamada (Facetime, WhatsApp ou Skype).

Todas as questões administrativas (financiamento da operação, matrícula e seguro do veículo) podem também ser tratados online, mediante assinatura digital. Uma vez ultrapassados todos estes passos, o cliente pode receber o veículo em morada a indicar.

A marca lançou também o programa Pick Up & Clean, que permite ao cliente realizar as operações de oficina, sejam revisões de manutenção ou reparações, sem sair de casa. O veículo é recolhido em morada a indicar pelo cliente, a quem é fornecido um veículo de cortesia durante o tempo de reparação do veículo. Após reparação/manutenção, o veículo é desinfetado com especial incidência nos principais pontos de contacto.