Em 2026, toda a gama de ligeiros de passageiros da Ford na Europa será elétrica – composta por veículos zero emissões (PHEV ou BEV).
Em 2030, a Ford assume o compromisso: ser uma marca 100% elétrica.
Mas não são só os ligeiros de passageiros. Já em 2024 a marca espera que toda a sua gama de comerciais ligeiros (VCL) seja composta por PHEV ou BEV.
Não tão ambiciosos como nos ligeiros de passageiros, a Ford espera, em 2030, que dois terços dos seus VCL sejam soluções PHEV ou BEV.
https://fleetmagazine.pt/2021/02/11/ford-s-max-galaxy-full-hybrid/
Centro de Eletrificação Ford Colónia
Parte desta estratégia passa pelo investimento de perto de 830 milhões de euros num novo centro de produção de VE na cidade alemã de Colónia.
A atual fábrica alemã – um dos maiores centros europeus de produção da marca e a “casa” da Ford Europa – será transformada no (já batizado) Centro de Eletrificação Ford Colónia.
Esta unidade será responsável pela introdução do primeiro Ford 100% elétrico de passageiros totalmente construído na Europa.
Este carro chegará às mãos dos consumidores europeus em 2023, assume a marca.
“O anúncio de transformar a fábrica de Colónia – a nossa base de operações na Alemanha há 90 anos – é talvez o mais importante feito de há anos para cá e sublinha o compromisso com a Europa e com um futuro elétrico”, diz Stuart Rowley, presidente da Ford Europa.
Também o crescimento da unidade de negócios de VCL da Ford é fundamental para o lucro da empresa, que e apoia em parcerias estratégicas com a Volkswagen, por exemplo, para a criação de um carro elétrico assente na plataforma MEB do grupo alemão.
“Estamos a mudar para um futuro 100% elétrico na Europa”
– Stuart Rowley