A Ford apresenta o seu novo crossover 100% elétrico Explorer com preços antecipados abaixo dos 45 mil euros (valor inclui IVA) e com as pré-reservas abertas nos portais oficiais da Ford na Europa.

O novo Explorer foi desenhado pela Ford a pensar no mercado europeu e representa toda uma nova vaga de carros elétricos que aponta para a reinvenção da marca no velho continente.

Martin Sander, diretor-geral da Ford Model e para a Europa, diz que “o Explorer é um pioneiro para uma nova geração de veículos elétricos da Ford”. O responsável destaca ainda que o carro não perdeu as suas origens norte-americanas, mas que foi construído em Colónia para os clientes Ford na Europa.

O Explorer é mesmo o primeiro modelo elétrico da companhia a ser construído em escala no novo Centro VE da Ford Colónia, na Alemanha. Foi construído na mesma plataforma MEB na qual assenta o Volkswagen ID.4 e faz parte da estratégia da marca, que prometeu recentemente oferecer um portefólio 100% elétrico de veículos de passageiros até 2030.

Embora a Ford ainda não tenha divulgado muitos dados acerca das motorizações, a revista inglesa Auto Express adiantou já que a gama começará com uma variante de 170 cv alimentada com uma bateria de 52 kWh de capacidade, garantindo uma autonomia de cerca de 350 km. Haverá pelo menos mais uma opção de bateria e uma configuração dual-motor com potência até 335 cv.

Ford Pro quer apoiar as frotas no carregamento dos seus comerciais elétricos

O novo Ford Explorer

A bordo do Explorer, destaque para o touchscreen móvel SYNC Move 2 de 15 polegadas que pode deslizar suavemente para cima e para baixo, adequando-se às necessidades do condutor, e para o sistema de infotainment totalmente conectado com sistema áudio adaptado às características interiores, bem como a integração sem fios para aplicações (compatibilidade Android Auto e Apple CarPlay) e tecnologia de apoio à condução.

Desses sistemas de apoio ao condutor destaque para as estreias absolutas na Ford na Europa, para o Sistema de Ajuda à Mudança de Faixa 3 e para o sistema Clear Exit Assist 3, que gera um aviso a bordo quando deteta a aproximação de um ciclista, por exemplo, imediatamente antes da abertura de portas.

Ainda a bordo, e com uma capacidade de armazenamento de cerca de 470 litros em modo de cinco lugares, o Ford Explorer foi, como diz a marca, “preparado para a aventura”, com uma capacidade de arrumação do habitáculo espaçosa, integrando um espaço privativo e com uma consola central com 17 litros de capacidade, permitindo acomodação de itens maiores, como por exemplo um laptop.

Quanto à mobilidade elétrica propriamente dita, e referindo tempos de carregamento, a Ford promete uma capacidade de carregamento rápido de 10 a 80% da bateria “em apenas 25 minutos”.

ford explorer

Disponível em versões de tração às rodas traseiras e tração integral, o Explorer será proposto em dois níveis de equipamento (Explorer e Explorer Premium).

Além disso, de série o Explorer conta com bancos dianteiros e volante aquecidos, banco do condutor com função massagem e sistema de climatização, este permitindo ao condutor e passageiro da frente escolher a sua própria temperatura. Inclui ainda entrada sem chave e uma tampa de bagageira de acesso mãos-livres, recorrendo a um simples movimento com o pé sob o pára-choques traseiro.

Test drives virtuais

A partir de hoje, os potenciais clientes Ford Explorer podem realizar test drives virtuais com o Explorer elétrico em diversos ambientes de condução através de um computador ou dispositivo móvel.