O Ford Explorer Plug-in Hybrid é o novo SUV de sete lugares eletrificado que reúne um conjunto de tecnologias de assistência ao condutor e de conveniência para os mais variados cenários de condução. Parte da gama de 18 veículos eletrificados que a Ford pretende disponibilizar na Europa até final de 2021, o Explorer Plug-in Hybrid foi pensado para “enfrentar terrenos difíceis e (…) circular em cidade recorrendo a energia elétrica”, diz a marca.
O novo Explorer Plug-in Hybrid alia a potência do motor a gasolina EcoBoost V6 de 3 litros a um motor elétrico de 75 kW e uma bateria de iões de lítio de 13,6 kWh de capacidade, oferecendo os seguintes números: 457 cv de potência combinada, disponíveis às 5.750 rpm e um binário máximo constante de 825 Nm a partir das 2.500 rpm.
Ainda no quadro dos números, o Explorer Plug-in Hybrid apresenta um consumo combinado de 3,1 l/100 km (ciclo WLTP) e emissões de CO2 de 71 g/km (ciclo WLTP), sendo a autonomia 100% elétrica de 42 km (ciclo WLTP).
O veículo híbrido mais potente da Ford vem equipado com uma transmissão automática de dez velocidades, tração integral inteligente e Terrain Management System (sistema de gestão da tração em função do terreno).
Eletrificado
A bordo do Explorer Plug-in Hybrid é possível escolher quando e como utilizar a bateria, recorrendo aos modos EV Auto, EV Now, EV Later e EV Charge. Assim que a bateria atinge um estado de carga mais baixo, o propulsor reverte automaticamente para o modo EV Auto, gerindo assim a potência do motor a gasolina com a assistência do motor elétrico, ao mesmo tempo que utiliza a energia recuperada para otimizar os consumos.
Para carregar a bateria com recurso a uma tomada elétrica externa de 230 V são precisas 5 horas e 50 minutos. Utilizando a Ford Connected Wallbox (opcional), ou carregando num posto público compatível através da FordPass Charging Network, o Explorer Plug-in Hybrid precisa de 4 horas 20 minutos para uma carga de bateria a 100%.
A arquitetura híbrida paralela combina a potência e o binário do motor a gasolina e do motor elétrico de forma a que estes possam gerar a melhor performance possível quer em estrada quer fora dela. A tecnologia “Intelligent All-Wheel Drive” (Tração Integral Inteligente) permite ainda rebocar atrelados ou reboques de grandes dimensões até 2.500 kg.
https://fleetmagazine.pt/2020/02/18/ford-puma-o-hibrido-agil-no-lazer-e-no-trabalho/
Espaçoso
Com lotação para sete passageiros e com cerca de um metro de espaço ao nível da cabeça em todas as três filas e mais de 1,5 metros de espaço ao nível dos ombros e ancas (para ocupantes das primeira e segunda filas), o Explorer Plug-in Hybrid perfila-se, no seu interior, como uma aposta da Ford num SUV que quer conquistar terreno numa gama premium.
Configurando o Ford Explorer Plug-in Hybrid para o modo “dois lugares” (rebatendo os bancos), é possível ter até 2,274 litros de espaço de carga. Os bancos com sistema Easy Fold e função Power Raise na terceira fila facilitam as manobras de conversão de espaço. No habitáculo, a Ford disponibilizou diversos compartimentos de arrumação capazes de acomodar até 123 litros.
De série, destaque para os assentos dianteiros com aquecimento refrigeração, dez regulações elétricas e função de massagem. Na segunda fila é também possível aquecer os bancos. No cockpit encontra-se uma base de carregamento wireless para dispositivos compatíveis e volante aquecido, por exemplo.
https://fleetmagazine.pt/2020/01/02/ensaio-ford-mondeo-sw-2-0-hev-187-cv/
Conectividade
Através da tecnologia FordPass Connect, de série, o condutor pode controlar remotamente diversas funções do Explorer Plug-in Hybrid, utilizando a app FordPass. Entre essas funções, destaque para a função de trancar/destrancar portas, o arranque do motor à distância, a possibilidade de localizar o veículo e a consulta de diversos níveis acerca do estado do veículo (nível de combustível, pressão dos pneus, vida útil do óleo, por exemplo).
Através da app FordPass, o utilizador pode ainda monitorizar os níveis de carga da bateria ou a localização dos pontos públicos de carregamento mais próximos. Além disso, é possível pré-definir os tempos de carregamento deste Explorer e os níveis de carga desejados.
Ajuda à condução
Consoante o nível de equipamento escolhido (Platinum e ST-Line), estas são algumas das funcionalidades disponíveis no Explorer Plug-in Hybrid:
- Câmara de 360 Graus, incluindo câmaras de visão amplas à frente e atrás
- Active Park Assist 2
- Cruise Control Adaptativo com Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Centragem na Faixa
- Faróis Máximos Automáticos
- Assistência de Arranque em Subida (Auto Hold)
- Luzes Automáticas e limpa-vidros com sensor de chuva
- Sistema de Detecção de Ângulo Morto (BLIS) com Alerta de Tráfego Cruzado
- Assistente Ecológico (EcoCoach)
- Assistência de Direcção Evasiva
- Aviso de Colisão Frontal
- Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
- Assistência em Descida
- Limitador de Velocidade Inteligente
- Tracção Integral Inteligente
- Sistema de Manutenção na Faixa
- Travagem Pós-Colisão
- Assistência de Pré-Colisão com Travagem Activa
- Assistência à Travagem em Marcha-Atrás
- Estabilização contra Ventos Laterais
- Terrain Management System (Sistema de Gestão da Tracção) Reconhecimento de Sinais de Trânsito
- Controlo de Estabilidade para Atrelado