O Ford Explorer Plug-in Hybrid é o novo SUV de sete lugares eletrificado que reúne um conjunto de tecnologias de assistência ao condutor e de conveniência para os mais variados cenários de condução. Parte da gama de 18 veículos eletrificados que a Ford pretende disponibilizar na Europa até final de 2021, o Explorer Plug-in Hybrid foi pensado para “enfrentar terrenos difíceis e (…) circular em cidade recorrendo a energia elétrica”, diz a marca.

 

O novo Explorer Plug-in Hybrid alia a potência do motor a gasolina EcoBoost V6 de 3 litros a um motor elétrico de 75 kW e uma bateria de iões de lítio de 13,6 kWh de capacidade, oferecendo os seguintes números: 457 cv de potência combinada, disponíveis às 5.750 rpm e um binário máximo constante de 825 Nm a partir das 2.500 rpm.

Ainda no quadro dos números, o Explorer Plug-in Hybrid apresenta um consumo combinado de 3,1 l/100 km (ciclo WLTP) e emissões de CO2 de 71 g/km (ciclo WLTP), sendo a autonomia 100% elétrica de 42 km (ciclo WLTP).

O veículo híbrido mais potente da Ford vem equipado com uma transmissão automática de dez velocidades, tração integral inteligente e Terrain Management System (sistema de gestão da tração em função do terreno).

Ford Explorer Plug-in Hybrid

Eletrificado

A bordo do Explorer Plug-in Hybrid é possível escolher quando e como utilizar a bateria, recorrendo aos modos EV Auto, EV Now, EV Later e EV Charge. Assim que a bateria atinge um estado de carga mais baixo, o propulsor reverte automaticamente para o modo EV Auto, gerindo assim a potência do motor a gasolina com a assistência do motor elétrico, ao mesmo tempo que utiliza a energia recuperada para otimizar os consumos.

Ford Explorer Plug-in Hybrid

Para carregar a bateria com recurso a uma tomada elétrica externa de 230 V são precisas 5 horas e 50 minutos. Utilizando a Ford Connected Wallbox (opcional), ou carregando num posto público compatível através da FordPass Charging Network, o Explorer Plug-in Hybrid precisa de 4 horas 20 minutos para uma carga de bateria a 100%.

A arquitetura híbrida paralela combina a potência e o binário do motor a gasolina e do motor elétrico de forma a que estes possam gerar a melhor performance possível quer em estrada quer fora dela. A tecnologia “Intelligent All-Wheel Drive” (Tração Integral Inteligente) permite ainda rebocar atrelados ou reboques de grandes dimensões até 2.500 kg.

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Espaçoso

Com lotação para sete passageiros e com cerca de um metro de espaço ao nível da cabeça em todas as três filas e mais de 1,5 metros de espaço ao nível dos ombros e ancas (para ocupantes das primeira e segunda filas), o Explorer Plug-in Hybrid perfila-se, no seu interior, como uma aposta da Ford num SUV que quer conquistar terreno numa gama premium.

Configurando o Ford Explorer Plug-in Hybrid para o modo “dois lugares” (rebatendo os bancos), é possível ter até 2,274 litros de espaço de carga. Os bancos com sistema Easy Fold e função Power Raise na terceira fila facilitam as manobras de conversão de espaço. No habitáculo, a Ford disponibilizou diversos compartimentos de arrumação capazes de acomodar até 123 litros.

De série, destaque para os assentos dianteiros com aquecimento refrigeração, dez regulações elétricas e função de massagem. Na segunda fila é também possível aquecer os bancos. No cockpit encontra-se uma base de carregamento wireless para dispositivos compatíveis e volante aquecido, por exemplo.

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Conectividade

Através da tecnologia FordPass Connect, de série, o condutor pode controlar remotamente diversas funções do Explorer Plug-in Hybrid, utilizando a app FordPass. Entre essas funções, destaque para a função de trancar/destrancar portas, o arranque do motor à distância, a possibilidade de localizar o veículo e a consulta de diversos níveis acerca do estado do veículo (nível de combustível, pressão dos pneus, vida útil do óleo, por exemplo).

Através da app FordPass, o utilizador pode ainda monitorizar os níveis de carga da bateria ou a localização dos pontos públicos de carregamento mais próximos. Além disso, é possível pré-definir os tempos de carregamento deste Explorer e os níveis de carga desejados.

Ajuda à condução

Consoante o nível de equipamento escolhido (Platinum e ST-Line), estas são algumas das funcionalidades disponíveis no Explorer Plug-in Hybrid:

  • Câmara de 360 Graus, incluindo câmaras de visão amplas à frente e atrás
  • Active Park Assist 2
  • Cruise Control Adaptativo com Stop & Go, Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Centragem na Faixa
  • Faróis Máximos Automáticos
  • Assistência de Arranque em Subida (Auto Hold)
  • Luzes Automáticas e limpa-vidros com sensor de chuva
  • Sistema de Detecção de Ângulo Morto (BLIS) com Alerta de Tráfego Cruzado
  • Assistente Ecológico (EcoCoach)
  • Assistência de Direcção Evasiva
  • Aviso de Colisão Frontal
  • Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros
  • Assistência em Descida
  • Limitador de Velocidade Inteligente
  • Tracção Integral Inteligente
  • Sistema de Manutenção na Faixa
  • Travagem Pós-Colisão
  • Assistência de Pré-Colisão com Travagem Activa
  • Assistência à Travagem em Marcha-Atrás
  • Estabilização contra Ventos Laterais
  • Terrain Management System (Sistema de Gestão da Tracção) Reconhecimento de Sinais de Trânsito
  • Controlo de Estabilidade para Atrelado

Ford Explorer Plug-in Hybrid