O novo Ford Fiesta vem substituir a geração lançada em 2008 e atualizada em 2013.

Resulta da evolução da plataforma anterior, agora mais rígida e com um ligeiro aumento da distância entre eixos (4 mm).

A carroçaria, com 4,04 metros de comprimento, 7 cm mais do que o modelo anterior, pode ter 3 ou 5 portas.

Melhorou as características dinâmicas, bem como as capacidades de travagem e conforto, graças a uma nova geometria da suspensão e a uma barra estabilizadora dianteira mais firme.

A gasóleo a aposta recai sobre o 1.5 TDCi com 85 (82 g/km) ou 120 cv (89 g/km).

Os preços começam nos 20.384 euros na versão Business de 3 portas e 20. 994 euros na de cinco portas.

Nos motores a gasolina, uma das novidades é a unidade aspirada 1.1 Ti-VCT com 70 cv ou 85 cv, derivada do 1.0 EcoBoost.

A versão Business, com 70 cv, que a Ford gostaria de poder colocar nas empresas em portugal, tem preços a partir de 16.383 euros.

A oferta a gasolina é complementada pelo 1.0 EcoBoost com 100 ou 125 cv.

As maiores expetativas de venda recaem sobre o 1.0 Turbo de 100 cv, nível de equipamento Titanium e cinco portas, que custa 18.485 euros.

Outra novidade mecânica é dirigida para a variante mais desportiva do Fiesta (ST), que estreia o 1.5 EcoBoost de 3 cilindros com 200 cv.

Este 1.5 EcoBoost é o primeiro motor de 3 cilindros com sistema de desactivação de um cilindro, o que contribui para reduzir das emissões de CO2 para uns expectáveis 114 g/km.

O Fiesta com este motor, bem como uma versão mais aventureira designada Active, com mais 17 mm de altura ao solo, chegam ao mercado no início de 2018.

Quanto a transmissões há duas novas manuais de 5 e 6 relações, bem como uma caixa automática de dupla embraiagem com seis velocidades.

Alarga-se também a disponibilidade de equipamento de segurança, que passa a poder contemplar controlo ativo de velocidade, travagem automática de emergência com deteção de pedestres, cruzamento automático de luzes médias/máximos, deteção de ângulo morto ou aviso à transposição involuntária da faixa de rodagem, entre outros.

A conetividade foi também potenciada, com o sistema Ford SYNC 3, controlado a partir de ecrãs tácteis de 6,5 ou 8 polegadas, compatível com dispositivos Android ou iOs.