O novo Ford Fiesta vem substituir a geração lançada em 2008 e atualizada em 2013.
Resulta da evolução da plataforma anterior, agora mais rígida e com um ligeiro aumento da distância entre eixos (4 mm).
A carroçaria, com 4,04 metros de comprimento, 7 cm mais do que o modelo anterior, pode ter 3 ou 5 portas.
Melhorou as características dinâmicas, bem como as capacidades de travagem e conforto, graças a uma nova geometria da suspensão e a uma barra estabilizadora dianteira mais firme.
A gasóleo a aposta recai sobre o 1.5 TDCi com 85 (82 g/km) ou 120 cv (89 g/km).
Os preços começam nos 20.384 euros na versão Business de 3 portas e 20. 994 euros na de cinco portas.
Nos motores a gasolina, uma das novidades é a unidade aspirada 1.1 Ti-VCT com 70 cv ou 85 cv, derivada do 1.0 EcoBoost.
A versão Business, com 70 cv, que a Ford gostaria de poder colocar nas empresas em portugal, tem preços a partir de 16.383 euros.
A oferta a gasolina é complementada pelo 1.0 EcoBoost com 100 ou 125 cv.
As maiores expetativas de venda recaem sobre o 1.0 Turbo de 100 cv, nível de equipamento Titanium e cinco portas, que custa 18.485 euros.
Outra novidade mecânica é dirigida para a variante mais desportiva do Fiesta (ST), que estreia o 1.5 EcoBoost de 3 cilindros com 200 cv.
Este 1.5 EcoBoost é o primeiro motor de 3 cilindros com sistema de desactivação de um cilindro, o que contribui para reduzir das emissões de CO2 para uns expectáveis 114 g/km.
O Fiesta com este motor, bem como uma versão mais aventureira designada Active, com mais 17 mm de altura ao solo, chegam ao mercado no início de 2018.
Quanto a transmissões há duas novas manuais de 5 e 6 relações, bem como uma caixa automática de dupla embraiagem com seis velocidades.
Alarga-se também a disponibilidade de equipamento de segurança, que passa a poder contemplar controlo ativo de velocidade, travagem automática de emergência com deteção de pedestres, cruzamento automático de luzes médias/máximos, deteção de ângulo morto ou aviso à transposição involuntária da faixa de rodagem, entre outros.
A conetividade foi também potenciada, com o sistema Ford SYNC 3, controlado a partir de ecrãs tácteis de 6,5 ou 8 polegadas, compatível com dispositivos Android ou iOs.