O Ford Focus 1.0 EcoBoost, o veículo Ford a gasolina mais eficiente de sempre, está agora disponível para encomenda em toda a rede de concessionários Ford na Europa.
Os primeiros Focus de 100 e 125cv de potência serão produzidos em Saarlouis, na Alemanha, oferecendo a melhor economia de combustível da sua classe de 4.8l/100km e emissões de CO2 de 109g/km e 5.0l/100km com emissões de CO2 de 114g/km, respectivamente.
O motor EcoBoost de 1.0 litros é turbocomprimido e com injecção directa para extrair níveis impressionantes de potência e eficiência de combustível a partir de um bloco de motor de três cilindros, tão pequeno que pode caber numa folha de papel A4. Esta combinação de potência e baixas emissões de CO2 não tem igual entre os motores concorrentes.
O binário de 170Nm entre as 1.400rpm e as 4.500rpm é comparável com os padrões dos modernos motores a diesel. O motor 1.0 EcoBoost também estará disponível este ano n C-MAX, no novo B-MAX e em outros modelos.
O Focus 1.0 EcoBoost irá juntar-se ao EcoBoost de 1.6 litros a gasolina e ao Diesel TDCI de 1.6 litros ostentando o badge ECOnetic Technology, reconhecimento reservado aos veículos da Ford com tecnologia de economia de combustível.
Mais de metade dos novos veículos da Ford vendidos este ano terão o badge ECOnetic Technology. Este número deverá aumentar para dois terços em 2013, prevê a marca.
Das tecnologias para redução de combustível destaca-se:
– Grelha Dianteira com Sistema de Fecho Activo, que ajusta automaticamente a grelha para melhorar a aerodinâmica (Active Grille Shutter);
– Sistema Regenerativo Inteligente que ajuda a garantir que a bateria é mantida carregada da forma mais eficiente, reduzindo por sua vez a quantidade total de combustível utilizado;
– Sistema Ford Eco Mode, um treinador inteligente de condução ecológica dentro do veículo que premia a condução eficiente através de gráficos no painel de instrumentos;
– Luz Avisadora de Mudança de Velocidade, destaca o ponto mais eficiente em termos de consumos na gama de rotações para trocar de mudança.