O Ford Focus Active está disponível para empresas nas versões hatchback de 5 portas e Wagon: estas versões de carroçaria garantem mais versatilidade e robustez aos clientes, podendo adquirir um crossover ao preço do modelo normal.

A aumentada distância ao solo do Focus Active, bem como a sua configuração de chassis, permitem uma maior versatilidade de condução em pisos mais degradados. Quer em cidade quer em auto-estrada, a dinâmica de condução do Focus Active permanece inalterada, graças também à elevada posição de condução.

Face ao Focus convencional, o Focus Active vem equipado de série, em ambas as versões de carroçaria, com uma suspensão traseira independente e configuração de triângulos duplos sobrepostos com braços assimétricos. Este sistema de suspensão otimiza o conforto e capacidade de resposta quando colocado à prova em estradas mais imperfeitas.

Modos de condução

A juntar aos modos de condução “Normal”, “Sport” e “Eco”, o Focus Active dispões de dois novos modos – “Slippery” e “Trail”.

O modo “Slippery” ajusta as definições do controlo eletrónico de estabilidade (ESC) e do controlo de tração de forma a aumentar a aderência em pisos como lama, neve e gelo, bem como reduz a patinagem das rodas em andamento direito, mesmo no arranque.

Já o modo “Trail” ajusta o ABS dos travões para permitir um maior deslizamento das rodas e configura a tração para permitir uma maior rotação das rodas, mantendo assim o andamento em pisos como areia, neve ou lama.

O Focus Active possui, entre outros sistemas de assistência ao condutor:

  • Uma versão atualizada do sistema de Controlo de Velocidade Adaptativo (ACC), agora com a função Stop & Go (apenas com caixa automática) e reconhecimento de sinais de velocidade e centragem na faixa
  • Um Sistema Frontal de Iluminação Adaptativa com uma função Preditiva em curva e sensível aos sinais, ajustando os padrões dos faróis e melhorando a visibilidade monitorizando as curvas e os sinais de trânsito
  • Um sistema Ativo de Assistência ao Estacionamento, que opera automaticamente a caixa de velocidades, a aceleração e a travagem, garante manobras 100% autónomas com o simples premir de um botão
  • O primeiro sistema Head-up display (HUD) da Ford na Europa que ajuda os condutores a manterem a atenção na estrada
  • O Assistente de Manobras Evasivas, que auxilia os condutores a manobrarem a direção de forma a evitarem a colisão com veículos mais lentos ou que estejam parados

Motores

O Ford Focus Active está disponível em Portugal com 3 motorizações (cada uma delas com versões de caixa manual de 6 velocidades ou caixa automática de 8 velocidades), – o 1.0 EcoBoost a gasolina e os 1.5 EcoBlue e 2.0 EcoBlue a diesel.

Para as versões de caixa manual de 6 velocidades:
O 1.0 EcoBoost de 125 cv apresenta emissões de CO2 entre 107 e 110 g/km e um consumo combinado a partir de 5,7l/100 km. O 1.5 EcoBlue de 120 cv tem emissões de CO2 entre 93 e 96 g/km e um consumo combinado a partir de 3,6l/100 km. Já o 2.0 EcoBlue de 150 cv regista emissões de CO2 até 115 g/km e um consumo combinado a partir de 4,4l/100 km.

Para as versões de caixa automática de 8 velocidades:
O 1.0 EcoBoost de 125 cv apresenta emissões de CO2 entre 126 e 128 g/km e um consumo combinado a partir de 4,9l/100 km. O 1.5 EcoBlue de 120 cv tem emissões de CO2 entre 110 e 112 g/km e um consumo combinado a partir de 4,3l/100 km. Já o 2.0 EcoBlue de 150 cv regista emissões de CO2 até 117 g/km e um consumo combinado a partir de 4,5l/100 km.

Novas tecnologias

A comunicação e o entretenimento são também foco da Ford neste Focus, com o Ford SYNC 3 a permitir aos condutores o controlo das funções de áudio, navegação e climatização, além de smartphones conectados que possibilitam comandos vocais.

O sistema SYNC 3 é compatível com Apple CarPlay e Android Auto e possui uma sistema de som premium B&O.

Os Focus Active possuem ainda a tecnologia FordPass Connect de modem integrado, tornando assim o Active num hotspot WiFi móvel com capacidade para conectar até 10 dispositivos.

PVP do Focus Active

Versão 5 portas:

  • 1.0 EcoBoost (caixa manual de 6 velocidades): 24.283 euros
  • 1.0 EcoBoost (caixa automática de 8 velocidades): 25.527 euros
  • 1.5 EcoBlue (caixa manual de 6 velocidades): 28.334 euros
  • 1.5 EcoBlue (caixa automática de 8 velocidades): 31.458 euros
  • 2.0 EcoBlue (caixa manual de 6 velocidades): 34.348 euros
  • 2.0 EcoBlue (caixa automática de 8 velocidades): 38.018 euros

Versão SW:

  • 1.0 EcoBoost (caixa manual de 6 velocidades): 25.309 euros
  • 1.0 EcoBoost (caixa automática de 8 velocidades): 26.622 euros
  • 1.5 EcoBlue (caixa manual de 6 velocidades): 29.615 euros
  • 1.5 EcoBlue (caixa automática de 8 velocidades): 32.915 euros
  • 2.0 EcoBlue (caixa manual de 6 velocidades): 35.452 euros
  • 2.0 EcoBlue (caixa automática de 8 velocidades): 39.425 euros

Galeria de imagens: