A Ford apresentou a nova geração Focus com algumas novidades: o familiar médio introduz um novo design, com mais versões disponíveis e propulsores eletrificados EcoBoost Hybrid de 48V.
Por fora, diz a Ford, o Focus está mais “ousado e confiante”, com uma abordagem ainda mais exclusiva nas variantes Titanium, ST-Line e Active, que podem ser enriquecidas com o Pack X, com mais equipamento, ou com o Pack Vignale, com acabamentos de luxo exclusivos da marca.
Outra das novidades prende-se com a conectividade a bordo, dado o novo Focus disponibilizar agora a tecnologia Ford SYNC 4, permitindo assim navegação conectada à cloud. O Ford SYNC 4 é suportado pelo ecrã de 13,2 polegadas com interface intuitiva e criada para simplificar a navegação a bordo.
Conteúdo deste artigo
Focus Station
Uma carrinha com novas funcionalidades no espaço de carga.
O espaço de bagagem está agora revestido por um tapete, anteriormente utilizado apenas no piso do habitáculo e nos tapetes das versões Vignale.
Há ainda uma rede de retenção de carga lateral adicional, ideal para armazenamento de objetos mais pequenos.
O piso de carga ajustável tem uma dobradiça central, o que permite que seja dobrado para criar uma divisória vertical que se aloja num ângulo de 90 graus, criando assim dois espaços distintos de carga.
Há ainda uma proteção especial contra objetos molhados na zona de carga.
Focus eletrificado
A gama de motores disponível para o novo Focus inclui opções eletrificadas.
A Ford disponibiliza motores 1.0 EcoBoost Hybrid mild hybrid de 48V, com potências compreendidas entre os 125 e os 155 cv.
Equipados com uma caixa manual de seis velocidades ou automática Powershift de sete velocidades, os novos Focus eletrificados oferecem consumos na ordem dos 5,2 l/100 km e emissões de CO2 de 117 g/km nas versões de caixa automática e de 5,1 l/100 km ou 115 g/km de emissões de CO2 nas versões de caixa manual.
Mas também há soluções puramente a gasolina. O motor EcoBoost 1.0 pode ser disposto em potências de 100 ou 125 cv, com caixa manual de seis velocidades. As emissões de CO2 deste bloco ficam-se nos 116 g/km e os consumos rondam os 5,1 l/100 km.
No entanto, e sem esquecer as empresas que procuram carros estradistas, a Ford disponibiliza no novo Focus um motor diesel EcoBlue 1.5 (com potências de 95 ou 120 cv) e consumos médios de 4,0 l/100 km ou emissões de CO2 de 106 g/km.
Para os amantes de maior velocidade, há ainda uma versão Focus ST, disponível nas versões carrinha e hatchback e desenvolvido pela Ford Performance, equipada com um bloco a gasolina EcoBoost 2.3 litros com 280 cv e 420 Nm de binário.
Focus tecnológico
Já aqui falámos do SYNC 4, o sistema de comunicação e entretenimento que utiliza um algoritmo de aprendizagem para compreender e apresentar, a partir do comportamento dos condutores, sugestões e resultados de pesquisa mais precisos.
O Focus é mesmo o primeiro ligeiro de passageiros da Ford a beneficiar deste sistema.
O ecrã tátil central de 13,2 polegadas permite aos condutores o contacto direto com qualquer aplicação de controlo de funções dentro do Focus – sejam eles simples funções como o aquecimento ou a ventilação (anteriormente ativados mediante o toque em botões físicos).
O sistema oferece compatibilidade sem fios com Apple CarPlay e Android Auto.
No campo dos sistemas de apoio à condução, a Ford equipou este Focus com:
- Assistente de Ângulo Morto
- Sistema de Informação de Ângulo Morto com Leitura do Reboque
- Assistente em Cruzamento
- Informações de Perigo Local
- Cruise Control Adaptativo com Stop & Go
- Reconhecimento de Sinais de Velocidade e Centragem na Faixa
- Assistente de Pré-Colisão com Travagem Ativa
- Assistente de Estacionamento Ativo 2
- Alerta de Ocupante Traseiro