A Ford apresentou a nova geração do Kuga, que chega já este mês a Portugal.
O novo Kuga viu o seu design ser renovado e conta com uma gama abrangente de grupos propulsores, incluindo variantes a gasolina, híbridas plug-in e 100% híbridas – um passo de gigante na estratégia da marca, que quer eletrificar toda a sua gama.
Entre as principais novidades, destaque para o motor de tração de maiores dimensões, que equipa agora ambas as variantes híbrida e híbrida plug-in. Também a transmissão automática power-split foi alvo de melhorias, o que se manifesta consequentemente num “significativo benefício em termos de desempenho e capacidade de reboque”, adianta a Ford.
Os novos Kuga PHEV e Hybrid AWD têm uma capacidade de reboque de 2.100 kg.
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Características técnicas dos diferentes grupos propulsores do novo Ford Kuga
- O Kuga plug-in está no topo da lista dos PHEV mais vendidos na Europa. Combina a eficiência de um propulsor eletrificado com a autonomia e liberdade de um motor de combustão. Inclui um bloco a gasolina de 2,5 litros de ciclo Atkinson, em conjunto com o motor elétrico e a bateria de iões de lítio de 14,4 kWh, debitam 243 cv de potência.
As emissões de CO2 situam-se num intervalo de 20 a 28 g/km e o consumo de combustível não ultrapassa os 1,2 l/100 km, diz a marca.
Relativamente à condução 100% elétrica, os condutores do Kuga PHEV conseguem circular, com uma só carga, entre 60 a 69 km.
O facto de cumprir com os critérios de autonomia mínima, no modo elétrico, de 50 km, e com emissões oficiais inferiores a 50 gCO2/km, faz com que o novo Kuga PHEV beneficie do desagravamento da taxa de Tributação Autónoma, atualmente previsto pelo Orçamento do Estado para 2024; - O Kuga Hybrid conta com um grupo propulsor FHEV com função de autocarregamento, que garante uma capacidade de condução puramente elétrica, com opção de tração dianteira ou de Tração Integral Inteligente Ford.
Equipado com um motor a gasolina de ciclo Atkinson de 2,5 litros, combina um motor elétrico, um gerador e uma bateria de iões de lítio.
As emissões de CO2 situam-se no intervalo 121-146 g/km e o consumo de combustível não ultrapassa os 6,4 l/100 km.
A Ford garante 900 km de condução com um único depósito de combustível e até 64% de condução elétrica em cidade; - A gasolina não foi esquecida pela Ford. Para os clientes fiéis ao “tradicional”, a Ford equipou esta variante com um motor EcoBoost 1.5 litros, capaz de proporcionar 150 cv de potência.
O consumo de combustível cifra-se entre os 6,3 e os 7,2 l/100 km.
As emissões de CO2 são de 144 a 163 g/km.
Sobre as variantes eletrificadas, Jon Williams, diretor geral da Ford Blue Europa, diz: “as melhoradas motorizações Híbrida e Híbrida Plug-in, com uma capacidade de reboque líder na sua classe, 3 tecnologias de conforto e de condução ainda mais inteligentes e um design novo e arrojado, ajudarão a colocar uma nova geração de condutores de SUVs rumo à aventura”.
“O nosso novo Kuga eleva ao próximo nível as qualidades que os clientes afirmam adorar e que fizeram do modelo o híbrido plug-in mais vendido na Europa em dois anos consecutivos, preparando-se para surgir de novo no topo das tabelas de vendas em 2023”, acrescenta.
José Melo nomeado diretor de Marketing da Ford para Portugal e Espanha
Assistência ao condutor
O Ford Kuga inclui diversos sistemas de assistência ao condutor.
A Ford preparou, como opção, um Driver’s Assist Pack, que reúne as principais tecnologias de assistência ao condutor.
Assim, é possível encontrar, a bordo do Kuga, os seguintes sistemas:
- Versão atualizada do Cruise Control Adaptativo com Stop & Go que inclui Assistente Preditivo de Velocidade;
- Assistente de Interseção;
- Câmara de visão panorâmica de 360º;
- Corner View;
- Offset View;
- Assistência à Travagem em Marcha-Atrás;
- Alerta de Tráfego Cruzado;
- Sistema de Travagem de Tráfego Cruzado Traseiro.
Novas tecnologias ao serviço do condutor
A grande estrela no capítulo da comunicação e do entretenimento é o sistema SYNC 4, que utiliza o dobro da capacidade de computação do sistema SYNC 3 do anterior Kuga.
Operado através de um touchscreen panorâmico de 13,2”, apresenta uma interface intuitiva para escolhas e inputs rápidos e fáceis através do ecrã, bem como através do comando de voz conectado.
O ecrã central panorâmico é suportado por um novo painel de instrumentos digital TFT de 12,3”, de série ao longo de toda a gama.
Todas as variantes do Kuga incluem ligação wireless Apple CarPlay e Android Auto 2.