A geração 2015 do Ford Mondeo está disponível em três estilos de carroçaria: quatro portas, cinco portas e carrinha (Wagon).

Apesar de se tratar de uma plataforma nova, a distância entre eixos não alterou: 2,85 metros. Há grandes novidades ao nível da suspensão, mas as mais importantes incidem nas motorizações.

A gasóleo, recebe o motor 1.5 TDCI de 120 cv com caixa manual de 6 velocidades. Com este motor, no nível de entrada Trend, o Mondeo de 5 portas tem preços a partir de 30.875 euros.

Também a gasóleo, o familiar executivo da Ford recebe um 2.0 TDCi totalmente revisto. Com 150 ou 180 cv, este motor é igualmente utilizado para as versões com tração integral, outra novidade da nova geração Mondeo.

Está ainda presente o pequeno motor a gasolina 1.0 EcoBoost com 125 cv. Com apenas 998 cc e equipado com caixa de velocidades manual de 6 velocidades, a versão de 5 portas mais acessível custa 27.237 euros.

Consoante os níveis de equipamento, a Wagon encarece 1000 a 1200 euros face à carroçaria de 5 portas.

A versão híbrida tem 187 cv e emissões de 99 g/km está disponível exclusivamente na carroçaria de 4 portas. Recorre ao motor a gasolina 2.0 com transmissão automática. No nível mais elevado de equipamento, TITANIUM, o seu PVP é de 36.877 euros.

Como nas gerações anteriores, o interior mantém-se espaçoso, embora não se registe evolução significativa nesta matéria. Também a capacidade de mala permanece inalterada: 550 ou 525 litros, para o 5 portas e carrinha, respectivamente.

Houve um reforço substancial das tecnologias de assistência à condução e do equipamento relacionado com a segurança. O Mondeo passa a contar com a tecnologia “Pré-Colisão com Detecção de Peões da Ford”, capaz de detectar pessoas nas vias – ou que se possam atravessar na frente do veículo – aplicando automaticamente os travões, se não houver uma intervenção do condutor na sequência dos alertas emitidos.

Entre as soluções de assistência à condução, conforto e segurança incluem-se o sistema de iluminação adaptativa com Led, os cintos de segurança traseiros insufláveis e os sistemas SYNC 2 e MyKey.