A necessidade de controlar emissões e responder aos desafios impostos pelo WLTP está a levar os construtores a eletrificarem rapidamente os modelos mais pesados e potentes.
Depois de apresentar no Sedan, a Ford acrescenta uma versão híbrida ainda mais eficiente na carroçaria station wagon da renovada gama Mondeo.
Com melhoramentos no conjunto motriz gasolina/eléctrico, para torná-lo mais eficiente, o Mondeo Hybrid auto-recarregável tem capacidade de locomoção 100% eléctrica.
Com potência combinada de 187 CV, o conjunto híbrido é composto por:
- Um motor de 2,0 litros a gasolina, desenvolvido especificamente e funcionando segundo o ciclo Atkinson;
- Um motor eléctrico;
- Um gerador;
- Uma bateria de iões de lítio de 1,4 kWh;
- Uma transmissão automática com repartição de potência, capaz de simular o desempenho de uma transmissão de variação contínua.
A mais recente geração de software de controlo do propulsor do Mondeo Hybrid é mais eficaz na utilização do binário do motor, com o propósito de obter menores consumos e melhor desempenho, ajustando de um modo ideal as relações de transmissão, de forma a utilizar o máximo de binário ao mais baixo regime possível.
A tecnologia de travagem regenerativa recolhe até 90 por cento da energia normalmente perdida durante as travagens para recarregar a bateria, contribuindo para os seguintes valores previstos de emissões de CO2 e consumos:
- Desde 96 g/km e 4,2 l/100 km na versão de 4 portas
- Desde 101 g/km e 4,4 l/100 km na Station Wagon
No formato de carroçaria Station Wagon, os clientes do Mondeo Hybrid podem contar com 403 litros de capacidade de carga sob a chapeleira, com os bancos traseiros em posição normal, e até 1508 litros com os bancos rebatidos.
Um piso totalmente plano facilita as operações de carga e descarga de objectos de grandes dimensões.
Novo motor diesel de 2,0 litros com 120 a 190 cv
Novidade é também um novo motor Diesel EcoBlue de 2,0 litros, com transmissão automática de oito velocidades.
Pela primeira vez disponível no Mondeo, este motor é proposto nas seguintes versões:
- 120 CV, com valores estimados de emissões e consumos a partir de: 117 g/km CO2 e 4,5 l/100 km;
- 150 PS com valores estimados de emissões e consumos a partir de: 118 g/km CO2 e 4,5 l/100 km;
- 190 CV com valores estimados de emissões e consumos a partir de: 130 g/km CO2 e 4,9 l/100 km.
Face aos anteriores motores Diesel 2.0 TDCi, o novo propulsor possui:
- Um sistema de admissão integrado com colectores espelhados, que optimizam a respiração do motor
- Um turbocompressor de baixa inércia, que melhora o binário a baixo regime
- Um sistema de injecção de combustível de alta pressão mais ágil, mais silencioso e com maior precisão na entrega de combustível.
Montado de série, o sistema SCR para pós-tratamento de emissões contribui para uma melhor redução do NOX.
Isto permite-lhe respeitar as exigentes normas de controlo de emissões Euro 6d-Temp.
Uma nova transmissão Ford de oito velocidades – proposta nos motores EcoBlue 2.0 de 150 CV e 190 CV – foi projectada para optimizar ainda mais a economia de combustível, oferecer elevado desempenho e passagens de caixa suaves e rápidas.
Esta transmissão conta com:
- Programação de Engrenagem de Mudanças Adaptativas, que avalia os estilos individuais de condução de forma a optimizar os timings das passagens de caixa. O sistema identifica inclinações de subida e de descida e curvas fechadas, ajustando as passagens de caixa de acordo com esses padrões, proporcionando uma experiência de condução com mais estabilidade, mais envolvente e requintada;
- Controlo de Qualidade de Engrenagem de Mudanças Adaptativas, que avalia informação do veículo e em termos ambientais, para ajustar as pressões na embraiagem para obter passagens de caixa mais suaves e consistentes. A tecnologia consegue ainda ajustar a suavidade das passagens de caixa em função do estilo de condução.
Também está disponível uma transmissão manual de seis velocidades.
O Mondeo EcoBlue de 2,0 litros pode ser equipado com a tecnologia Ford de Tracção Integral Inteligente (Intelligent All-Wheel Drive), a qual avalia o nível de aderência das rodas no piso e ajusta a entrega de binário até 50/50 entre os dois eixos em menos de 20 milissegundos (20 vezes mais rápido do que um piscar de olhos), para melhorar as condições de tracção em situações de baixa aderência.
O motor a gasolina Ford EcoBoost de 1,5 litros e 165 CV continua a estar disponível na gama, com emissões CO2 desde 150 g/km e consumos desde os 6,5 l/100 km, e equipado com as tecnologias de colectores de escape e de admissão arrefecidos a água.
A versão topo de gama Mondeo Hybrid Vignale também está disponível nas duas variantes de carroçaria (4 portas e Station Wagon).