A Ford vai começar a produzir um novo comercial ligeiro já em 2023, na sua fábrica de Craiova, na Roménia.

Um ano depois, a marca conta apresentar uma versão 100% elétrica deste modelo – o primeiro Ford totalmente elétrico e de grande volume a ser construído na Roménia.

Craiova torna-se assim na terceira unidade fabril da Ford a fabricar veículos 100% elétricos (junta-se às fábricas de Colónia, na Alemanha, e de Kocaeli, na Turquia).

Dos objetivos da Ford, que confirmou que para a produção deste comercial serão investidos qualquer coisa como 300 milhões de dólares, fazem parte, até 2024, uma gama de comerciais ligeiros de emissões zero ou híbrida plug-in à venda na Europa. Em 2030, a marca espera que dois terços das vendas de comerciais deverão ser totalmente elétricas ou híbridas plug-in.

Ford quer conectar gama de veículos comerciais na Europa

“O nosso plano para construir este novo veículo comercial ligeiro na Roménia reflete a nossa contínua parceria positiva com os fornecedores e comunidade locais”, diz Stuart Rowley, presidente da Ford Europa.

Para o responsável, “passar a produzir uma versão totalmente elétrica em 2024” envia um “claro sinal” de que a marca está a acelerar os processos com vista a proporcionar aos seus clientes europeus soluções comerciais para “um futuro com emissões zero”.

Sobre o novo comercial, sabe-se, por enquanto, que contará com alguns dos mais avançados motores convencionais da Ford a gasolina e a gasóleo, incluindo motores diesel oriundos da fábrica de motores de Dagenham da Ford, no Reino Unido. As transmissões serão provenientes da fábrica Ford Halewood Transmissions Limited, também sediada no Reino Unido.